Motores de combustão interna usados em máquinas de cortar relva são de dois e quatro tempos. Para os usuários, é necessário saber, o óleo para cortador de grama com motor de 4 tempos é derramado separadamente da gasolina. Para um motor de dois tempos, uma mistura de combustível é preparada com a adição de óleo. Ao mesmo tempo, diferentes composições são recomendadas, as quais não podem ser substituídas e misturadas.
O papel do petróleo nos motores de combustão interna
A energia transmitida pelo eixo do motor para os mecanismos de rotação é obtida pela expansão adiabática dos gases no momento da explosão na câmara de combustão. Devido ao movimento do pistão na câmara de combustão, os gases são comprimidos. Isso significa que o sistema funciona com intervalos mínimos e a abrasão aparece nas peças de acoplamento. O intervalo entre as partes aumenta e a compressão por compressão diminui, a pressão necessária não é atingida para inflamar a mistura ar-combustível.
Assim, seria, se as partes do pritereye funcionassem sem lubrificação. O óleo de motor para cortadores de grama, adicionado à gasolina ou caindo nos nós do cárter, é aplicado com uma película fina entre as partes, evitando o desgaste. Como absolutamente nenhum desgaste pode ser eliminado, o óleo libera as micropartículas nas aberturas, impedindo que elas destruam a superfície.
A mistura de combustível preparada deve ser usada por 2 semanas, permanecendo em um recipiente de metal ou polipropileno. Não armazene a composição com gasolina em garrafas de polietileno. Os produtos da decomposição cairão na mistura, o depósito na câmara de combustão aumentará.
Os tipos de curso do dispositivo 2 e 4 são diferentes e, portanto, a consistência do lubrificante, os aditivos nele são diferentes. Cada tipo de nós conjugados nos mecanismos requer os tipos de lubrificação que correspondem à natureza do movimento desse nó. Que tipo de óleo é derramado no cortador de grama, o fabricante recomenda no manual de instruções.
Você não pode derramar óleo, guiado, quanto mais caro, melhor. O uso de ingredientes depende da classe de equipamentos no grau de moagem das unidades conjugadas, condições de operação. A composição da mistura de combustível para motores de dois tempos depende do método de obtenção da base da composição antifricção. O óleo para um cortador de grama com motores de 2 tempos tem uma composição especial. Todos os óleos são separados pelo método de produção:
- mineral;
- sintético;
- semissintético.
Isso afeta suas qualidades lubrificantes, a capacidade de permanecer líquido quando a temperatura diminui. Mas 5-15% em cada composição é atribuída a aditivos. Isso eles criam uma composição eficaz que impede:
- corrosão de superfícies;
- estabilidade térmica;
- resistência à decomposição;
- aumentar a alcalinidade, impedindo a oxidação;
- a viscosidade é estabilizada.
Usado com um motor de 4 tempos, o óleo da máquina de cortar relva tem outros aditivos, viscosidade. Também serve para lavar as superfícies móveis, mas não se mistura com gasolina. O óleo é oxidado, contaminado com partículas de incrustação e requer substituição a cada 50 horas de operação.
A diferença no trabalho dos motores de 2 e 4 tempos
Para motores de dois tempos, existem duas maneiras de lubrificar o sistema de pistão e o mecanismo de manivela:
- adicionar óleo ao combustível em uma proporção exata;
- Despeje o óleo separadamente, a mistura é formada quando o combustível é injetado no cilindro.
Na foto, o óleo é alimentado através da bomba de pistão para a porta de entrada da câmara de combustão.
O segundo esquema é o futuro, enquanto na tecnologia de jardinagem o primeiro método é usado – a preparação de uma mistura combustível. Os novos motores são de baixo ruído, econômicos, mas são mais complicados.
Para preparar uma mistura de combustíveis, você pode usar a mesa e o dispensador.
