Todo jardineiro quer ver seu jardim saudável, bonito e abundantemente frutífero. A chave para um bom crescimento, floração exuberante e colheita são as árvores frutíferas corretamente plantadas na primavera.
Infelizmente, nem sempre o proprietário do site é responsável por este procedimento, escolhendo o primeiro lugar para a árvore, de alguma forma, organizando o poço de plantio ou colocando as mudas com muita freqüência, não levando em conta sua expansão. Aguarde pela frutificação e uma boa colheita neste caso não é necessária. Como e quando plantar mudas de árvores frutíferas na primavera? Há algum segredo que permita às plantas criar raízes mais rapidamente e começar a crescer?
O momento do plantio de árvores frutíferas na primavera
Primeiro de tudo, é necessário especificar o tempo de plantio. Na literatura, muitas vezes é apontado que o plantio de árvores é preferido para árvores de outono, mas deve-se ter em mente que esta recomendação se aplica às regiões do sul.
Nas condições de um outono longo e quente, as árvores e os arbustos resistentes ao inverno conseguem se aclimatar e criar raízes, tolerando bastante bem o inverno e começando a crescer a partir do início da primavera. Ao norte da área do jardim, maior o risco de congelamento da árvore.
Portanto, o plantio de árvores frutíferas na primavera é mais freqüentemente realizado nas regiões do norte. Ao mesmo tempo, é possível conservar as mudas até mesmo das culturas mais termofílicas, e também transferir com sucesso as plantas com um sistema radicular aberto para o solo. É verdade que esse pouso tem um recurso. Deve ser realizado o mais cedo possível, para que a muda inicie sua estação de crescimento no solo no local de residência permanente. Ainda “dormindo” árvores não são sensíveis ao sol ativo e possíveis geadas.
Quando a primavera planta árvores frutíferas e arbustos, que já apareceu folhagem? De fato, hoje, nas vendas de primavera, você pode comprar plantações com brotos já abertos e até folhas. Espere por tais arbustos e árvores não podem. Mas é melhor deixá-los:
- no início do calor estável, quando não há perigo, especialmente à noite, de congelamento das brotações e do sistema radicular;
- em tempo nublado, quando há menos risco de queimaduras solares nos rins e folhagem, não acostumados ao sol direto.
Datas específicas para o plantio de mudas de árvores e mudas arbóreas da primavera dependem das características climáticas e climáticas da região, composição do solo e localização do local. Por via de regra, o degelo é menos ativo nas planícies, o solo seca pior, o que adia o plantio.
Seja qual for o tempo para o plantio de mudas de árvores frutíferas na primavera, a preparação para o trabalho começa no outono, escolhendo um local para as plantas com antecedência e preparando os buracos para o plantio.
O esquema de plantação de árvores frutíferas e arbustos no local
Procurando um lugar para o futuro jardim de frutas, deve ser lembrado que para as plantas é extremamente importante não só a fertilidade do solo e rega, mas também a iluminação. Para plantas jovens, o local é selecionado de tal forma que as mudas são mantidas na luz por pelo menos meio dia. Ao mesmo tempo, as árvores frágeis precisam fornecer proteção contra o vento frio.
Para a aclimatação rápida, é aconselhável plantar frutíferas à medida que crescem no viveiro. Determine a orientação da árvore nos lados do mundo pode ser, a partir dos dois anos de idade ao longo do comprimento dos rebentos laterais. No lado sul, eles tendem a ser melhor desenvolvidos do que do norte.
Mas como plantar uma muda de árvore de fruta na primavera se uma planta de três anos velho ou mais com uma coroa assimétrica é trazida do berçário? Nesse caso, é mais útil implantá-lo para que os galhos curtos olhem para o sul. Em alguns anos, levando-se em conta o acabamento corretivo, a coroa ficará uniforme e regular.
Dominando um novo local, os residentes de verão iniciantes muitas vezes cometem um erro grave. Ao plantar na primavera de árvores frutíferas, eles não levam em conta que a altura, a largura da copa e as características da tecnologia agrícola nas espécies plantadas podem ser muito diferentes. O jardim jovem parece bem arrumado e cresce amigavelmente, mas depois de alguns anos descobre-se que a grande pêra ofuscou completamente as macieiras em forma de coluna, e os arbustos de bagas não são visíveis sob as copas das cerejeiras.
