Eletrodomésticos com motores a gasolina exigem uma abordagem responsável para a manutenção. Para tornar a ferramenta muito feliz com a operação sem problemas, é necessário usar combustível e óleo para a bomba de gasolina, de acordo com o manual de operação técnica. Motores a gasolina de dois tempos trabalham com a adição de óleo na mistura de combustível, os motores de quatro tempos têm um tanque separado no tanque de combustível.
Variedades de óleos de motor, sua finalidade
O óleo de motor é uma formulação especial, representando um solvente e aditivos que reduzem o atrito, criando a fluidez necessária e evitando o espessamento quando a temperatura é reduzida.
Pelo método de obtenção da composição são:
- Óleo mineral obtido da destilação;
- sintético – por síntese ou processamento de gás natural;
- Semissintético – óleo mineral melhorado devido à introdução de componentes sintéticos.
Por razões de segurança, para não confundir produtos, o óleo é pintado de vermelho, azul ou verde. O sortimento difere na composição, o usuário precisa comprar um óleo rotulado “para equipamento de jardim” 2T, se for necessário preparar uma mistura para um motor de dois tempos, 4T para despejar no cárter.
Óleos sintéticos e minerais têm bases diferentes, eles não podem ser misturados. Ao mudar para outro tipo de óleo, o sistema deve ser completamente lavado.
O óleo para o tanque de gasolina deve ser classificado de acordo com a classificação dos óleos TC, destinado a motores refrigerados a ar com volume de 50-200 cm da câmara de combustão3. Ao escolher um produto, um parâmetro importante não é o preço, mas as propriedades de proteção para o motor de uma determinada marca. Por isso, em primeiro lugar compram o óleo recomendado, na ausência selecionam um óleo idêntico.
Determina a qualidade do óleo para o valor alcalino do tanque de combustível. Alcalóide neutraliza o processo de oxidação de materiais de atrito, retarda a destruição da superfície. Quando o óleo se torna oxidado, ele perde suas propriedades protetoras. O pH normal do óleo é de 8 a 9 unidades.
Um indicador importante é a viscosidade. Portanto, há inverno, verão e óleo multigraduado. Qual uso de óleo para a bomba de gasolina depende se o usuário irá trabalhar com a temperatura negativa. O óleo de verão engrossa mesmo com um leve resfriamento. O ponto de inflamação mostra a rapidez com que o óleo queimará da composição. Ótimo, se este indicador for maior que 225 C.
A ordem de uso e o valor do óleo em um motor de dois tempos
O trabalho do motor está associado ao atrito das partes móveis do cilindro e da manga, cames, dobradiças. No atrito das peças, a superfície é aquecida, enquanto se expande – arranhões. Se no intervalo entre as partes conjugadas houver uma composição na proporção adequada de óleo e gasolina para a bomba de gasolina, uma série de problemas é resolvida:
- peças no motor trabalham com menor atrito, menos calor;
- graxa nas folgas impede a corrosão das peças durante o armazenamento prolongado, libera as partículas obtidas durante o atrito;
- prolonga a vida útil do motor.
O aparecimento de propriedades adicionais é promovido pelos aditivos utilizados, que estão na composição do óleo em uma quantidade de 5-15%. São os aditivos que criam propriedades anticorrosivas, antidesgaste e resistentes ao frio dos óleos.
A composição incorreta do óleo pode estragar o motor, formando um depósito nos cilindros, levando ao coque e desgaste rápido do motor.
É importante saber quanto petróleo você precisa adicionar à gasolina para motocicletas. Primeiro de tudo, você deve estudar as instruções e resistir às proporções recomendadas. O uso de uma composição que leve em conta o modelo e a configuração do motor, as condições climáticas e a carga estenderá a vida útil da bomba de gasolina. Usuários experientes aconselham, comprando um instrumento, imediatamente compram o óleo recomendado na reserva.
