Uvas com necessidade de tratamentoComo todas as culturas, as uvas são propensas a muitas doenças. Às vezes isso acontece por causa de cuidados inadequados, e às vezes o clima faz ajustes ruins. Em qualquer caso, o inimigo deve ser conhecido pessoalmente e ser capaz de combatê-lo.

Doenças das uvas: descrição, sinais

Aceita-se dividir as doenças das uvas em várias categorias: fúngicas e virais. O primeiro é mais conhecido e difundido. Para curar arbustos infectados requer o uso de fungicidas. A segunda categoria é a mais séria. Na maioria dos casos, o processamento não ajuda, você tem que remover completamente os arbustos e também observar as medidas de quarentena.

Doenças fúngicas das uvas

  • Uvas MíldioMofo (orvalho de boca falsa). A doença fúngica mais comum das uvas. Ela se manifesta sob a forma de manchas amarelas e placas cinzentas (mofo). As áreas afetadas sem o tratamento adequado rapidamente murcham. A doença se desenvolve levemente no clima úmido. Curar completamente essa planta é impossível – o fungo está dentro. É possível somente com a ajuda de preparações especiais para prevenir o curso da doença.
  • OidiumOídio (oídio) é a segunda doença fúngica mais comum. As folhas afetadas são cobertas com uma flor cinza. A doença pode ocorrer a qualquer momento do verão. Ambiente favorável para o desenvolvimento de bactérias patogênicas – temperatura do ar dentro de 25 graus. Estranhamente, fortes chuvas podem impedir a propagação da doença. Com uma forte lesão da planta, a casca das bagas começa a rachar e os frutos tornam-se impróprios para consumo. Se você não tomar qualquer medida a tempo, pode permanecer sem a colheita, e durante 2-3 anos completamente esquece-se da existência da vinha.
  • Alternaria é uma doença fúngica. A principal característica é a presença de manchas marrons ou prateadas na planta. A doença é suscetível a folhas, frutas, pecíolos e brotos. Se o golpe caiu sobre as bagas, eles são cobertos com filme branco, skukozhivayutsya e se deterioram rapidamente. Uma mola prolongada é uma condição favorável para o rápido desenvolvimento de alternaria.
  • Câncer bacteriano da videiraO câncer bacteriano é uma doença fúngica que afeta principalmente a videira. Um sinal claro são os crescimentos que aparecem nos ramos. Os meios que ajudariam a curar a planta, não. Portanto, o mato afetado é melhor imediatamente puxado e queimado. Vale ressaltar que em seu lugar é impossível plantar uvas por três anos.
  • A apoplexia é uma doença em que se observa uma morte aguda de uma planta. Especialistas explicam esse fenômeno pelo fato de a planta produzir patógenos que produzem toxinas. Eles então destroem a planta. Acima de tudo, esta doença é suscetível a arbustos enfraquecidos.
  • Podridão cinzentaA podridão cinzenta é uma doença fúngica. Aparece como um revestimento cinza. Pode formar-se absolutamente em tudo: brotos, antenas, inflorescências, frutos, etc. A colheita não é adequada para comer. Especialmente perigoso quando o fungo é formado nos cachos de uvas. De bagas infectadas pode sofrer todas as frutas.
  • Podridão branca – um sinal óbvio da doença, é um revestimento branco no caule e bagas da planta. Na maioria das vezes, o fungo ocorre após o granizo – quando a planta é danificada. As bagas infectadas mudam de cor e depois caem.
  • Podridão negraA podridão negra é uma doença na qual se formam manchas violáceas nas folhas e bagas. Com o tempo, eles se expandem e as áreas afetadas entram em colapso e caem.
  • Verticilose – caracterizada por rápida murchamento de brotos. Na forma aguda, observa-se o amarelecimento e a queda das folhas. A planta pode infectar através de galhos danificados ou através do solo. No solo, o fungo persiste por cerca de 4-5 anos, por isso não é recomendado para plantar uvas em um site infectado durante este tempo.
  • A armilariose é um sinal óbvio da doença – murcha das folhas e danos nas raízes (eles ficam podres e adquirem uma coloração marrom). Geralmente estes sinais aparecem na primavera, e no outono nos arbustos mortos crescem os cogumelos amarelos.

