As batatas são uma planta favorita de muitos residentes de verão. Novas formas de crescimento permitem simplificar o trabalho do jardineiro e não perder na colheita. A tecnologia moderna de cultivo de batatas mais como arte, que não é difícil de dominar. Então, vamos falar sobre batatas, plantando e cuidando delas em campo aberto.
Trabalho preparatório antes de plantar batatas
Parece, o jardineiro não sabe como cultivar batatas? No entanto, para obter boas colheitas pouco para cavar batatas no solo, você precisa aprender mais algumas regras para cuidar da planta. A qualidade dos tubérculos, a variedade e a preparação do solo e do material de plantio dependerão da colheita. Portanto, é necessário realizar alguns procedimentos adicionais antes do plantio:
- Antes de plantar batatas, o material de plantio é útil para a descontaminação.
- O trabalho preliminar é realizado no lote para as batatas.
- Para um crescimento mais ativo de raízes e brotos, cortes adicionais são feitos em todo o tubérculo da batata.
Descontaminação e maquilhagem. Os tubérculos de batata são desinfetados com permanganato de potássio, ácido bórico ou infusão de alho. Isso pode servir como um estimulante para o crescimento de brotos saudáveis e protegerá ainda mais a planta contra pragas. Como isso é feito melhor? Uma de duas maneiras: imersão (o suficiente será de 2 horas) ou pulverização.
A pulverização de batatas é feita apenas quando não há brotos nos tubérculos!
Você pode comprar soluções especiais na loja, mas também pode fazê-las. Aqui estão algumas receitas:
- tomar 10 g de ácido bórico, 50 gramas de ureia e superfosfato, 1 g de permanganato de potássio e 5 g de sulfato de cobre;
- 10 litros de água misturada com rastolchennym quilograma de alho (esta solução é adequada para pulverização e imersão);
- meio grama de manganês misturado com 5 g de sulfato de cobre e 15 g de ácido bórico. Tudo isso despeje água (10 litros).
Preparação do solo. Os principais requisitos para a qualidade do solo na área onde a batata crescerá são a permeabilidade ao ar e a soltura. Antes de plantar batatas, a terra é tratada duas vezes:
- No outono, cavando o jardim com a introdução do estrume no passado.
- Na primavera, selando uma mistura de turfa e areia no solo, a uma taxa de 10 kg por 1 km2. m.
Bloqueio tubérculo. Existem vários tipos de entalhes:
- Transversalmente. Incisão profunda, não cortando apenas 1-1,5 cm até o final do tubérculo.
- Por diâmetro. Esse tipo de incisão também é chamado de estimulante, pode ser diagonal ou vertical. Superficial, apenas 0,5-1 cm.
Graças a esses entalhes, os brotos que normalmente “dormem” começam a se desenvolver ativamente. Será suficiente por um mês manter as batatas cortadas a uma temperatura de 16-18 graus, de modo que raízes e brotos fortes e uniformemente desenvolvidos apareçam.
Formas de plantar batatas
Existem várias maneiras de plantar batatas:
- trincheira;
- suave;
- pente-like.
Trincheira. Este método é ótimo para um clima quente, desde que o solo seja leve, arenoso e não contenha umidade. Neste caso, as trincheiras são corretamente cavadas para batatas, com 10 a 15 cm de profundidade, com uma distância de 70 cm entre elas, sendo os tubérculos dispostos de acordo com seu tamanho: grandes a cada 40 cm, pequenos – 30-35.
Às vezes, para esse tipo de plantio, os residentes de verão preparam pequenas rovikas com antecedência, mesmo no outono (esse método exclui a escavação de outono da terra). Tendo cavado trincheiras apenas a uma profundidade de 5-10 cm, elas fazem uma espécie de “travesseiro” de material orgânico: palha ou outros resíduos de plantas com estrume encharcado, e tudo isso é coberto com terra. Na primavera, essas batatas podem ser plantadas mais cedo do que o normal, porque os orgânicos em decomposição aquecem o solo mais rapidamente.
Suave. Para este tipo de plantio, é necessário apenas levantar uma camada de terra, colocar um tubérculo de batatas para cima e polvilhar com o solo. Este método simples é uma excelente solução para áreas bem iluminadas, sem estagnação da água. Os “buracos” peculiares são feitos a uma distância de 60 a 70 cm a uma profundidade de meio litro de pá. O pouso é feito em duas linhas, em ordem escalonada. Isso facilitará o cultivo entre fileiras de batatas no futuro, quando os brotos aparecerão.
Pente. Se o solo no local for “pesado”, encharcado, esse método é adequado. A uma distância de 70 cm um do outro, são feitas cristas de 10 a 15 cm de altura e os tubérculos de batata são plantados a uma distância de 30 cm. Isso ajuda o excesso de umidade a se desgastar rapidamente.
Regras básicas para o plantio de batatas:
- É costume plantar batatas nos primeiros dias de maio.
- O local deve estar ensolarado, sem estagnação da água.
- A direção dos cumes de plantação é do norte, para o sul; isso dará uma oportunidade para iluminar e aquecer uniformemente fileiras com batatas.
O método e o esquema de plantio são selecionados a partir do cálculo de condições específicas sob as quais a planta se desenvolve confortavelmente e frutifica. Então, é muito mais conveniente cuidar do plantio, e resultados mais significativos são obtidos.
