Mestres artesanais no torno esculpido figurines admiram, e eu quero fazer algo parecido. Um torno de uma broca montada em uma cama de uma máquina de costura operada pelo pé lhe permitirá obter uma lembrança de uma barra discreta. A árvore é fácil de processar. Para o processamento de metal, uma máquina caseira deve ser mais completa. Um torno self-made de uma broca não será deixado sem trabalho.
Dispositivo de torno
Mesmo antes do advento das máquinas elétricas de alta velocidade, os tornos para madeira já existiam. A rotação pode ser transferida para o fuso a partir da polia da correia. Uma grande roda foi rodada à mão. O torno de uma broca, acionado por um motor elétrico, tornou-se rápido, mas o princípio do trabalho, inventado há vários séculos, permaneceu o mesmo. Em uma estrutura maciça soldada com uma fixação confiável bem pensada, a fábrica pode manipular até mesmo um metal macio – cobre, alumínio e ligas similares.
A peça de madeira, que deve ser inserida no torno para usinagem, deve ter uma forma arredondada. As nervuras devem primeiro ser dobradas para que o cortador corra suavemente sobre a superfície.
Para o processamento de madeira e plástico, você pode fazer um design simples, que é mais fácil de esconder em um canto isolado, mesmo no apartamento.
O diagrama mostra um torno self-made na madeira de uma broca. Em uma plataforma estável com um slot de passagem axial, feito de qualquer maneira conveniente, o equipamento é instalado. Uma placa fixada a uma estrutura adequada é chamada de cama. Esta é a base da futura máquina. O tamanho da cama depende do comprimento dos espaços em branco e da localização da colocação das unidades de trabalho:
- headstock ou centro de chumbo;
- tailstock;
- um suporte ou um pod.
Se o motor que fornece a rotação da peça de acionamento for usado na forma de uma furadeira, a ferramenta deve ser fixada rigidamente com grampos especiais. O suporte é inserido no cartucho na forma de uma placa frontal, com a qual a extremidade da peça de trabalho é fixada. O cabeçote dianteiro pode ter uma liberdade de movimento – ao longo do eixo. Em tornos de brocas para metal, o cabeçote é soldado à cama com força.
O centro do cabeçote móvel e a frente estão na mesma altura acima do leito e ao longo do eixo. A precisão da instalação é importante e é controlada em relação ao slot no plano da mesa. O cabeçote móvel tem necessariamente um grau de liberdade. O espaço em branco inserido entre os centros é fixado e, em seguida, o conjunto traseiro é fixado.
É importante colocar a peça de trabalho no centro para que não atinja a rotação.
O manipulador é a inserção intermediária, que é fixada sob a peça de trabalho. Polias voam para fora da serragem, mas o objetivo principal do nó é o suporte para o suporte do cortador do lado de trabalho. O mago traz a tocha para a haste giratória, encostada na borda da manivela, localizada quase perto da linha de rotação. O impulso deve ter liberdade de movimento perpendicular ao eixo longitudinal, é removido quando a peça de trabalho é instalada.
O tenente também é regulado verticalmente, deve estar o mais próximo possível da superfície usinada para que o torno corte a nervura. Com uma alavanca grande, é difícil segurar a ferramenta e ela pode ser retirada com sérias conseqüências. Ao afiar as superfícies cônicas do casulo, defina o ângulo do chão, paralelo ao cone.
Ao trabalhar em um torno, você precisa lembrar de sua própria segurança. Certifique-se de usar óculos de segurança. Roupas devem se encaixar bem. Mas as mãos devem estar abertas para sentir o instrumento.
O torno de uma furadeira com um motor coletor não é um bom projeto. Sem uma carga constante, o motor acelera, ele bate. Portanto, uma unidade eletrônica é fornecida para manter uma velocidade de rotação constante. Se não houver tal dispositivo, o redutor é instalado por motivos de segurança. Às vezes, estruturas com mecanismos de alta velocidade são conectadas através de um acionamento por correia. Com base em uma broca, tornos de fabricação de fábrica custam cerca de 5000 rublos.
Crie uma máquina com suas próprias mãos
Em uma base firme e estável do tipo bancada de trabalho, um acessório tensor para a broca é anexado, representando o cabeçote dianteiro. Deve criar condições para a instalação do fuso, de modo que os orifícios com a parte traseira sejam coaxiais. Como exemplo de criação de uma base, você pode usar os desenhos dos nós propostos.
Uma furadeira elétrica, que serve simultaneamente como cabeçote e acionamento rotativo elétrico, é fixada a essa superfície usando uma braçadeira e uma braçadeira presa ao pescoço da ferramenta. No entanto, é possível montar a broca em uma colina acima da cama e, em seguida, o segundo ponto de fixação sobe para a mesma altura. Variantes, como fazer um torno de uma broca, muito. O principal é observar o princípio do alinhamento axial e garantir a fixação da peça de trabalho. É importante estabilizar cada nó, é importante pensar em fixar braçadeiras, brocas.
Durante a operação, é necessário lembrar o possível aquecimento da ferramenta e durante a parada do motor para descanso.
Cada trabalho requer uma certa quantidade de equipamento. Portanto, para criar figuras shchamatnyh precisa de uma máquina em miniatura, e, a fim de criar um revestimento figurado do armário as dimensões da estrutura e da unidade de energia terá outros parâmetros.
Posso construir um torno para metal a partir de uma furadeira?
Na prática, equipamentos mais monumentais são usados para processamento de metais. É importante ter uma estrutura estável e soldada, já que as forças ao agir sobre uma haste de metal rotativa são muito maiores. A ênfase na máquina vai para o parafuso confiável e móvel, suporte. O ponto de apoio para o cortador é precisamente isso. A fixação sólida da broca com grampos cria uma fixação confiável da peça de trabalho no mandril.
Toda a estrutura é soldada, incluindo o cabeçote móvel. Apenas um tal monólito pode suportar cargas de maneira confiável ao processar metais. Em um torno de uma broca com suas próprias mãos, é permitido trabalhar com pequenos pedaços de metal macio. O material é processado usando métodos suaves – arquivo, nadfile, lixa. Se você precisa trabalhar com processamento profundo, precisa de um paquímetro ajustável para criar um perfil com ferramentas.
É melhor entender como fazer um torno mecânico de ferro com suas próprias mãos, o vídeo vai ajudar:
O que posso fazer com um torno
Mesmo no estágio de projeto da máquina, é possível fornecer acessórios de torneamento para uma furadeira. Um deles pode ser uma copiadora. Ele é aplicado para repetir exatamente os cortes padronizados em um cilindro de madeira. O problema é rebobinar os mecanismos e o prefixo da broca atenderá a essa tarefa. Use uma broca montada na broca pode ser usada para moer, coloque uma almofada de polimento sobre ele.
Gire a peça de trabalho para aplicar a tinta. Com o espalhamento centrífugo na superfície da camada decorativa, é criado um mosaico colorido imprevisível. A primeira máquina despertará o interesse pela criatividade e sua imaginação.
Usando materiais baratos e improvisados, você pode criar um assistente com quem esculpir coisas exclusivas para sua casa. Em todos os momentos, os ofícios de arte feitos pelas próprias mãos foram valorizados.