Um dos tipos mais populares de equipamentos modernos de verão e jardim é um moedor elétrico de jardim, um aparelho que pode reduzir a quantidade de lixo. Compre é quase todo proprietário do infield ou cottage. No entanto, antes disso, você deve escolher a ferramenta certa ou passar algum tempo e fazer isso sozinho.
Tipos de equipamentos
A principal tarefa que o triturador de jardim executa para grama e galhos é a utilização de resíduos orgânicos que constantemente se acumulam no local durante a execução do trabalho principal. O resultado do processamento é uma massa homogênea que ocupa um mínimo de espaço e é facilmente processada em fertilizantes com a ajuda de um poço de compostagem. E, significa, a ferramenta também fornece adubação adicional adicional para culturas agrícolas.
Os fabricantes produzem duas variantes de trituradores:
- com sistemas de faca de disco;
- com sistemas de moagem.
A ferramenta de disco tem a forma de um disco com várias facas. A velocidade de moagem da biomassa depende do material. É melhor usar tal cortador para folhas, grama e galhos finos. Galhos secos e grossos também podem ser processados com a ajuda de um sistema de disco, embora as facas de metal sejam muito mais rápidas para contornar.
O sistema de fresa de um moinho elétrico de jardim é considerado mais confiável e produtivo. Com a sua ajuda, é possível processar grandes partes de uma árvore até um tamanho de 45-100 mm. Além disso, tais dispositivos são equipados com um mecanismo especial para retrair filiais, graças ao qual o usuário não precisa de seu empurrão constante. O sistema recicla o lixo automaticamente, embora a moagem de grama seja melhor com equipamento de disco.
Seleção por características técnicas
Começar a escolha do triturador de jardim segue seus parâmetros técnicos – em primeiro lugar, em termos de produtividade. Dependendo do seu valor, os dispositivos se dividem em três categorias:
- Baixo consumo de energia, cujo desempenho não excede 1600 watts. Equipado geralmente com um sistema de facas, não pesa mais de 20 kg e corta ramos com um diâmetro de até 30 mm. Usado para o processamento de ervas daninhas, grama e caules jovens.
- Instalações de potência média (1600-2500 W). O peso do equipamento não é inferior a 20 kg e o diâmetro dos ramos processados atinge 35 mm. O equipamento deste tipo é movido por meio de rodas e seu sistema de moagem é usualmente moído.
- Dispositivos de alto desempenho, cuja potência atinge (e às vezes até excede) 3800 watts. Eles têm dimensões ampliadas e uma grande massa e operam em um motor elétrico trifásico. O equipamento é equipado com um poderoso moinho de corte e um funil reto e largo. Essas plantas, que incluem o poderoso triturador de jardim Viking GB 460C, esmagam os galhos com um diâmetro de 75 mm.
Os dispositivos mais potentes funcionam com peças de madeira ainda maiores (até 100-120 mm de diâmetro). Eles são usados em grandes fazendas de jardim para coletar quase todos os detritos orgânicos. O preço do equipamento desta categoria é o mais alto e os tamanhos são os mais altos. Alguns desses modelos nem sequer estão equipados com rodas, mas estão instalados em um só lugar.
Seleção de helicóptero pelo fabricante
No mercado, você pode encontrar dispositivos que diferem não apenas em tamanho e capacidade, mas também em selos. Os fabricantes os mais populares de moedores elétricos de jardim de filiais são dispositivos:
- Bosch alemão, Ikra Mogatec e Alko;
- Viking austríaco;
- Sueco Stiga;
- Esloveno Sadko;
- DTZ chinês.
O equipamento da marca “Stiga” é caracterizado pela alta capacidade de trabalho, alto recurso operacional e preço razoável. Os trituradores Ikra Mogatec são conhecidos como aparelhos confiáveis, não muito diferentes dos dispositivos mais caros e funcionais. O popular triturador de jardim Bosch AXT Rapid 2000 pesando 11,5 kg é ótimo para processar lixo pequeno. E as vantagens dos modelos Sadko são os grandes diâmetros de ramificações grindáveis.
Outros critérios de seleção
Ao escolher o equipamento para moagem de detritos, é aconselhável usar as seguintes dicas:
- Determinar visualmente o diâmetro máximo das ramificações que serão processadas durante a operação. Talvez, para tal trabalho, um pequeno dispositivo de mão seja suficiente – ou, talvez, também seja necessário um dispositivo estacionário de alto desempenho com correia transportadora.
- A opção ideal é o equipamento com funis de cone, simplificando a manutenção do sistema.
- Comprar um shredder shredder para uso contínuo em um site grande é somente se ele tiver várias velocidades de trabalho. Isso garantirá o processamento com um único dispositivo e grandes ramificações e grama.
- O equipamento deve ter vários orifícios para carregamento. Por um lado, pequenos ramos serão carregados através deles, por outro – longos e grandes.
Um fator adicional é a disponibilidade de facas para corte preliminar, o que aumenta a vida útil do sistema de lâmina principal. Também vale a pena prestar atenção ao nível de ruído gerado pelo equipamento. Seu valor não deve ser superior a 84 dB, caso contrário, a operação do cortador será muito alta.
Para conveniência de uso do equipamento é necessário levar em conta as dimensões das rodas, a possibilidade de ajuste de altura e a presença de vários funis. E também – a instrução anexa em russo, detalhes adicionais e facas.
Chopper caseiro
Se não houver uma opção de equipamento adequada ou se as possibilidades financeiras do proprietário da horta não permitirem a compra de equipamentos caros, você poderá fazer com que um cortador de discos se ramifique. Para fazer isso, você precisará ter alguma experiência em trabalho de soldagem e comprar materiais da lista a seguir:
- Chapas de aço 1-1,6 cm de espessura para o disco principal e 0,5 cm para o funil e revestimento;
- Aço de alto teor de carbono, a partir do qual serão feitas facas;
- um número de tubos redondos ou modelados necessários para soldar a estrutura do triturador;
- diâmetro do eixo de 2 cm;
- 2 rolamentos No. 307, fixadores, polia ou correia. Ao usar um motor com velocidade inferior a 1500 rpm, o último elemento não é necessário.
A próxima etapa do trabalho é encontrar os desenhos do triturador dos galhos com as próprias mãos, sobre os quais o equipamento será fabricado. Depois disso, é necessário cortar um círculo de 40 cm de diâmetro a partir de uma chapa de aço espessa e fazer um orifício no seu centro para instalar um eixo, nas extremidades do qual o fio é cortado. Facas, carcaça e rolamentos para rolamentos são feitos de acordo com o desenho.
Um helicóptero de jardim elétrico feito à mão é montado em um quadro, cujo design pode ser escolhido arbitrariamente. Ao fazer isso, é necessário fazer uma fixação deslizante do motor, o que permite que você aperte a correia. E as facas são parafusadas no volante em um ângulo de cerca de 30 graus.