Cuidado adequado de batatas após o plantio
Batatas brotadas por todas as regras dão brotos mais saudáveis. Mas não está descartado que a planta precise de mais cuidado. Cuidar das batatas após o plantio envolve várias etapas:
- rega;
- hilling;
- fertilizante;
- proteção.
Rega
A rega é um dos fatores importantes que afetam o rendimento das batatas. Se o verão não é árido, então é suficiente gastar 3 regas. Mas isso deve ser feito corretamente e no prazo. Não há necessidade de regar imediatamente após o plantio, uma vez que a terra ainda contém umidade da primavera. Mas, quando os topos começam a crescer ativamente, e isso ocorre em meio mês após a emergência, a planta está em extrema necessidade de umidade adicional.
O processo de floração das batatas mostra que a formação de tubérculos começou, o que significa que é hora de regar novamente. A terceira rega dependerá de quanto o solo secou. Se estiver duro, não amassa bem na mão, e a uma profundidade de 6 ou mais centímetros é seco, portanto, precisa de umedecimento. No dia seguinte ou em dias alternados, dependendo da secagem do solo, é necessário soltar o solo. Ou é possível espalhar a cobertura sobre a terra úmida, o que também contribui para a preservação da umidade no solo.
O que escolher? Método de irrigação por aspersão ou gotejamento? Muitos residentes de verão vêem a vantagem de cada tipo de irrigação. Por exemplo, se é possível instalar aspersores por um dia ou mais, é como substituir uma leve chuva, quando não apenas o solo é umedecido, mas também remove a poeira dos folhetos e caules. Com a irrigação por gotejamento, mais água irá sob o mato.
Hilling
O processamento entre fileiras de batatas é muito importante. Ele pode proteger as plantas jovens de possíveis geadas, remover as ervas daninhas, garantir o acúmulo de umidade e o fluxo de ar para as raízes, estimulará o crescimento de massa e raízes verdes. Acontece que a matança – esta é uma parte importante do cuidado com a planta, porque o rendimento depende diretamente dela. O primeiro afrouxamento entre as filas pode ser realizado imediatamente, à medida que aparecem novos rebentos de batata. No futuro, você precisa fazer colinas toda vez após a chuva ou a rega e antes de florescer.
Existem várias formas de mecanização: motoblock e manual: chopper, hiller, flat cutter.
Fertilizante
A batata reage bem ao molho misto, fertilizantes orgânicos e minerais. Você pode até plantar batatas, adicionando cinzas ou nitrofos (1 colher de sopa por poço).
Batatas são recomendadas para a temporada para alimentar três vezes. A primeira vez que isso é feito, quando os topos ainda estão jovens e em desenvolvimento. Para fazer isso, em um balde de água (10 litros) dilua 1 colher de sopa. uréia. Ou eles fazem um verbasco semilíquido. No mato, pelo menos, 0,5 litros de qualquer das soluções. Fertilize somente após a chuva ou a rega.
O segundo curativo obrigatório durante a brotação é projetado para acelerar o processo de floração. Para isso, um balde de água requer 3 colheres de sopa. colheres de cinzas e 1 colher de sopa. colheres de sulfato de potássio.
Para cobertura de batatas durante a floração, superfosfato em grânulos é perfeito. Graças a este fertilizante, desenvolve-se um sistema radicular sólido, a formação de tubérculos é acelerada (são necessários um copo de verbasco semilíquido e 2 colheres de sopa de superfosfato por 10 litros de água).
Proteção
A cinza não só fertiliza, mas também protege perfeitamente os arbustos de batata de apodrecer no tempo úmido. Portanto, não é apenas possível regar plantas com uma solução de cinzas, mas também cortar as partes superiores dela. O mesmo método ajuda a lutar e com o inimigo mais importante de batatas – o besouro de Colorado.
Cebolas naturais são amplamente utilizadas e casca de cebola. Ele pode ser adicionado aos poços quando as batatas são plantadas e para cobrir as plantações com elas, espalhando-as pelas plantas. Plantar em batatas ou em torno de suas leguminosas, calêndula ou mostarda, ajudará a proteger as safras de raiz de wireworm.
De mácula tardia ajudará a infusão de alho. 200gr de alho esmagado, adicione um pouco de água e deixe fermentar por 2 dias. Em seguida, misture esta infusão com 10 litros de água e você pode tratar as plantas. Isto deve ser feito 2-3 vezes com um intervalo de 10 dias.
Existem outros meios para proteger as batatas de doenças e pragas. Por exemplo, a colheita mecânica do besouro do Colorado e suas larvas, ou preparações químicas.
Colheita
Provavelmente, o mais agradável é ver os frutos do seu próprio trabalho. Essa é a colheita de batatas mais do que avaliação objetiva, é uma oportunidade para aprender as lições que serão úteis para o plantio seguinte de batatas.
Dicas para cultivar batatas no campo aberto
- Para o plantio, apenas tubérculos saudáveis são selecionados.
- Pelo menos 10 dias antes do plantio, o material de plantio é transferido para um local quente.
- Batatas de plantas devem necessariamente ser aquecidas a 8˚ ou mais, solo.
- A rega deve ser feita apenas à noite, para que a umidade nas folhas possa secar pela manhã.
- Afrouxamento do solo após a rega deve ser realizado o mais rapidamente possível.
- A quebra do solo a uma distância de 15 cm é um método que permite que a folhagem após a floração não se desenvolva. Em seguida, o arbusto de batata concentra toda a sua força nas culturas de raízes.
- Rega pára 3-4 semanas antes da colheita.
Veja como plantar batatas adequadamente, veja o vídeo.