Requisitos para uma mistura de combustível para um motor de dois tempos
A diferença entre o motor de dois tempos em sua potência aumentada em comparação com o motor de quatro tempos. Uma mistura combustível para isto é preparada em uma certa proporção de gasolina e óleo especial. Qual é a proporção de óleo e gasolina para bombas de gasolina é ideal, escrito nas instruções. As proporções recomendadas devem ser observadas com precisão. Ao adicionar aditivos, o fabricante levou em conta o tipo de motor. Portanto, é proibido misturar diferentes óleos.
Aplicando óleos minerais, a mistura ocorre na proporção de 1:25, 1:30, 1:35. Para óleos sintéticos, use uma proporção de 1:50 ou 1:80. Isto significa que em cada uma das misturas propostas a quantidade certa de óleo é dissolvida no volume de gasolina. Misturar gasolina com óleo para gasolina pode ser como água com xarope. É necessário despejar gasolina, adicionar a quantidade exata de óleo e agitar a mistura. É desejável usar uma solução nova para o trabalho. Quando armazenada por mais de 2 semanas, a composição muda, e o filme de óleo causará o mau funcionamento do carburador.
Para diluir e armazenar a mistura de combustível, você não pode usar garrafas PET. A gasolina destrói o plástico, o polímero se dissolve na mistura de combustível e degrada ainda mais a qualidade do combustível, criando o perigo do surgimento de correntes errantes.
Escolhendo o Petróleo Correto
Os motores a dois tempos são carregados com uma mistura de gasolina sem chumbo e óleo rotulado como 2T. Neste caso, você deve usar a gasolina recomendada AI-92. Se você usar uma marca com um número de octanas mais alto, a temperatura do flash e da combustão será maior, as válvulas queimarão prematuramente. O mesmo se aplica ao óleo. A composição recomendada não é a mais cara. Mas o uso de outra marca é inaceitável. A viscosidade mudará, isso levará a lubrificação insuficiente de produtos convencionais feitos sem moagem em alta precisão.
Se o óleo for adicionado em excesso, a combustão incompleta levará à formação de carbono e escape excessivo na atmosfera. Uma mistura rica é prejudicial ao motor. Para um motor de quatro tempos, o óleo é derramado separadamente da gasolina. Ele limpa os nós, esfria, reduz o atrito. Durante a operação, o óleo fica sujo e após 50 horas de trabalho deve ser substituído. Que tipo de óleo é derramado na bomba de gasolina, indicado no passaporte. A composição deve ser marcada 4T com uma viscosidade de 10W40.
O melhor óleo para qualquer motor é considerado recomendado. No entanto, o óleo mundialmente famoso é o Shel Helix Ultra. Há 40 anos, a empresa desenvolve uma nova tecnologia para a produção de óleo sintético a partir de gás natural. A tecnologia Pureplus permitiu obter uma composição de óleo base melhorada. Com base nisso, com a adição dos aditivos necessários, os principais fabricantes recebem os óleos recomendados para seus equipamentos.
A escolha do óleo depende principalmente das recomendações do fabricante. Assim, o óleo para Estilos movidos a gasolina usa apenas marca. Este óleo é adequado para a marca Vityaz, como os motores nas marcas da mesma marca. Há uma opinião de especialistas, o óleo de qualquer fabricante, destinado a um tipo de equipamento, é adequado para uso em todas as marcas. Mas, se houver uma oportunidade, é melhor usar a recomendada.
Um estoque de óleo deve ser fornecido conforme necessário para uma temporada. Um produto que ficou por muito tempo perde suas propriedades. À venda há pacotes de 0,1 a 5 litros.
O caminho do óleo recomendado para as bombas de gasolina Husqvarna foi investigado. A empresa não possui instalações de produção próprias, apenas a fábrica de engarrafamento. Comprado por atacado produto é derramado em pequenos recipientes, rotulados e entra na rede de vendas. Talvez, a composição do óleo na fase de fabricação tenha adicionado aditivos exclusivos para a Husqvarna.
O uso de óleo, de acordo com o manual de instruções da moto, é obrigatório. No equipamento de gasolina limpa não pode trabalhar.