Muitos jardineiros enfrentam o problema da falta de espaço livre em seu site. Por exemplo, você realmente quer ter sua própria pêra ou macieira, e apenas 2 estufas e várias camas são suficientes. Uma solução excelente nesta situação será o cultivo de uma árvore frutífera na treliça presa ao pedestal. Este método foi usado pela primeira vez pelos belgas e pelos franceses.
Como crescer uma árvore em uma treliça
Ao cultivar árvores por tapeçaria, eles estão localizados em um suporte em um plano. As principais vantagens deste método:
- a quantidade máxima de luz;
- risco reduzido de doença devido à boa circulação de ar;
- rega mais eficaz em comparação com a árvore frutífera habitual;
- bom rendimento;
- adequado para todas as variedades de árvores e arbustos.
Tente escolher pequenas árvores que cresçam lentamente e não subam muito alto. Certifique-se de verificar com o vendedor, que foi usado o estoque, se você comprar uma muda no viveiro. A vacinação serve como um regulador do crescimento do sistema radicular e também contribui para um aumento no volume da cultura. A raiz também pode limitar a altura da própria árvore. Por exemplo, pegue duas macieiras da mesma variedade. Um alcançará 9 metros de altura e o crescimento do outro será de 2 metros. Esta é a influência do estoque.
Para o cultivo em treliças, use plantas no porta-enxerto, o que limitará o crescimento da árvore por um estádio anão ou semi-anão. A árvore formada não deve exceder 3,5 metros de altura.
Nós formamos a coroa
O cordão horizontal
Este método é usado frequentemente para peras, ameixas e macieiras. O tronco deve ser um. Ele servirá como um tipo de coluna. Os dois ramos principais são criados para os lados e amarrados a cercas paralelas ao solo. Os processos laterais devem ser elevados a meio metro de comprimento e então cortados. Você pode escolher sua inclinação, dando a forma desejada de objetos ou figuras. By the way, se houver mais troncos, então isso é chamado de “duplo cordão”.
Fã
O tronco da planta é encurtado para meio metro, e os ramos laterais são dirigidos por raios ao longo das linhas horizontais e diagonais. Eles formam brotos adicionais. Esta é uma maneira universal que pode ser aplicada a qualquer tipo de árvore.
Tapeçaria e palmetta
Os galhos da árvore divergem paralelamente ao solo em vários níveis, a distância entre os quais deve ser de cerca de 30 cm.O palmetta difere em que os galhos divergem em um ângulo de 45 °.
Instalação e pouso
Para a localização da futura cerca, escolha um local bem iluminado pelo sol. A base da construção serão os postes aos quais as ripas de madeira estão presas, ou o arame. O caule da planta é preso ao mastro. Fixe as pontes na posição desejada e fixe-as nos lintéis.
Os requisitos para plantio de mudas, profundidade do poço, composição do solo e cronograma de irrigação são os mesmos que no caso de árvores comuns. Plantar pode estar perto um do outro, dependendo do esqueleto do porão.
Organize as espécies de árvores para que a melhor polinização cruzada seja alcançada.
Um efeito interessante é alcançado instalando-se uma treliça com uma parede sólida, na qual árvores anãs são plantadas em tais intervalos que seus ramos crescidos entram em contato formando uma única cerca verde. Parece muito bonito, e os frutos que crescem nele dão a este edifício um charme ainda maior.
A variedade de formas e ângulos, sob os quais os ramos do quadro vão, é limitada apenas pela sua imaginação.
Aparar
Poda de árvores frutíferas é a parte mais importante de todo o processo. É necessário manter a forma da coroa, prevenir a doença e prevenir o broto excessivo de brotos. As árvores jovens devem ser podadas uma vez por ano no início da primavera. A exceção é cereja e ameixa, que é melhor cortar no final da primavera – início do verão.
Quando a frutificação começar, comece a poda de verão. É necessário assegurar-se de que a árvore não gaste recursos em folhas ativamente crescentes, mas inteiramente dedica-os à produção de frutos. Tente cortar tiros o mais curto possível, e remova os galhos doentes e secos completamente.
Além de podar galhos, você também deve diluir a fruta. Sim, isso reduzirá um pouco o rendimento na produção, mas contribuirá para melhorar o sabor dos frutos restantes.
O método de treliça de cultivo de árvores frutíferas é fácil de implementar, economiza espaço e transforma o jardim além do reconhecimento. Definir a treliça na parede do antigo celeiro e plantar a cereja. A estrutura não atraente se transformará em um belo objeto. O mesmo pode ser feito com a parede da casa ou da garagem, ou criar um pequeno labirinto de paredes verdes no pátio, no qual as flores crescerão na primavera, e seus filhos poderão brincar lá de manhã à noite.