A história do Egito é cheia de mistérios e mistérios. As grandiosas pirâmides e múmias dos faraós, animais sagrados e escaravelho, como um dos símbolos da antiga grandeza da civilização antiga. Os egípcios dotaram-no de divindade, e numerosos mitos e lendas, juntamente com as pirâmides, fizeram o emblema do turismo egípcio. Para entender por que esse pequeno erro mereceu fama mundial, aprendemos mais sobre isso.
Quem é o escaravelho sagrado?
O escaravelho sagrado – ou seja, o nosso herói pertence a esta espécie – é um insecto preto fosco com um corpo quase redondo e macio, com 25 a 35 cm de comprimento, e os indivíduos mais velhos tornam-se brilhantes com o tempo. Na cabeça do besouro há uma protrusão frontal e os olhos divididos em partes superior e inferior. Em cada perna há esporas. Diferenças sexuais neles são mal expressas. A parte inferior do corpo é coberta por pêlos castanhos escuros. Na foto do escaravelho, tiro no modo “macro”, bem as vistas são essas características.
Estes besouros são encontrados nas costas do Mediterrâneo e do Mar Negro, no sul e leste da Europa, na Península Arábica, na Crimeia, na Turquia e, claro, no Egito.
Escaravelhos pertencem a besouros, que se alimentam de esterco de gado, cavalos, ovelhas.
A principal característica dos besouros é a maneira como eles se alimentam. Eles rolam uma esfera perfeitamente lisa da massa sem forma de excremento e a cavam no solo, onde é então usada como alimento.
Escaravelhos vivem cerca de dois anos. Quase toda a sua vida eles passam debaixo do chão, indo à superfície à noite. Invernada, escavando a uma profundidade de 2 metros. A partida dos besouros começa em março e dura até meados de julho.
Os vapores são formados durante a preparação das bolas de esterco, e outros trabalhos ocorrem juntos. Um par de escaravelhos cavar uma toca com uma profundidade de 15-30 cm, que termina em uma câmara. Após o acasalamento, o macho sai, e a fêmea começa a enrolar bolas especiais em formato de pêra e põe ovos nelas. No final do vison adormece.
Após 1-2 semanas, as larvas dos besouros eclodem. Em um mês, eles comem a comida que seus pais prepararam para eles e degeneram em pupas. Em clima adverso, as pupas permanecem nas tocas para hibernação. Na primavera, jovens besouros deixam a marta e vêm à superfície.
Os cientistas acreditam que os escaravelhos em climas tropicais quentes desempenham um papel crucial no processamento de uma enorme quantidade de estrume que é produzido por herbívoros selvagens e domésticos. Apenas difundido na África, os elefantes consomem cerca de 250 kg de alimentos por dia e um pouco menos de retorno à natureza na forma de estacas de esterco.
Algum tempo atrás, os esforços de escaravelhos importados na Austrália e na América do Sul foram retrabalhados com uma miríade de esterco, com a qual os insetos locais pararam de lidar. Em um novo lugar, os escaravelhos não se acostumaram, mas cumpriram perfeitamente sua tarefa.
De onde vêm os mitos sobre escaravelhos?
Observando os escaravelhos, os egípcios notaram uma característica interessante – os besouros rolam suas bolas sempre de leste para oeste e voam apenas ao meio-dia. Egípcios atentos viram neste besouro de conexão com o sol. A luz viaja de leste a oeste e desaparece atrás do horizonte, para que amanhã apareça novamente no leste.
De acordo com as crenças dos antigos egípcios, o sol era uma divindade que leva vida a toda a vida e uma ressurreição após a morte. O ciclo do desenvolvimento de escaravelhos dentro do cordão de esterco e seu surgimento na superfície dos egípcios se correlacionou com o movimento do sol. A semelhança atingiu tanto o povo antigo que o deus Hepri, personificando o sol nascente, foi representado com um escaravelho em vez de uma cabeça.
Em Luxor há uma estátua do escaravelho sagrado, este lugar é especialmente reverenciado por turistas e moradores locais.
O papel do escaravelho na vida do antigo Egito
Os egípcios tinham textos religiosos poéticos que chamavam o escaravelho por Deus, que vive no coração e protege a luz interior do homem. Portanto, o símbolo do besouro gradualmente se tornou um elo entre o princípio divino e a alma humana, unindo-os.
O símbolo do escaravelho sagrado acompanhou os antigos egípcios por toda a vida e, junto com eles, passou, de acordo com suas crenças, para a vida após a morte. Se o corpo foi mumificado após a morte, a imagem do besouro sagrado foi colocada em vez do coração. Sem ele, não poderia haver uma ressurreição da alma após a morte. Mesmo em um nível primitivo da medicina, os antigos entendiam a importância do coração no corpo humano e, colocando em seu lugar a imagem do besouro sagrado, acreditavam que ele representava um impulso primário para o renascimento da alma. Um pouco mais tarde, em vez da figura do escaravelho, os egípcios faziam um coração de cerâmica, e os nomes das divindades eram retratados ao lado do símbolo do besouro sagrado.
O que o amuleto com escaravelho significa em nosso tempo
Em todos os momentos, as pessoas acreditavam no poder miraculoso de vários amuletos que trazem sorte, riqueza e felicidade. Os talismãs egípcios entre eles, em vista de sua origem antiga, são considerados os mais fortes.
O talismã do escaravelho é um dos mais reverenciados, e é oferecido aos turistas como lembrança. Inicialmente, os amuletos eram feitos de pedras preciosas e ornamentais. No percurso estavam granito verde, mármore, basalto ou cerâmica, que após a secagem estavam cobertos de verde ou azul celeste. Agora os turistas recebem amuletos de metal, decorados com pedras.
Antes de comprar um talismã com uma foto de um escaravelho, deve-se saber o seu significado. A loja ajuda seu dono a ganhar autoconfiança, conquistar desejos e atingir as metas estabelecidas. Em primeiro lugar, diz respeito ao trabalho e à atividade criativa. Como o escaravelho é um símbolo da vida, acredita-se que retém a juventude e traz beleza para as mulheres. Uma metade forte da humanidade com sua ajuda deve encontrar ganhos estáveis e uma posição alta na sociedade. Os estudantes levam o talismã para exames e, na casa, o símbolo do besouro sagrado é capaz de proteger os ladrões, incêndios e outros problemas.
Acredita-se que os amuletos dotados sejam mais poderosos, mas o tratamento com o amuleto deve ser respeitoso e cuidadoso. A atitude negligente em relação aos assuntos mágicos e à cultura e mitologia do outro pode ser perigosa para uma pessoa.