Estacas de rosasA reprodução de rosas por estaquia é considerada a maneira mais simples e acessível de produzir flores. É essa tecnologia que possibilita a obtenção de rosas enraizadas, que hoje são uma verdadeira raridade. O uso do método vegetativo de reprodução é muito popular entre os cultivadores de flores, uma vez que é muito fácil propagar rosas com estacas, além disso, um processo semelhante é distinguido por uma alta porcentagem de enraizamento bem-sucedido.

A principal vantagem das rosas de raízes radiculares é a sua durabilidade, alta adaptabilidade às condições de crescimento e características do solo. São estas rosas que não crescem em crescimento selvagem. Portanto, em regiões que são caracterizadas por condições climáticas difíceis, as preferências devem ser dadas às rosas da raiz.

Quando cortar rosas?

Antes de cultivar uma rosa de uma maçaneta é necessário decidir quando fazê-lo. O tempo ideal para a formação da plântula é considerado o período a partir do momento da formação de um broto completo e até que as pétalas sejam completamente retiradas da inflorescência. Se isso for feito antes, provavelmente a madeira do corte não será amadurecida. Em termos posteriores no ramo, começa o despertar de brotamento, e todas as substâncias plásticas não vão para a formação de raízes, mas para o seu desenvolvimento.

Estacas de podaQuanto à escolha da estação, então você pode cultivar rosas a partir de cortes a qualquer momento. Alguns produtores são aconselhados a dar preferência à propagação por estacas no outono, pois o enraizamento da haste da rosa após a poda de outono será muito mais fácil. Este fator é explicado pelo fato de que o arbusto está se preparando para o descanso de inverno e acumula nutrientes o máximo possível. Além disso, podando um arbusto do inverno, é possível escolher um material de plantio conveniente.

Related  Por que as folhas secas de begônia – razões e soluções

Preparação para rosas crescentes de estacas

Ao escolher um material de plantio, você precisa prestar atenção ao estado interno do caule, uma vez que será muito difícil propagar rosas com estacas grossas.

Os mais bem sucedidos são mudas, obtidas a partir de brotos não são muito grossos e não muito finos.

Estacas de rosas são realizadas na seguinte ordem:

  1. Tendo escolhido um talo apropriado, fazemos uma poda, tendo desviado do rim por 1,5 mm. O corte inferior deve ser ligeiramente inclinado.
  2. O corte superior é feito em linha reta, a 1 cm do rim.
  3. Todos os espigões e folhas no corte são removidos do corte inferior. Folhas na parte superior para encurtar um terço.
  4. Corte a parte superior com permanganato de potássio ou mergulhe na cera.
  5. Antes de enraizar a raiz da rosa, deve ficar cerca de um dia na água ou uma solução especial com a adição de uma droga para acelerar a formação das raízes.

Nesta etapa preparatória para a reprodução de estacas de rosas é terminado e vai diretamente ao seu plantio.

Como plantar uma rosa com uma alça?

Para plantar uma rosa com um recorte no chão, você terá que pegar uma área aberta com uma sombra leve que irá proteger a planta plantada nas horas mais quentes de queimaduras.

estacas de rosasSe houver muitos cortes, linhas especiais são formadas na cama.

Como um primer para o plantio, um substrato de nutrientes consistindo dos seguintes componentes pode ser usado:

  • solo turfoso (4 partes);
  • folha de terra (1 parte);
  • areia (1 parte);
  • húmus (você pode ter turfa não ácida 2 partes);
  • cinza de madeira (0,5 xícara).

Related  Variedades de abóbora com uma foto e descrição (parte 1)

A mistura resultante para adormecer nos sulcos preparados (até 15 cm) e lá plantar a rosa com uma alça. No topo da cama polvilhada com areia de rio limpa e peneirada (uma camada de até 2-3 cm) ou misturada com turfa 1: 1. As estacas são plantadas a uma profundidade de 2 cm a uma inclinação de 45 °. A distância entre eles deve ser de 3-6 cm, e a largura entre as linhas é de cerca de 8-10 cm.

Garrafas de 5 litros como estufaEm seguida, corte os cortes com uma solução forte de permanganato de potássio e cubra cada um com uma garrafa de plástico. Se possível, você pode instalar wireframes de fio de metal e envolvê-lo com um filme de polietileno. Essa mini-estufa permitirá que as rosas em crescimento a partir das aparas se tornem mais eficazes, uma vez que serão suficientemente resistentes e não permitirão que a água evapore muito rapidamente.

Cuidar das mudas de rosas

Com as mudas de rosas, um papel enorme é desempenhado pela umidade do ar e pelo regime de temperatura. Portanto, dentro de 2-3 semanas após o plantio das estacas, é necessário observar uma temperatura do ar de cerca de 20-25 ° C, o que tornará possível formar “calos” de radículas primárias mais rapidamente. A umidade média do ar deve estar dentro de 85%. Esta quantidade é facilmente mantida por pulverização frequente. É muito importante que as folhas das estacas estejam sempre molhadas. A rega nesta fase de desenvolvimento deve ser moderada, pois a planta em solo muito molhado começa a apodrecer.

Raízes primárias nas estacas começam a se formar no dia 13-15, e raízes completas aparecem depois de algumas semanas. Neste momento, as mudas jovens começam a ventilar com mais frequência, com pouca pulverização e água.

Related  Popular entre os moradores da casa de campo graus de melão

Mais cuidado para o jovem rosa

Raiz com raízesPara crescer com sucesso uma rosa a partir de estacas será necessário no futuro para encontrar as condições ideais para o jovem arbusto, como obtidos de forma flores semelhantes são muito exigentes sobre a qualidade do solo, condições climáticas, e fertilizantes.

Dicas que permitirão alguns anos para obter uma roseira florida:

  • Não se recomenda a plantação de uma rosa jovem em solos argilosos e pesados, bem como em locais onde a ocorrência de águas subterrâneas é muito próxima da superfície da terra (menos de 1 m).
  • Uma vez que o sistema radicular do jovem arbusto está no topo, eles exigem irrigação freqüente.
  • Plantio de mudas melhor em camas soltas, levantadas acima do solo. Este arranjo evitará a estagnação da água e aquecerá melhor o solo.
  • Periodicamente, o solo sob os arbustos jovens deve ser coberto com serragem ou palha cortada.
  • É muito importante não esquecer de alimentar rosas com fertilizantes, pois as plantas jovens precisam ganhar força para o inverno com segurança. Fertilizantes complexos na forma líquida são adequados para este propósito.

Rosas reprodutoras não são apenas uma satisfação moral à vista de um belo arbusto florido cultivado pelas próprias mãos, mas também uma oportunidade de preservar variedades valiosas em sua horta. E a presença de uma vasta experiência pode permitir que um hobby excitante se transforme em uma fonte adicional de renda.

Vídeo como propagar rosas cortando (matando)