Fornecer uma fazenda rural na ausência de eletricidade pode uma bomba manual para a água do poço. Muitas vezes, no outback, há problemas com o fornecimento de energia. Neste caso, o poço Abissínio e a bomba manual serão a única oportunidade para regar o gado e as plantas. Um aparelho silencioso ajudará se o aqüífero não estiver localizado a mais de 30 metros de profundidade.
Leia também sobre bombas submersíveis para poços no país!
Variedades de bombas de água manuais
Qualquer que seja o projeto da bomba manual para a água do poço, ela funcionará se o sistema de regulação e desvio hidráulico estiver calibrado. Os sistemas das válvulas utilizadas contribuem para a criação de pressão com o uso da força muscular humana.
Todos os dispositivos portáteis para bombeamento são divididos por dispositivo:
- pistão;
- vara;
- membrana;
- alado.
Destas, apenas bombas manuais de sucção são adequadas para poços com uma profundidade de 20 m.
As bombas alternativas são utilizadas para elevar a água a partir de uma profundidade não superior a 10 M. A parte do solo pode ser feita de forma simples e com iguarias. Mas representa uma coluna de tubos e uma alavanca.
A parte de trabalho representa o pistão se movendo na manga. Suas partes adjacentes são esfregadas. O movimento do manípulo no pistão é transmitido através da haste. A linha de sucção deve ter uma válvula de retenção, uma vez que o sistema está operando sob o abismo. Na parte final do pistão, existem válvulas que se abrem para deixar a água passar sob pressão.
As fases definidoras da operação do grupo de pistão:
- O sistema está sob a baia, as câmaras estão cheias, a válvula de retenção não deixa a coluna de água cair.
- A alavanca é empurrada para baixo, o pistão se move para cima e desloca a água acima de si em uma calha. Sob o pistão na zona descarregada vem a água de baixo.
- Quando o pistão se move para baixo, a válvula de retenção se fecha e os orifícios do pistão se abrem, deixando a água subir. O ciclo está completo.
O sistema retorna à sua posição original. A quantidade de água fornecida depende do volume da câmara, isto é, da seção transversal do tubo e do deslocamento linear do pistão.
A bomba manual da haste para a água do poço difere pouco do pistão de acordo com o princípio de ação. A diferença é que o grupo de pistão de trabalho está no invólucro, sob o golfo. Dê um nó na água, pelo menos 1 m da superfície, pode ser mais profundo. O sistema está na água, a partir do fundo do par é uma válvula de retenção. Com cada golpe do pistão, ele empurra uma coluna de água acima dele. Assim, o líquido pode ser retirado de uma camada de 30 m de profundidade.
Todas as bombas manuais, independentemente do design e da profundidade do poço, têm uma produção aproximada de 40 litros por minuto. A quantidade depende do esforço despendido e, em humanos, a força muscular é aproximadamente a mesma.
Uma condição obrigatória para a operação de uma bomba de haste de sucção é uma seção transversal do invólucro de 100 mm e mais. No tronco estreito a construção não se encaixa. A alavanca longa fornece um grande curso do pistão, mas a água vem intermitentemente, de cada arremesso. Determinar esse sistema é uma longa alavanca de influência, facilitando o trabalho muscular.
A bomba manual de palhetas para o poço é controlada por uma roda conectada às pás. A câmara de trabalho é composta por 3 compartimentos. Dois deles estão conectados ao tubo de sucção. Lá, através do sistema de válvula, a água entra na câmara sob vácuo e é bombeada para o sistema a partir do compartimento com pressão excessiva. A água que flui para o compartimento superior é derramada uniformemente. O estado de equilíbrio é alcançado pela regulação da válvula.
A bomba manual de membrana para o poço é uma câmara dividida ao meio por uma membrana elástica. A divisória móvel é conectada ao punho por uma haste. A câmara superior é arejada, não participa na transferência de água. Na seção inferior, um ramal é conectado através de uma válvula com sucção, o outro é um tubo de descarga. Quando a membrana é pressionada na câmara de água, a pressão sobe e a válvula abre. Quando a haste é levantada, o diafragma sobe, a câmara líquida de trabalho descarrega através da válvula de não retorno para iniciar o líquido. A ação ocorre em dois ciclos. Uma bomba de diafragma pode fornecer água a uma profundidade de 6 m.
Bombas manuais são baratas, fáceis de fabricar. Você pode comprar o produto em uma decoração decente, ou você pode fazer isso sozinho.
Bomba alternativa pelas próprias mãos
Ao fabricar uma bomba manual para um poço com as próprias mãos, é necessário executar uma sequência precisa de operações. É importante ter uma camada suficiente de água na câmara receptora a um nível acima de 10 m da superfície. A câmara com o pistão é equipada, equipada:
- bicos de entrada e saída com válvulas;
- uma manivela que transmite força ao pistão;
- verifique a válvula na linha de sucção;
- mangueira para levantar a água.
A câmara de trabalho pode ser feita de um tubo em um torno, use um corpo de cilindro hidráulico ou uma câmara de diesel, o diâmetro interno deve ser maior que 80 mm, o comprimento de um branco 600-800 mm. A condição principal, a superfície interna deve ser lisa, processada. O tubo pode ser retangular, mas o pistão repete a forma interna.
A bomba da casa de campo pode estar em uma caixa de plástico, mas apenas os tipos de colunas de metal são adequados para a vida o ano todo.
Para obter uma câmara selada, é necessário fechar as extremidades do cilindro com rolhas de metal, plástico, madeira. A parte superior da tampa é perfurada sob o caule. Na parte inferior – instale a válvula, fixe cuidadosamente no lugar. Lado do tubo de saída soldado.
O pistão fabricado deve ter vedações de borracha e se mover dentro do corpo sem esforço. O material pode ser qualquer coisa, até mesmo uma churochka de madeira. O pistão é conectado à haste por um fio e uma rolha.
A válvula de retenção determina a operação da bomba futura. A partir da densidade de plantio no ninho, depende se a água é mantida na mangueira. Execute uma membrana ou válvula de esfera. Este item é melhor para comprar.
É melhor instalar a estrutura montada no poço, removendo o controle e a haste para fora. Para que a alavanca volte à sua posição original, é necessário instalar uma mola.
É possível produzir uma bomba ou uma bomba de haste de bombeio. Precisão e uso de desenhos de trabalho criarão um mecanismo efetivo.