Muitos jardineiros nem sequer pensam na possibilidade de obter sementes a partir de sementes. De fato, morangos de jardim – uma planta que em si e com persistência invejável se preocupa com o material de plantio. O aldeão tem que vigiar para garantir que as plantas jovens não amontoem demais os arbustos-mãe de frutificação, separem as lojas das filhas e formem novas plantações de morangos ou morangos no local.
Mas uma idéia tão tradicional não é mais relevante, à medida que variedades sempre crescentes aparecem, multiplicando-se apenas pela divisão do mato ou das sementes. Um exemplo disso pode servir como variedades de reparo. E se amigos ou vizinhos não têm uma planta na dacha de que gostam, plantar morangos com sementes é inevitável e os problemas e sucessos associados a ela são inevitáveis.
Seleção de material para semear
A primeira tarefa que o proprietário de verão enfrenta é a seleção de material de semente.
- Com a ajuda das sementes oferecidas pelas empresas produtoras, é possível obter plantas das mais novas e produtivas variedades ou híbridos, como morangos de grande porte e morangos remanescentes. Essas mudas de sementes não estão infectadas com quaisquer doenças ou pragas e necessariamente confirmam a qualidade declarada pelo fabricante.
- Se, no entanto, para o plantio de morangos com sementes em mudas seu próprio material for usado, é importante que o aldeão saiba dois pontos. A coleta de sementes é apenas de plantas varietais, porque os híbridos não transmitem suas qualidades à prole. Sementes de sua própria coleção costumam ter melhor germinação e resistência do que as compradas.
Tempo de semeadura para o plantio de morangos na primavera
A fim de obter uma jovem em um lugar permanente na primavera, é necessário semear os morangos em fevereiro, março ou até mesmo antes, se a iluminação adicional é fornecida para plantações de morango. Sementes colhidas no solo em maio ou junho darão mudas que podem ser usadas para frutos de inverno na estufa. Caso contrário, as mudas terão que hibernar em contêineres ou vasos.
Pré-germinação para plantio de morangos com sementes
As sementes de morango, seja uma planta de frutos grandes ou morangos alpinos, crescem por muito tempo e muitas vezes causam preocupação ao produtor. É possível acelerar o processo, pré-embebendo o inóculo por 2-3 dias em água macia e descongelada.
- Para garantir que pequenas sementes não sejam perdidas, elas devem ser colocadas em um disco de algodão ou papel de filtro e, em seguida, colocadas em um recipiente raso de água.
- Com as sementes inchadas, o excesso de umidade é drenado, o recipiente é coberto com um filme, vidro ou plástico e colocado em um local quente. Já neste momento luz suficiente é importante para as culturas. Até que os brotos se tornem visíveis, a água é adicionada sob o filme, evitando a secagem ou o desenvolvimento do molde.
Transfira para o chão as sementes minúsculas mais conveniente correspondência ou palito. Isso aumentará a precisão do plantio de morangos e não danificará os brotos emergentes.
Preparação do solo para o plantio de sementes de morango para mudas
O solo dos morangos deve ser bastante solto e nutritivo. A composição da mistura do solo inclui:
- uma parte da qualidade, descascada de inclusões grosseiras de turfa;
- duas partes do solo da relva;
- uma parte da areia do rio puro.
No solo adicionar um complexo de fertilizantes minerais ou cinza peneirada com o estrume.
Para excluir a infecção das plântulas com qualquer infecção ou dano às pragas que permanecem no solo, até que o morango seja plantado com sementes, o solo é vaporizado por meia hora e deixado em repouso por três semanas.
Semeando morangos
Existem várias opções para semear sementes de morango, mas a regra principal é apenas uma. Não permita a penetração de pequenas sementes no solo e da erosão durante a irrigação.
- No solo compactado e nivelado, são feitos sulcos rasos, onde as sementes são dispostas a uma distância de 2 cm uma da outra. Um relevo não é produzido, mas para uma rega abundante mas arrumada, uso uma pistola de pulverização.
- Uma vez que o plantio de sementes de morango para mudas é realizado no inverno, a neve é freqüentemente usada para a semeadura. É espalhado no chão com uma camada de até 1 cm e as sementes são colocadas em cima. Como o derretimento das sementes caem no solo, e o solo é umedecido.
- Pelotas de turfa também são usadas para semear, e as menores são adequadas para morangos.
Estratificação de sementes semeadas ajuda a esperar por brotos de morangos amigáveis mais rápido. Para fazer isso, o recipiente contendo as sementes é colocado em um solo úmido no frio, onde a uma temperatura de 0 a +4 graus as plantações ficarão por cerca de uma semana. Em seguida, os recipientes são removidos, cobertos com vidro ou filme e colocados em luz para germinação.
Cuidar de mudas de morango
Depois de semear o aldeão terá que ter paciência. Esperando os primeiros brotos de morangos pode ser de 30 a 40 dias.
- Assim que os brotos aparecem acima do solo, as plantas precisam fornecer iluminação adicional. Isto é especialmente importante se o plantio de morangos com sementes para mudas ocorreu durante os meses de inverno.
- Filme gradualmente, começando de hora em dia, começa a decolar quando as primeiras folhas reais aparecem.
- E até este ponto, eles estão observando que o solo não desenvolve fungos do molde – um sinal de encharcamento e mofo. Polvilhe as mudas melhor em um palete.
- Se recipientes comuns forem usados para plantar morangos com sementes, os brotos são mergulhados duas ou três vezes, como resultado do plantio em recipientes separados.
- Para melhor aclimatação, as plantas jovens são temperadas, tirando durante o dia o ar aberto, antes protegendo o pouso do vento e dos raios solares diretos. Em maio, a permanência na rua é aumentada, deixando as mudas prontas para o plantio a uma temperatura não inferior a +5 graus e durante a noite.
Plantando morangos no chão
Nas mudas de solo aberto de morangos são plantadas no final de maio ou junho, quando o perigo de geada passa. Nas estufas e estufas de filme que plantam morangos na primavera pode ser realizado muito mais cedo.
Com uma combinação favorável de circunstâncias, as plantas mais poderosas podem dar a primeira colheita já na temporada atual. Mas jardineiros experientes ainda aconselham, no primeiro verão, a remover os pedúnculos, de modo que a roseta ganhou força para o inverno e a frutificação no ano que vem.
Se no início do verão as mudas não estivessem prontas para serem transplantadas para o solo, não se desespere. Tendo nas camas até o final de agosto, ela terá tempo para se acostumar. Mesmo cultivadas no outono, as rosetas podem ser mantidas até a primavera em um porão ou, tendo cavado em contêineres na área suburbana e bem cobertos com lapnik, folhagem de carvalho ou outro isolamento.