Related  Rainha dos melões – Melão Chardjou ou Guliabi

Doenças virais de uvas

Até o momento, as doenças virais foram pouco estudadas. Uma doença pode causar um certo grupo de vírus. Em particular, estamos falando de clorose infecciosa, mosaico amarelo, mosaico rezuhe, etc. Os principais sinais que podem indicar infecção de uma planta com um vírus incluem:

  • Desenvolvimento lento do mato;
  • Inflorescência de inflorescências;
  • Torção ou qualquer deformação de folhas;
  • A cor incomum das folhas, por exemplo, variegada;
  • Rachaduras de madeira.

Infelizmente, nenhuma medida neste caso não ajudará. O mato afetado é simplesmente arrancado e queimado. Área infectada não é usada para plantio novo, pelo menos 5 anos.

Livrar-se de doenças: uma lista dos medicamentos mais eficazes

Uma lista de medicamentos que ajudam a combater as doenças das uvas é bastante. Agora vamos falar sobre o mais famoso e eficaz deles.

 Strobi fungicide: instruções de uso para uvas

 Proteção para uvas StrobiFungicida Strobi – um medicamento destinado a combater doenças fúngicas. Estes incluem:

  • Queima tardia;
  • Peronosporoz;
  • Ferrugem;
  • Oídio.

Deve notar-se que esta ferramenta tem muitas vantagens. Em particular, a preparação é segura para insetos (esta circunstância é importante para os apicultores), e também pode ser usada durante a floração.

Princípio de ação: ingrediente ativo – kresoxim-methyl. Ele fica exatamente na superfície da folha e cria um envelope gasoso que protege a superfície da planta.

Aplicação: em um balde de 10 litros de água você precisa de 5 g. “Strobi”. A solução de trabalho preparada deve ser tratada uniformemente. Deve ser feito no início da manhã em dias ensolarados.

 A preparação preparada é recomendada para uso o mais tardar duas horas após a sua preparação. Caso contrário, o efeito esperado há muito tempo pode não ser alcançado.

 Durante a temporada, o tratamento é realizado 2 vezes (isso é o bastante). O intervalo entre eles deve ser de 10 a 14 dias. O último tratamento deve ser realizado pelo menos um mês antes da colheita.

Related  O que fazer se a sua macieira favorita não der fruto

 Ridomil Gold: instruções de uso para uvas

A droga RidomilEsta droga também recebeu sua distribuição. É eficaz no combate ao oídio.

Princípio de ação: na estrutura do Ridomil Gold, componentes como o mancozebe, o mefenoxam. O primeiro protege a superfície das folhas, e o segundo penetra no mato das uvas e, assim, fornece proteção interna. Após o processamento, a planta será totalmente protegida por 2 semanas.

Aplicação: Para preparar uma solução de trabalho, você precisa de 10 g de fundos para 4 litros. água. O processamento ocorre pulverizando o fluido de trabalho na planta. Esta ação é desejável durante a vegetação. O intervalo entre os sprays é de 10 a 14 dias. O último tratamento deve ser feito pelo menos 2 semanas antes da colheita.

“Ridomil Gold” é um remédio preventivo. Isso ajuda a prevenir doenças. Se a planta já está infectada, então para o começo você deve usar um fungicida curativo, e depois (cerca de 7-10 dias) recorrer ao uso de “Ridomil”.

Topázio: instruções de uso para uvas

TopázioEsta droga é eficaz contra o oídio, oídio. É produzido sob a forma de uma emulsão em ampolas.

