Praticamente todos os sites de horticultura cultivam um arbusto de groselha preta. Amor a groselha, não só pelo seu sabor. Todo mundo sabe sobre sua utilidade e riqueza únicas com a vitamina C, mas nem todo mundo sabe como propagar a groselha com estacas. O mais famoso e simples método de reprodução da groselha preta é um método de propagação por estacas. Embora este método seja bastante simples, requer algum conhecimento e habilidade.
Reprodução de groselha no outono
Para cultivar o seu próprio arbusto de groselha saudável e frutífero, você precisa saber como plantar adequadamente as estacas de groselha ou o método de divisão do mato. Mais detalhes sobre o plantio de mudas de groselha.
A melhor época para reprodução de estacas de groselha – outubro. No outono, estacas plantadas e invernadas, usando água descongelada na primavera para o crescimento de raízes, são bem enraizadas e podem crescer. No entanto, no inverno, sob a influência da geada, as mudas podem ser deslocadas da terra, e elas precisam ser ajustadas manualmente na primavera. A saída desta situação é plantar as estacas em uma posição próxima à horizontal.
Primeiro, brotos lignificados de um ano são preparados. Eles não devem ser mais finos que 7 mm e suficientemente desenvolvidos. Os brotos são cortados com uma faca afiada em pedaços com um comprimento de 20 cm, o topo é cortado sobre o rim em um ângulo reto, e o inferior é cortado sob o rim, obliquamente.
Para estacas, o estimulante mais simples na forma de água é usado. Cortar com um podador afiado, atira, baixou na água. Então eles são mantidos na água por uma semana. A água precisa ser trocada algumas vezes. A temperatura na sala deve ser confortável – +20 C. Estacas embebidas são bem enraizadas e enraizar.
Outras mudas de groselha são produzidas de duas maneiras:
- em recipientes preparados;
- no campo aberto.
No primeiro método é necessário preparar os tanques para o plantio. Material muito conveniente para isso são vidros transparentes de plástico ou garrafas de plástico de um litro e meio. Garrafas são cortadas do pescoço, perfuradas no fundo dos orifícios de drenagem e cobertas com o solo preparado. Plante os cortes em um recipiente, compacte o solo e derrame-o com água.
Os recipientes com as mudas são transferidos para os peitoris das janelas e são atendidos até a primavera. Não secar ou humedecer o solo. Flores e ovários, que durante esse período podem aparecer, são impiedosamente removidos para evitar que a planta se solte.
Quanto ao segundo método, consiste no seguinte. Antes do início da propagação, é necessário preparar um terreno fértil e solto, adicionando composto ou estrume a ele. O site é cavado, nivelado, torrões são quebrados. As estacas de passas de Corinto são mais corretas no outono, como os rins neste tempo entram em um estado do resto.
As estacas são plantadas em uma ou duas linhas em linhas em um cordão, colando 40 cm nos corredores, 20 cm entre as linhas e 15 cm entre as próprias plantas.
É desejável plantar estacas obliquamente. Apenas dois rins permanecem na superfície. Em seguida, o solo é bem derramado com água, coberto com turfa, palha, húmus, camada espessa de até 5 cm, e pode ser substituído por um filme escuro ou transparente.
Uma característica deste tipo de cortes de groselha, é que o filme espalhado no chão é perfurado em intervalos regulares e as estacas são plantadas nos buracos acabados.
Reprodução de groselha no verão
Estacas de groselha no verão também são uma maneira muito produtiva de reprodução de groselha. Mas isso exigirá trabalho adicional para organizar uma estufa ou uma estufa.
Ao reproduzir a groselha no verão, brotos de um ano de idade crescem durante a estação, exatamente no momento em que passa de um estado verde suave para um estado lignificado. Esta brotação é considerada madura para propagação, quando retém alguma flexibilidade, mas quebra quando se dobra. O tempo de corte ideal para cortes é julho-agosto.
Você pode começar a colher estacas no verão somente de manhã – em clima quente, nublado – durante todo o dia. Os cortes que são cortados dos topos dos galhos são muito mais viáveis.
As estacas estão bem preservadas se forem embrulhadas em um pano grosso molhado. Corte os galhos em cortes de 8-12 centímetros, deixando-os em 3-4 folhas, cortando ou encurtando as duas folhas inferiores. O corte inferior da parte aérea é cortado obliquamente e o corte superior é cortado em ângulo reto.
Para um enraizamento mais efetivo, as estacas são colocadas em uma solução de heteroauxina (10 mg por 1 litro) por dia e cobertas com um pano úmido.
Em seguida, você precisa preparar o local de pouso. Estufas e focos são preparados com antecedência. Primeiro, o solo é rolado e nivelado, uma camada de areia grossa e turfa é empilhada em cima. O solo está bem derramado.
As estacas são enterradas no solo por 2 cm, aderindo à distância entre as plantas 5 cm e 8 cm – entre as fileiras. De novo, derramou o solo, não permitindo a retirada de estacas do solo, coberto com um revestimento de filme e pritenyayut.
Cuidado de estacas
O cuidado adequado é de grande importância para a maior sobrevivência das estacas. Consiste em manter alta umidade e temperatura confortável. Nas primeiras semanas, as estacas 3-4 vezes ao dia são pulverizadas. A temperatura ideal durante o dia é de 25ºC, à noite – 16ºC. Se a temperatura sob o abrigo aumentar, o ventilador é ventilado. Normalmente, após três semanas, as estacas aparecem como raízes, diminuem a rega e as plantas são alimentadas.
Estacas gradualmente plantadas devem ser endurecidas! Para isso, os abrigos são ventilados e, no devido tempo, completamente limpos.
O material de plantio para o próximo ano na primavera se transforma em brotos de comprimento total, que na primavera já estão plantados em outro local ou em um local permanente. E no outono deles crescem arbustos fortes.
Vídeo: reprodução de groselha preta por estacas