O motor de quatro tempos tem um tanque de óleo, que é usado para criar proteção para esfregar peças. Neste caso, o sistema de lubrificação consiste em uma bomba, um filtro de óleo e tubulações que conduzem aos componentes. Pode ser usado o método de lubrificação do cárter ou tanque. No primeiro caso, o óleo é alimentado no sistema a partir do cárter e a partir daí é bombeado para dentro dos tubos de alimentação pela bomba. Com um “cárter seco”, as gotículas de óleo coletadas no balde são novamente enviadas ao tanque.
Na foto, uma graxa com “cárter molhado” e um lubrificante com “cárter seco”.
A diferença na composição do óleo para diferentes tipos de motores é fundamental. O óleo para um cortador de grama com um motor de 4 tempos deve permanecer inalterado por um longo tempo. A composição para motores a dois tempos durante a combustão deve ter menos inclusões minerais para evitar a formação de depósitos de carbono.
Se houver um óleo recomendado, experimente com a seleção de outra composição não deveria ser. Na ausência de – escolha o recomendado para modelos de 2 ou 4 tempos. Para usar gasolina acima da marca recomendada – é prematuro substituir as válvulas queimadas, outros componentes.
Uma característica importante na escolha de um ingrediente protetor é sua temperatura de operação. O aditivo deve ser resistente ao aquecimento, mas não engrossar a baixas temperaturas. Portanto, para cada mecanismo, dependendo das condições de operação, existe uma marca de óleo.
Principais diferenças dos sistemas de combustão interna para o usuário
Qual sistema de combustão é mais eficaz, 2 ou 4 tempos? Como entender o usuário e obter o melhor mecanismo? Aparadores de gasolina e motocicletas com um motor de 4 tempos à venda não são encontrados. O dispositivo push-pull é muito mais leve e, portanto, o aparador pesa um pouco e pode ser controlado por uma mulher. Mas existem motores de dois tempos e veículos de quatro rodas. Outras diferenças:
- diferentes formas de usar lubrificante;
- o respeito pelo ambiente é maior no motor de 4 tempos, também é menos ruidoso;
- mais fácil de reparar e manter o motor de 2 tempos;
- a vida útil é maior em 4 tempos, mas eles têm manutenção mais difícil devido à substituição de óleo no cortador de grama;
- motores de dois tempos são mais fáceis e mais baratos.
O motor de 2 tempos utilizado na máquina de cortar relva é inferior ao 4 tempos em muitos indicadores tecnológicos. Com fornecimento separado de gasolina e óleo para economia e outros indicadores, é preferível para veículos leves. Além disso, uma entrega de combustível separada economiza o custo de um componente caro em 4 vezes.
Na foto, o estado do motor, que funcionou sem troca de óleo por um longo tempo.
O motor de quatro tempos tem um complexo sistema de lubrificação e, além disso, é necessário usar métodos para limpar o fluido circulante. Um filtro é instalado no sistema de óleo, o que impede o entupimento dos tubos e da bomba com escala e outras inclusões. Como a contaminação desta parte é substituída.
Como mudar o óleo em um motor de 4 tempos
O fabricante no manual de instruções fornece um cronograma de manutenção dos mecanismos e o procedimento para a produção do trabalho. A eficiência de lubrificação é reduzida após 50 horas de operação. Portanto, uma troca de óleo é necessária. No uso doméstico durante uma estação não digita tal tempo do uso do dispositivo, e fazer a limpeza do filtro, a substituição de óleo é necessária no momento da conservação. Antes de trocar o óleo no cortador de grama, é necessário aumentar a fluidez do fluido, ligar o motor e permitir que o sistema aqueça.
É necessário desparafusar o bujão para encher o óleo no tanque e usar o dispositivo para levar o líquido a vácuo.
Para fazer isso, faça um bocal e despeje o trabalho no recipiente preparado. Mas, ao mesmo tempo, uma pequena parte, até 100 ml permanece no cárter e drena o filtro. Este resíduo deve ser descartado, drenando o líquido de 5 minutos através do orifício. Simultaneamente mude ou limpe o filtro no sistema. Depois de derramar um novo lubrificante, controlar o nível da sonda. Normalmente, o óleo do motor é embalado em plástico preto opaco para que não se decomponha na luz. O volume requerido é de 500 a 600 ml.