Para os horticultores europeus, a cereja de feltro é conhecida desde 1870, quando essa bela planta foi trazida da China para as Ilhas Britânicas, e depois para o Novo Mundo. A cultura imediatamente interessou os jardineiros com versatilidade, crescimento rápido e o fato de que plantar, crescer, podar e cuidar de uma cereja de feltro eram fáceis e não onerosos.
A área natural da fruticultura abrange muitas áreas da China, incluindo o Tibete, bem como a Mongólia, a Península da Coreia e parte das províncias da Índia. Portanto, a cereja incomum, que de acordo com a classificação moderna ainda é conhecida como ameixa, é chamada de chinesa anã ou montanhosa, coreana, manchu, xangai ou nanquim.
Descrição e características do cultivo de cerejas de feltro
Cereja de feltro é nomeada devido à pilha, especialmente densamente cobrindo o lado de trás da folhagem e na forma de pêlos separados ocorrendo em sua face, em rebentos jovens, pecíolos e até mesmo em bagas.
Arbusto de frutas com uma casca castanha-cobre, às vezes mais escura, quase preta em altura não exceda 1-3 metros. Os galhos são cobertos por folhas verdes de dentes ovais, com ponta pontiaguda de 2 a 7 m de comprimento, dependendo da variedade e da idade da planta. Eles são fortemente ondulados e assentam em pecíolos curtos e quase imperceptíveis. Na primavera, a cereja de feltro é coberta por uma nuvem de flores brancas ou rosas que se abrem antes da aparência maciça da folhagem.
As frutas resultantes lembram cerejas tradicionais, mas são ligeiramente menores.
O interesse de hoje pela cultura é bastante compreensível:
- As cerejas frutíferas são responsáveis pela primeira metade do verão, quando na outra pedra os ovários só são formados.
- Os frutos desta cultura asiática devido ao menor teor de ácidos doces bagas variedades comuns de cereja habitual e utilizados com sucesso na forma fresca, como matéria-prima para a geléia, suco e vinho caseiro, adicionado ao marinadas e picles.
- Plantar cereja de feltro com cuidado apropriado e poda se torna uma cerca bonita.
- As plantas adaptam-se facilmente às condições do cinturão do meio, são resistentes à seca, resistentes ao frio.
Portanto, cultivar e cuidar de uma cereja de feltro não requer muito tempo e conhecimento, mesmo para jardineiros iniciantes.
Plantando e cuidando de uma cereja de feltro
Cereja de feltro não é exigente para a composição e fertilidade do solo, mas se sente melhor em solos leves e bem penetrantes e umidade com reação neutra. Se o local for planejado para plantar esta safra, você precisa pegar um local ensolarado, abrigado do local do vento, onde o sistema radicular da planta não será ameaçado por águas subterrâneas próximas ou estagnação de chuva e água derretida. É especialmente importante que o local de plantação da cereja de feltro não esteja na zona de risco na primavera com a massa derretida da neve.
Cereja de feltro é considerada auto-fertilizada, por isso, na planta são plantadas várias plantas de diferentes variedades.
Com bom cuidado e polinização, um arbusto adulto ou uma árvore em miniatura desta cultura pode dar até 8-12 kg de bagas doces, que preenchem completamente os ramos. Os melhores rendimentos são observados nas plantas plantadas a uma certa distância umas das outras. A cólica interfere no trabalho dos polinizadores de insetos, levando à densidade excessiva e ao risco de desenvolvimento da doença.
As cerejas de plantio sentiam-se no outono, escolhendo o tempo para que as plantas tivessem tempo de se aclimatar. Se as mudas de cereja são compradas muito tarde, elas podem passar o inverno e esperar a primavera em um porão fresco. Neste caso, as raízes são melhor misturadas em um recipiente e polvilhadas com o solo. Na primavera, as mudas de cereja são transferidas para o solo antes que os botões inchem. Antes do plantio, o sistema radicular é cuidadosamente inspecionado, as partes secas ou danificadas são removidas.
Anuários ou bienais são plantados a uma distância de 1,5 a 3 metros um do outro. Poços de plantação com uma profundidade de pelo menos 50 e uma largura de 60 cm são organizados com antecedência. Se necessário, o solo é desoxidado, fertilizantes minerais e orgânicos são introduzidos no solo. O metro cúbico de mistura de solo deve ter:
- 25-30 gramas de fertilizantes potássicos;
- 55-60 gramas de fósforo;
- de 6 a 10 kg de húmus ou estrume bem reparado.
É importante não escorregar o colo do útero, senão a susceptibilidade a um excesso de umidade irá inevitavelmente apodrecer, o mato cresce mal ou pode morrer completamente.
Quando os furos de aterragem são cobertos, o solo precisa ser suavemente compactado, os arbustos são regados e, em seguida, a superfície do solo abaixo deles é polvilhada com cobertura morta.
