A principal dificuldade no cultivo de mudas é a seleção adequada do solo. Para o aparecimento de brotos amistosos na mistura da terra, são necessárias as proporções corretas de nutrientes, umidade e oxigênio. Ajuda inestimável neste será substrato de coco. De acordo com as avaliações dos jardineiros, é um excelente enchimento do solo, proporcionando às plantas condições ideais para o crescimento e desenvolvimento.
Da qual o substrato de coco é produzido
Já a partir do nome do produto, fica claro que o coqueiro é usado para sua produção. Esta é uma daquelas plantas raras em que a aplicação encontrou todas as suas partes – tronco, folhas, frutos. Há muito que se observou que as fibras de palma têm propriedades únicas – são leves, duráveis e absolutamente não apodrecem.
Das fibras produzem cordas, cordas, tapetes, enchimentos para colchões. Por algum tempo, fibras e aparas foram usadas como substrato para o cultivo de flores e mudas de interior. Existem 3 variedades de cargas para substratos de coco:
- fios longos e resistentes à fibra, que apresentam excelente higroscopicidade;
- turfa – a menor fração, caracterizada por uma significativa capacidade de umidade;
- chips – partículas da casca exterior dos cocos, que aumentam a permeabilidade ao ar do substrato.
Para a produção de substrato de coco para mudas, todos os 3 produtos são selecionados nas proporções mais adequadas para o cultivo de diferentes tipos de hortaliças.
Formas de liberação de substrato
Para maior conveniência, este material é produzido em várias formas:
- Comprimidos e discos – objetos prensados, tendo a forma de uma arruela, com um volume de 5, 10 e 20 cu. O maior disco em forma seca pesa 650 gramas, enquanto no estado úmido aumenta em tamanho para 8 litros. A base dos comprimidos é constituída por fibras curtas.
- As esteiras são retangulares. Seu peso varia de 1,6 kg a 5 kg, e o volume em forma úmida – de 14 a 50 litros. Para sua produção, fibras mais longas, lascas e turfa são usadas.
- briquetes de substrato de coco produzidos em uma ampla gama – o mais jovem são projetados para caber uma ou duas plantas da casa, e as maiores empresas de compra produzindo mudas para venda a granel. Briquetes consistem de fibras com aditivos de turfa e pequenas fichas.
Com uma escolha tão ampla, não é difícil escolher um substrato de coco adequado às suas próprias necessidades.
Propriedades do substrato de coco
Uma distribuição tão ampla deste material foi devido às suas propriedades únicas:
- em sua composição, o substrato é um composto orgânico, que eventualmente se decompõe completamente, sendo assimilado por plantas sem resíduo;
- um aumento recorde na permeabilidade ao ar do solo, que é indispensável para a muda;
- O molde não se desenvolve na superfície do comprimido e as ervas daninhas não crescem;
- o substrato absorve todo o excesso de umidade, dando às plantas apenas o que elas precisam;
- o material tem uma reação neutra, que é adequada para a maioria das plantas;
- as fibras se decompõem lentamente, o que permite que sejam usadas por vários anos;
- a composição atende integralmente aos mais rigorosos padrões ambientais;
- o substrato é ainda impregnado com fertilizantes mais adequados para mudas;
- o material é inodoro e absolutamente não é alérgico.
As propriedades acima permitem o uso amplo do substrato como carga na cultura hidropônica.
Preparação para uso
Antes de usar o substrato de coco para plântulas, ele deve ser preparado adequadamente. Considere o exemplo de um briquete de coco com 1 kg:
- briquete sem embalagem;
- abaixe em um balde de 10 litros;
- despeje 2 litros de água e deixe inchar, mexa e solte não é necessário;
- depois de alguns minutos, adicione mais 3 litros de água, cubra com uma tampa ou filme e deixe inchar ainda mais.
Depois de algumas horas, a mistura estará completamente pronta para uso.
Comprimidos e discos são embebidos em 40 ml de água à temperatura ambiente e usados para germinação de sementes.
Como cultivar mudas em uma mistura de coco
Substrato em sua forma pura é geralmente usado apenas para germinação de sementes. Na superfície dos comprimidos preparados em ranhuras especiais estabelecidas as sementes, cubra com papel alumínio e aguardar a germinação, removendo regularmente a tampa para ventilação. Quando o substrato seca, torna-se visivelmente mais leve. Neste caso, é umedecido, adicionando um pouco de água à panela.
Depois que a plântula cresceu e perfurou o comprimido inteiro com raízes, ela é transplantada para um recipiente maior. Para o pleno desenvolvimento de plântulas em mistura de substrato de coco em briquetes utilizando convencional de turfa, turfa ou folha de terra, bem como cinzas, estrume compostados ou apodrecido.
Um substrato puro contém poucos nutrientes, por isso é usado como um dos componentes da mistura do solo.
Variantes do uso do substrato
A mistura de coco é usada não apenas no cultivo de mudas. É indispensável em praticamente todas as áreas de produção agrícola, e da maneira mais exótica para encontrar-se no uso de coco cuidados substrato caracóis gigantes – Achatina. Nele, esses mariscos sem pressa se sentem melhor. Os métodos restantes são mais tradicionais:
- crescimento de plantas de interior, especialmente requerendo solo arejado;
- enraizamento de uvas, rosas, dálias, groselhas;
- use em hidroponia – o substrato não altera a acidez da solução, não obstrui e tem excelente aeração;
- cobertura morta de quaisquer culturas hortícolas. Esta medida permite esquecer as ervas daninhas e o excesso de rega e aquecer as raízes para o inverno;
- maior frouxidão e permeabilidade ao ar do solo. Esta medida é necessária na recuperação de solos argilosos pesados.
substrato de coco é adequado como cama para animais de estimação, os habitantes de tanques e aquários de processamento a seco, mas a sua finalidade principal – o cultivo de uma forte plântulas com sistema radicular bem formada.