Antes de escolher uma romã madura e doce, você precisa saber onde ela é cultivada com frequência. Em seguida, examine cuidadosamente algumas das características da fruta. Aparência, cheiro e também o grau de suavidade servirão como excelentes pontos de referência para determinar a fruta madura. Embora os fornecedores regulares sejam uma opção ganha-ganha para uma compra bem-sucedida, ainda assim, uma só confiança não será suficiente. É necessário verificar constantemente a qualidade das mercadorias. Como isso pode ser feito da melhor maneira?
País de cultivo
Este fator desempenha um papel importante em como escolher a granada correta. Afinal, a distância entre o país de cultivo e o local de venda pode ser de milhares de quilômetros. Portanto, o produto é de algumas semanas na estrada, o que significa que amadurece na estrada. Assim, todos os nutrientes que a fruta retira de si mesma e não recebe dos recursos naturais: sol, chuva e terra. Como resultado, a qualidade das mercadorias não será satisfatória. Neste caso, é necessário levar em conta que os países de crescimento de granada são:
- América do Sul;
- Oriente Médio (Tashkent, Geórgia, Uzbequistão e Azerbaijão);
- países da bacia do Mediterrâneo (Crimeia ou Turquia).
A partir disso, é necessário dar preferência àquelas frutas que são entregues dos territórios mais próximos ao comprador. Quanto menos comida estiver na estrada, melhor eles são. Indo diretamente a como escolher uma romã madura e doce, você precisa considerar suas características externas.
A crosta rígida é o primeiro sinal de armazenamento a longo prazo de frutas. Durante esse período, eles conseguem secar ou até começar a apodrecer. Portanto, outros fatores de escolha devem ser levados em consideração na escolha.
Cor e condição da casca
Externamente, os frutos podem ser muito bonitos e apresentáveis. No entanto, isso nem sempre é um indicador de excelente qualidade. Além disso, há uma série de sutilezas que devem ser consideradas. A primeira coisa a considerar é a cor da fruta real:
- Deve ser monofônico e com uma tonalidade leve e brilhante.
- O espectro de cores do fruto depende em grande parte da variedade, para que você possa encontrar tanto espécimes de fogo vermelho e marrom, e alguns deles vêm com um tom rosado ou laranja. Frutas verdes e amarelas são consideradas variedades exclusivas, mas muito populares.
- O indicador de maturação e em excelente estado do fruto é a ausência de manchas marrons. São essas áreas de pigmento que indicam a presença de podridão no interior.
É importante prestar atenção à racionalização da granada. Se a pele apertar o feto de modo que as curvas de cada fruto fiquem visíveis, isso significa que ele está maduro o suficiente.
A casca deve ser ligeiramente grossa e bem seca. Danos pequenos ou grandes indicam transporte negligente, bem como condições de armazenamento inadequadas. Qualquer dano – o estágio inicial de danos às mercadorias.
Inflorescência
Muita da maturidade dirá a cauda da granada. Os grãos começam a amadurecer somente quando a inflorescência cede. A “coroa” totalmente seca (topo) da fruta fala de sua maturação. Neste caso, a flor deve estar completamente aberta. Suas pétalas têm uma forma triangular de tons castanhos claros. No entanto, os vendedores costumam argumentar o contrário, levando argumentos de peso. Acreditar ou não é um assunto privado para todos. Mas a presença de brotos verdes na cauda, eloquentemente, prova que a fruta ainda é esverdeada.
Avaliação com a ajuda de toque e cheiro
Além da análise visual, também vale a pena conectar seu toque. Com a ajuda das mãos, o comprador pode facilmente selecionar uma granada na loja ou no mercado espontâneo. Para isso, é importante saber que a fruta madura deve ser:
- com aspereza, não perfeitamente lisa;
- firme e elástico;
- peso, apesar das dimensões modestas (algumas variedades pesam até 0,7 kg).
Verifique a maturação pode ser uma ligeira pressão sobre o feto. Se o grão for cortado e um leve ruído for ouvido, significa que há muito suco neles e a própria fruta sem áreas vazias.
A maioria dos produtos alimentícios é danificada durante o transporte. Os frutos podem ser batidos ou congelados, depois ficam macios e perdem a forma.
Uma característica da romã é também que ela não tem sabor. Se algum tipo de perfume ou um odor forte e contrastante vem dele, o mais provável é que esse lote do produto seja bem processado por preparações químicas. Claro, não se pode ficar sem eles, porque esses produtos deliciosos e úteis são um petisco saboroso para pragas e insetos. No entanto, o tratamento deve ser moderado.
Gosto
Para identificar e escolher uma romã doce, como muitos querem, é importante prová-la. Sem essa recepção comum no campo do comércio simplesmente não pode fazer. Tal possibilidade é fornecida, obviamente, não por todos os vendedores. Se tal chance cair, então você precisa usá-lo. O sabor do grão será doce com notas sutis de acidez, e quando morder vou dar muito suco.
Variedades turcas são grãos de cor muito clara. No entanto, isso não significa que eles não estejam maduros. Muitas vezes a cor não é um sinal de maturidade.
Como você pode ver, escolher uma romã madura e doce não é uma cerimônia muito trabalhosa e complicada. Mas um pouco de paciência, além de entender a essência do assunto, ajudará a lidar com a tarefa em questão de minutos.