Cuidado de uma cereja de feltro ao crescer em uma conspiração privada
Arbustos de frutas, especialmente nos primeiros anos de vida, precisam de atenção e cuidados competentes. Portanto, o solo sob as mudas cereja cereja é necessário:
- liberação oportuna de ervas daninhas, puxando-se nutrientes e umidade;
- soltar, proporcionando arejamento do solo e acesso ao sistema radicular de água e ar;
- humedecer, especialmente durante o período de vegetação ativa.
Com bons cuidados, logo após o plantio, a cereja de feltro começa a dar frutos, aumentando anualmente os rendimentos esperados desde há muito tempo:
- Estacas enxertadas formam ovários para o próximo ano
- Mudas verdes de cerejas de feltro dão as primeiras bagas dois anos após o plantio.
- As mudas são cobertas de flores pelo quarto ano de vida.
A casca das bagas é bastante fina e, embora a fruta madura possa permanecer nos ramos durante muito tempo, não vale a pena usar. Depois de um tempo, as bagas desvanecem-se rapidamente e, no tempo húmido, podem apodrecer.
Em casa, a cereja de feltro serve para a preparação de geleia e geléia, suco e geleia, vinho e licor. Berry, rico em vitaminas e outras substâncias benéficas, tem um gosto maravilhoso de sobremesa e é amado por adultos e crianças.
Quando o cultivo de cereja cereja no cuidado dele inclui a proteção de plantas de pragas e doenças de culturas frutíferas. É necessário cuidado aqui, já que é fácil queimar folhagens e brotos jovens com mais ternura do que nas lavouras relacionadas. As bagas nos ramos amadurecem quase ao mesmo tempo, e é por isso que durante a sua formação em massa as plantas gastam muita energia e precisam de alimentação regular. É realizado por analogia com o fertilizante de uma cereja normal.
Outra medida obrigatória de cuidado ao cultivar uma cereja de feltro, em uma foto, é a poda de arbustos ou pequenas árvores que crescem rapidamente e são propensas à densidade excessiva da copa.
Poda de uma cereja de feltro
Entre as colheitas de frutas, a cereja de feltro mais do que o restante necessita de formação normal regular de copa e poda sanitária. Caso contrário, os disparos laterais crescentes bloqueiam o acesso ao interior da coroa de ar, luz e insetos que produzem polinização. Mas em tais condições, pragas, curvas patogênicas, os liquens se sentem ótimos. O rendimento diminui e o arbusto pode eventualmente morrer.
Cereja cereja poda, como na foto, é melhor levar no início da primavera, quando os botões ainda não despertaram nas plantas e o movimento de sucos não foi iniciado. Neste caso, todas as forças da planta são direcionadas ao seu crescimento, floração ativa e formação de grandes frutos silvestres.
A formação do mato começa com o primeiro ano de vida, o que permite em 2-3 anos obter uma coroa forte equilibrada, pronta para produzir rendimentos significativos.
O procedimento prevê o corte:
- ramos laterais dirigidos profundamente na coroa;
- fraco, congelado ou seco durante as sessões de invernada;
- ramos antigos que já não participam da frutificação e não têm um incremento de um ano;
- número excessivo de ramos, para suportar a frutificação da qual a cereja será difícil.
A poda de uma cereja adulta cereja é realizada de forma a não deixar mais de 12 brotos fortes. Uma vez que a cultura principal é feita em ramos anuais, a fim de rejuvenescer plantas com idade superior a 8-10 anos, estas são submetidas a podas mais severas, cortando e substituindo gradualmente velhos ramos esqueléticos por novos rebentos.
Se na poda de primavera de uma cereja de feltro não se executou, executa-se no outono. Ao mesmo tempo, preste atenção ao novo crescimento. O outono quente provoca um aumento no crescimento de novos brotos, que não estão prontos para o inverno e congelamento. Portanto, galhos de um ano de idade maiores que 60 cm são melhor cortados em um terço. Além disso, em outono, o saneamento de arbustos de fruta é necessário. De debaixo das copas remova as folhas caídas, remova o murcho e danificado por brotos de pragas. Resíduos vegetais e ramos cortados são queimados, grandes seções com um diâmetro de mais de 2 cm são tratadas com verniz de jardim.
Reprodução de cerejas de feltro
Você pode obter novas plantas de cereja de feltro nas condições de uma área de campo de várias maneiras. É mais simples e rápido obter mudas de estacas verdes enraizadas. A única desvantagem é o risco de deterioração do pescoço da raiz de tais plantas após o inverno.
Os ramos lignificados formam raízes muito piores, e os brotos viáveis de uma cereja de feltro só podem obter-se deles em uma estufa com a umidade constantemente alta.
A cultura também é multiplicada por camadas, enraizando o jovem rebento no solo, e os entusiastas podem começar a cultivar e cuidar de uma cereja de feltro obtida das sementes. Nesse caso, as características varietais iniciais nem sempre podem ser preservadas, mas o método abre amplas possibilidades para experimentos com seleção. Cereja de feltro pode ser cruzada com ameixa de cereja, damasco e alguns tipos de ameixa. No entanto, as mudas dessas culturas podem ser plantadas com cereja ou um pouco de olho.