Princípio de ação: após o tratamento, a substância ativa – penconazol, é rapidamente absorvida pela planta. Penetrando o remédio, não permite a formação de novos fungos. Se a aplicação de “Topázio” ocorreu em um estágio inicial da doença, então o efeito será mais perceptível.

Aplicação: uma ampola é suficiente para um balde de 10 litros. A solução preparada precisa ser pulverizada com plantas afetadas pelo fungo. É melhor fazê-lo de manhã cedo ou à noite em clima seco e sem vento. Processamento repetido de arbustos de uva pode ser feito em 10-14 dias.

Durante a preparação da solução de trabalho, algumas medidas de segurança devem ser observadas. Em particular, recomenda-se a utilização de óculos especiais de proteção e luvas.

Jato Tiovit: instruções de uso para uvas

Preparação Tivit Jet“Tivit Jet” para uvas não é de forma inferior aos meios acima mencionados. Ele lida bem com o oídio.

A substância ativa do medicamento é o enxofre. À venda, é vendido sob a forma de grânulos. O peso de um pacote, por via de regra, é aproximadamente 800 gr.

Princípio de ação: quando atinge a planta, o enxofre é liberado, chega às células patogênicas e destrói-as completamente em poucas horas.

A droga deve ser tratada em clima quente. Se a temperatura de baixo enxofre não se evaporar, o que significa que o efeito desejado não se seguirá.

Aplicação: no uso de “Jet” é muito econômico: um balde de 10 litros de água é suficiente para 30-80 gr. substância. O tratamento é realizado por pulverização, de preferência nas primeiras horas da manhã. Você pode aplicar a droga até 5 vezes por temporada. Durante a aplicação do medicamento, não se esqueça de verificar se a solução de trabalho está uniformemente distribuída sobre a superfície da folha. Ativar o “Jet” começará aproximadamente 2 horas após a pulverização.

Related  Reprodução de groselha no país

Quadrice: instruções de uso para uvas

A preparação de Quadras para uvasQuadrice – a aplicação para as uvas desta droga é muito comum. Isso é porque pode ajudar a se livrar de muitas doenças. Entre eles:

  • oídio;
  • oídio, oídio;
  • alternaria;
  • queima tardia;
  • peronosporoz.

Aplicação: O medicamento pode ser usado para a profilaxia e controle direto de uma doença que tenha surgido. É melhor tratar as plantas de manhã, quando os raios do sol ainda não são tão implacáveis. A principal característica deste remédio é que ele deve necessariamente ser alternado com outras drogas. Por exemplo, você pode primeiro processar plantas “Quadrice”, depois “Horus”, e novamente “Quadrice”.

Princípio de operação: “Quadrice” tem um efeito único na planta a ser tratada. Entrar nas áreas afetadas, dentro de 3 dias pode trazer em nada a doença que surgiu.

A vantagem do “Quadrice” é que ele é bem combinado com uma variedade de drogas. Para 100% do resultado, o remédio pode ser misturado com “Ridomil”, “Topaz” ou “Revusom”. A segunda vantagem indiscutível é que a droga apresenta bons resultados em clima úmido, portanto, lida bem com doenças fúngicas.

Você não pode realizar o tratamento quando a superfície das folhas está molhada ou a precipitação é esperada no futuro próximo.

E um mais ponto importante – o uso repetido da droga permite-se não antes de 2-3 semanas.

Em suma, faremos uma observação importante: a doença é mais fácil de prevenir. No momento em que a planta já está infectada e começam a aparecer sinais óbvios de doença, as esperanças de um bom resultado estão se tornando menores. É claro que devemos estar prontos e ao fato de que, mesmo que o arbusto de uvas tenha tido a sorte de se recuperar, o rendimento ainda diminuirá. Em qualquer caso, o uso de fungicidas é justificado e, às vezes, é a única maneira de sair da situação.

Vídeo sobre a proteção de uvas de doenças por fungicidas