Para regar as plantações do tanque, você precisa gastar energia no movimento da água. Uma bomba será usada para regar o barril, ou a água será carregada por baldes – para as plantas de qualquer maneira. Exclua o trabalho manual pesado, o dispositivo certo pode pegar todos os jardineiros. Não vamos considerar maneiras de fornecer água a partir de um poço, regar as plantas com água fria é prejudicial. Vamos pegar dispositivos para barris e reservatórios abertos.
Requisito para regar a água
Um residente de verão raro conecta a mangueira à rede de água e diretamente sob a pressão alimenta as camas. Fluido frio levará a podridão da raiz, doenças de plantas. Portanto, primeiro eles injetam em um recipiente, e depois de aquecer a água em barris, ele é transportado em torno dos leitos. E para que o aquecimento seja mais rápido, o barril é pintado de preto.
Você pode tomar água de irrigação de uma lagoa artificial no local. Mas a piscina não é limpa com a adição de química. A bomba para irrigação a partir de um barril ou uma piscina é escolhida de acordo com as características. Isso leva em consideração o grau de contaminação e a localização do aparelho.
Como escolher a bomba certa
Dependendo da natureza da fonte, será necessário selecionar a bomba de acordo com os parâmetros. Há bombas trabalhando debaixo d’água, elas são instaladas embaixo da baía e são chamadas de submersíveis. Bombeá-los com água limpa, para o bombeamento da piscina exterior é melhor tomar um dispositivo de drenagem. Se a bomba for instalada ao ar livre e receber um líquido por uma mangueira, ela é chamada de mangueira de superfície.
Para selecionar adequadamente as bombas de água para regar o jardim, você precisa calcular:
- desempenho;
- cabeça.
Começamos a partir do tempo gasto para irrigação de toda a área do site. Normalmente, a irrigação é necessária por aspersão a uma taxa de 5 litros por metro quadrado. Por uma hora você precisa bombear para as camas de 0,5 m3 em cem. A capacidade da bomba é indicada pela letra Q e está disponível no passaporte. Para um eletrodoméstico, 1,5 a 2,0 metros cúbicos por hora é suficiente.
Indicadores de desempenho e pressão estão inter-relacionados. A cabeça está dobrada:
- altura do levantamento de água;
- a diferença entre o local de instalação da bomba e o ponto mais alto do jardim;
- distância até o ponto mais distante da irrigação;
- rega por gotejamento, pressão ou fluxo livre sob a raiz.
A altura de levantar a água do tanque é a capacidade de sugar a água pelo mecanismo, o valor do passaporte, não superior a 6 metros. Cada 10 metros do comprimento da mangueira corresponde a uma perda de 1 metro de cabeça. Portanto, a cabeça da bomba é distribuída no aumento da água na diferença de altura no jardim, altura, elevando a extremidade livre da mangueira e seu comprimento. Além disso, cada volta do canal de água traz perdas de pressão adicionais.
Para uma residência de verão é suficiente ter uma bomba de jardim para regar com uma pressão de 30 metros. Neste caso, o fornecimento pode ser ajustado para irrigação por gotejamento ou pressão.
Tipos de bombas para irrigação
Bombas submersíveis operam somente em água e são divididas em centrífugas e vibratórias. Lidar com a água da chuva coletada das calhas deve ser um mecanismo capaz de bombear um líquido turvo. É melhor usar bombas centrífugas, mas também é supérfluo instalar um filtro na porta de entrada. A bomba vibratória bombeia apenas água limpa sem suspensão, mas o modelo é mais barato que a unidade centrífuga.
Para balançar lagoas artificiais, é melhor usar uma bomba de drenagem, que não tem medo de sedimentos de fundo. Mas a pressão de tal dispositivo não cria e é adequada apenas para a rega das raízes do relvado ou das árvores.
Bombas para regar o jardim do barril, instalado no tanque, trabalhar com um pequeno ruído, não superaquecer. Ao instalar o dispositivo, você precisa ter certeza do aperto do conector, bom isolamento do cabo elétrico. Bombas submersíveis usadas para elevar a água dos poços “Stream” e “Rodnichok” são usadas para irrigação de corpos d’água abertos. Mas o aparelho funciona quando submerso em pelo menos 50 cm, não pode ser aplicado em águas rasas. Eles fornecem água de reservatórios abertos por uma distância de até 400 metros.
Bomba “Kercher” para molhar do barril é usada com mais freqüência do que outras máquinas. O fabricante alemão forneceu todas as características de rega com água aquecida do tanque. Uma bomba de flutuação com menor consumo de água é mais adequada para sistemas de irrigação. O projeto da bomba submersa de tambor para o poço tem um filtro na porta de entrada. O kit inclui uma mangueira de meia polegada com um comprimento de 20 m O dispositivo é equipado com uma válvula, que permite o ajuste da cabeça e da pistola de pulverização. A bomba é transportada por uma alça, armazenada em um contêiner. A potência do dispositivo é de 400 watts, a produtividade é de 3,8 metros3/ hora com uma cabeça de 11 m.
Ao trabalhar, a Kercher não faz barulho, e a flutuação está conectada com o bloqueio de “funcionamento a seco”, o dispositivo será desligado se a capacidade estiver vazia. A bomba para irrigação a partir de um barril pode bombear soluções de fertilizantes.
A bomba Gardena 4000/2 Comfort não é menos popular entre os agricultores. O arranque fácil e a boa funcionalidade tornam o dispositivo útil para regar grandes áreas. A bomba cria uma pressão de 20 metros e uma capacidade de 4 m3/ hora ao consumir apenas 500 watts de energia. Mas nas condições rurais, a tecnologia alemã deve funcionar através de reguladores de tensão.
Bombas submersíveis no cano devem estar equipadas com um filtro adicional. Para fazer isso, pegue o tule e faça um envoltório para a bomba, para protegê-lo da lama.
Bombas de superfície para irrigação sempre funcionam ruidosamente. Mas apenas um aparelho centrífugo superficial pode funcionar por um longo tempo sem superaquecimento no sistema de irrigação por gotejamento. Tal bomba pode bombear a água da chuva barrenta, mas a suspensão desativará rapidamente o impulsor.
Para irrigação por gotejamento, é necessário calcular a produtividade e a cabeça da bomba, com base no comprimento das fitas de irrigação, no número de capilares. É geralmente aceito que um orifício normal na fita deve passar 1 litro de água por hora. Sabendo o número de furos no medidor da fita, é fácil calcular o fluxo total e selecionar uma bomba centrífuga para regar o jardim.
Escolha uma bomba para o plantio de irrigação não é difícil, conhecendo a variedade de dispositivos e recursos da área suburbana.