A fronteira do crescimento do damasco no norte passa pela região de Voronezh. Para a dacha da classe média, até recentemente, tínhamos apenas que invejar nossos colegas do sul. Hoje à disposição dos jardineiros estão colhendo variedades resistentes ao inverno, entre as quais o damasco é um sucesso, sobrevivendo, florescendo e frutífero mesmo nas condições da região de Moscou.
Apricot em jardineiros é considerado caprichoso, na necessidade de atenção constante e competente planta de tecnologia agrícola. De fato, as árvores amantes do calor facilmente criam raízes e deleitam a colheita, se a variedade for selecionada corretamente.
Características das variedades de damasco
O trabalho seletivo na obtenção de variedades resistentes ao frio em nosso país começou já em IV. Michurin. As variedades que ele cultivou hoje ainda podem ser encontradas em pomares em toda a Rússia. Eles, por exemplo, mais ou menos como Tovarisch e Michurinsky, são usados para reprodução posterior. As mudas, obtidas com sua ajuda e com a variedade européia de Luise, deram aos jardineiros uma variedade de damasco: sucesso, valorizado pela qualidade dos frutos e resistência às geadas e doenças.
Os damascos caem no jardim com mudas de dois ou três anos de idade. Com a idade de 5-6 eles entram no período de frutificação. Aos 10 anos, os rendimentos são ótimos para a variedade.
O Apricot Success forma uma árvore média de até três metros de altura, com uma forma piramidal redonda. Característica da variedade é uma ramificação fraca. Ramos esqueléticos fortes e brotos anuais jovens são cobertos com uma tonalidade marrom, vermelho, casca lisa. Os galhos são cobertos com folhagem ovóide e lisa, com pontas afiadas, bordas irregulares e pecíolos com manchas curtas.
As árvores dessa variedade dão à colheita uma das primeiras, enquanto a floração também começa bem cedo. Corolas de tamanho médio branco-rosadas são formadas em ramos curtos de buquê. De acordo com a descrição da variedade de damasco Sucesso, o amadurecimento na faixa do meio cai nos últimos dias de agosto ou início de setembro. No Chernozem Central, os damascos doces podem ser saboreados uma semana antes.
Frutificação e aromatizante de damascos Sucesso
Com o cuidado adequado e local de plantio corretamente escolhido com a idade de 5 – 6 anos a partir de uma árvore forte, você pode obter até 35 kg de fruta. Além do rendimento e resistência, a excelente qualidade dos damascos merece atenção.
Frutos de uma variedade, densamente assentados nos galhos, não pertencem ao maior. Em média, sua massa não excede 20-25 gramas. Os damascos Sucesso, como na foto:
- forma redonda;
- pele fina com cor amarela âmbar;
- blush rosa claro avermelhado;
- polpa densa, ligeiramente fibrosa e suculenta.
Segundo os especialistas, o sabor dos frutos desta variedade merece uma avaliação de 4-4,5 pontos. Este é um bom indicador para uma cultura que não cresce no sul do país, mas no seu centro, por exemplo, na região não-negra da Terra.
Neste caso, os damascos Sucesso são igualmente bons como sobremesa fresca e como matéria-prima para todos os tipos de blanks. Rico em caroteno, ácidos orgânicos, açúcares e pectinas, os frutos nas mãos da recepcionista se transformam em excelente geléia, compota, pastilha e geléia.
Plantar alperce Sucesso e cuidar de árvores frutíferas
O principal valor da variedade é a alta resistência ao gelo, a adaptabilidade ao verão curto e não muito quente do cinturão médio e alto rendimento para a região. Como segue da descrição do damasco do grau Sucesso, plantas debaixo da cobertura de neve e barreiras naturais podem sobreviver sem perdas sérias a temperaturas até 35 ° C.
Em temperaturas particularmente baixas, os botões orais e florais são principalmente danificados. Mas graças ao bom crescimento anual, as árvores restauram o rendimento das culturas em pouco tempo.
Se uma árvore está em perigo, então de derrete e as seguintes geadas, bem como de queimaduras de sol no inverno. Portanto, no outono, o caule é coberto com material permeável ao ar, e mais perto da fonte, uma crosta de neve é quebrada perto da árvore e neve solta é derramada sobre o caule.
Para simplificar o cuidado após o plantio do damasco, um local bem iluminado é escolhido para o jardim com proteção confiável contra ventos frios e neve soprando. A cultura da fruta precisa de um solo leve, permeável ao ar e úmido com uma reação levemente alcalina ou neutra.
Se o solo do local for ácido, será necessária uma aplicação anual de farinha de dolomita ou outro aditivo, que neutraliza o aumento do teor de ácidos.
Embora as plantações de frutas sejam pequenas, elas precisam de uma proteção especial contra pragas, entre as quais o maior dano é causado por pulgões e rolos de folhas. Quando chega a hora da frutificação, é possível atacar a frutificação.
Elimine esta e outras ameaças usando os meios da luta química, bem como seguindo com precisão as regras da agricultura das plantações de frutas de caroço. O jardineiro precisa:
- manter a pureza dos círculos do tronco;
- cuidadosamente cortar as raízes;
- execute o corte de ramos mortos ou danificados, bem como brotos que fazem a coroa desnecessariamente grossa;
- regularmente regar e alimentar o jardim para evitar o seu enfraquecimento.
Se a resistência ao inverno do Suco de Damasco não estiver em dúvida, então, para obter uma safra dessa cultura, você precisa saber que a variedade é quase auto-estéril. Para ver nas árvores placers de doces frutos âmbar, você precisa plantada na vizinhança dos polinizadores de sucesso de damasco. Sua escolha depende do tempo das plantações de flores e da adaptabilidade das plantas às condições de crescimento. Nos cinturões de cintura média, Northern Triumph, Lel, Michurinets, bem como o universal manchuriano para clima temperado, podem ser usados como polinizadores.
Como escolher uma muda de damasco – vídeo
Plantio correto de mudas de damasco – vídeo