Mudas de uvas é uma das formas mais comuns e eficazes de reprodução. Existem vários tipos, que serão descritos mais adiante no artigo.
Reprodução por meio de estacas verdes
Este tipo de criação é perfeito para a introdução de variedades raras de uvas em produção, porque as partes da planta são usadas como material de plantio, que são removidas no processo de quebra de brotos verdes. Isso deve ser feito no final da primavera, início do verão à noite. Durante o processo, os melhores deles são selecionados para propagação. Os rebentos são colocados num balde, pulverizados com água e cobertos com um pano húmido. Em seguida, coloque no porão à noite.
Estacas de uvas
Para a propagação de uvas com estacas verdes, é necessário preparar uma caixa com meio metro de profundidade, coberta com filme ou vidro.
O fundo da caixa é coberto por uma camada de dez centímetros de solo fértil. Cerca de cinco centímetros de areia pura são vertidos de cima. Então tudo regado com muita água. Se houver muitas mudas, uma estufa é usada para sua propagação.
Esquema de plantio do cabo
Estacas usadas para reprodução devem ser tomadas apenas da parte inferior ou média da videira. Se você tirá-los do topo, eles apodrecerão.
Além disso, essas partes quebradas são cortadas em cortes com duas folhas. Além disso, a folha inferior é cortada completamente e apenas metade é cortada da folha superior. A poda do corte deve ser realizada da seguinte forma: o corte inferior deve ser imediatamente abaixo do nó inferior, e acima do topo deve haver uma seção do comprimento da videira de 1 a 1,5 centímetros.
Após a poda de cortes o mais rápido possível colocar na água, e depois colocar na areia a uma profundidade de 3 centímetros e a uma distância de 10 centímetros um do outro. Estacas cortadas são polvilhadas com água e cobrem a caixa com filme ou vidro, se o assento não é feito na estufa. Depois disso, eles devem ser pulverizados a partir da pistola de pulverização ou usando um regador com peneira fina 4-5 vezes ao dia. A água é usada na faixa de temperatura de 20 ° C a 25 ° C. Após 12 dias, a raiz do sistema radicular aparecerá na parte inferior das estacas. Depois disso, a quantidade de pulverização diminui para três por dia.
Estacas crescentes na estufa
Um mês depois, quando o sistema radicular está quase totalmente formado, é possível começar a temperar as estacas. Para fazer isso, por alguns dias à noite, abra a caixa ou estufa por 10-15 minutos, aumentando gradualmente o tempo até que você possa deixá-lo aberto durante todo o dia.
Se, no futuro, as mudas não forem deixadas na estufa, mas plantadas em um aluno da escola ou já em um local de crescimento permanente, isso deve ser feito de acordo com o esquema de 10×5 centímetros. No futuro, o cuidado de cortes está no modo normal.
Tecnologia de reprodução acelerada de uvas de estacas curtas
Reprodução de uvas por estacas, encurtadas, permite a introdução de novas variedades de colheita de bagas doces em produção. Para começar, você precisa preparar uma vinha bem madura com um comprimento de 1 a 1,5 metros com olhos saudáveis. Corte os cortes dois dias antes do plantio. De uma haste com um comprimento de 1,2 metros, sete cortes curtos devem ser obtidos. O comprimento de cada um deles é de aproximadamente 16 cm O diâmetro das variedades de uvas de crescimento forte é de 7 a 12 mm, e nas variedades de tamanho médio – de 5 a 9 mm.
Na fase de seleção e preparação das mudas mais adequadas, a estratificação será a solução mais ideal. O material de plantio é primeiro ensopado por dois dias. Em seguida, transfira para sacos de polietileno e coloque em um local fresco e escuro. A cada cinco dias, é necessário umedecê-los com água, para não permitir a secagem. A fase de estratificação, neste caso, levará duas semanas.
O plantio de uvas com cortes curtos é realizado de acordo com o esquema:
- Preparação do local e fertilização;
- Divisão dos assentos. Com a ajuda do fio na estufa, faça uma faixa central (largura 130 cm) e lateral (160 cm). Entre as bandas é necessário deixar uma distância de cerca de meio metro. Estas serão as faixas. Então, usando um modelo especial, a marcação é feita. A distância entre as estacas em uma fileira é de 10 cm e entre as fileiras de 30 cm;
- Plantio de material de plantio. Plante a planta verticalmente (é permitido um ligeiro declive). Mergulhe a haste no chão para o olho superior.
- Após o plantio, todos os cortes são bem regados.
Particular atenção deve ser dada à rega. Um bom suprimento de água ajudará a acelerar o crescimento de brotos e contribuirá para a formação de mudas de valor integral.
Preparação e plantio de mudas lignificadas
Talvez, como propagar uvas com estacas lignificadas, todos os amantes de horticultura sabem. Sobre a preparação do material terá que cuidar da queda. O material de plantio ideal é a parte central da flecha da fruta ou broto, cortado em um nó de substituição. A preparação de cortes ocorre da seguinte maneira:
- A partir do ramo são removidos todos os enteados, folhas, antenas, brotos e os topos verdes.
- Estacas são cortadas, cada uma deve conter quatro rins.
- Os boletos são classificados de acordo com os tipos.
- Os pacotes assim obtidos são embebidos durante 24 horas em água limpa.
- Após um dia, as estacas devem ser condicionadas com 5% de sulfato de cobre e secas.
- Cachos embrulhados em sacos de plástico e guardados na cave.
Algumas semanas antes de plantar em copos ou garrafas de plástico, é necessário verificar a frescura dos cortes. Nesta fase, as estacas apodrecidas e secas são eliminadas.
Para a germinação do material de plantio, é melhor um grande copo de plástico, no fundo do qual é necessário fazer um trado com três furos. Então o copo é preenchido com uma mistura de terra, areia e húmus. Regue as mudas a cada dois dias com água morna.
Para uma compreensão mais detalhada deste processo na Internet, você pode encontrar um vídeo da reprodução de uvas por cortes verdes.