Mesmo no estágio de planejamento, um arranjo exato da árvore é determinado. A partir deste plano, dependerá subsequentemente da saúde das plantas e do rendimento que elas produzem.
Como determinar quando plantar a distância mínima entre árvores frutíferas?
Medindo a distância entre as mudas, elas são guiadas pela altura total das árvores adultas vizinhas. Por exemplo, uma cereja frutífera atinge uma altura de três metros, portanto, entre árvores adjacentes da mesma espécie e variedade deve ter pelo menos seis metros. Isso criará todas as condições para o desenvolvimento, como resultado:
- as copas das árvores crescidas não serão bloqueadas e não se obscurecerão;
- nada impedirá a polinização das árvores floridas, o crescimento e o derrame de frutos;
- muito mais fácil cuidar da colheita e da colheita.
Além disso, com o plantio de árvores frutíferas e arbustos no local, o risco de infecção do jardim com infecções fúngicas e danos causados por insetos é seriamente reduzido.
Como plantar mudas de árvores frutíferas na primavera?
Não é suficiente obter material de plantio de qualidade. Qualquer muda pode morrer se a preparação para o plantio for realizada “através das mangas”. O plantio de árvores frutíferas planejadas para a primavera pressupõe que as covas sob elas serão colocadas no outono. Se isso não puder ser feito, e a pá for levada para uma mola na primavera, então, a partir do momento em que ela for colocada antes que a raiz da árvore entre nela, ela deve levar pelo menos duas semanas.
Macieiras, pêras, ameixas e outras culturas de pedras, com dois ou três anos de idade, diferem pouco em tamanho, por isso cavam uma cova de pelo menos 80 cm de diâmetro e da mesma profundidade. Ao plantar uma planta com um sistema radicular fechado, é conveniente focar no tamanho do recipiente, tornando o buraco 15-20 cm mais largo e mais profundo.
Para prender o novo habitante do jardim ao fundo do poço, um suporte sólido é imediatamente acionado, o que ajudará a planta a manter sua verticalidade nos próximos anos.
Curiosamente, cuidar de uma árvore frutífera não começa após o plantio, mas antes de fertilizar e preparar o solo no qual a muda irá cair. Desde o outono, o esterco fresco pode ser adicionado ao poço, que será usado no inverno e não terá um efeito de queimação nas raízes. Se o solo do local for muito ácido, ele é cal ou misturado com a farinha de dolomita. Se necessário, o solo excessivamente denso é misturado com areia, e terra preta fértil é adicionada ao limo arenoso.
HPara garantir que durante o plantio na primavera o rebento da fruteira não entre em contato com o esterco aplicado ou com materiais granulados, uma camada de fertilizante é aspergida com uma pequena quantidade de solo fértil.
Como plantar árvores frutíferas nos poços preparados na primavera? Execução passo a passo:
- As raízes das plantas com um sistema radicular aberto se espalham, se necessário, embebidas durante a noite, para restaurar as áreas murchas do tônus.
- No cone do solo fértil, a muda é colocada de modo que as raízes fiquem livremente localizadas no abismo, e o pescoço da raiz fica cinco centímetros acima da superfície do solo. Você pode verificar a instalação correta das mudas com uma pá.
- A árvore é polvilhada com terra, não permitindo o vazio entre as raízes e sob o tronco.
Plantar uma muda com um sistema radicular fechado é muito mais fácil. Você só precisa colocar a terra umedecida no poço, verificar o nível do pescoço e despejar o vazio do substrato. No final do procedimento, as árvores e arbustos jovens devem ser regados.
A autocompreensão das sutilezas do processo ajudará o vídeo sobre o plantio de mudas de árvores frutíferas na primavera. Uma atitude atenta às necessidades da planta e uma preparação cuidadosa tornar-se-á uma garantia de que os conhecimentos teóricos obtidos serão úteis na prática.