Conhecendo os 12 segredos das mudas de repolho em crescimento, você pode obter uma excelente colheita a partir de um pequeno remendo. O repolho é uma das culturas mais despretensiosas. Pode crescer em quase qualquer solo, enquanto produz bons rendimentos todos os anos. Folhas de repolho são usadas na culinária, cosmetologia e medicina popular. No entanto, esta planta também precisa de cuidados, rega, tratamentos regulares contra as pragas.
Seleção e preparação de material
Uma das condições para altos rendimentos é escolher o material certo para semear. As plantas começam a acumular crescimento de energia imediatamente após a germinação, por isso é importante prestar atenção a elas.
Variedades de repolho branco
O repolho branco é o nome comum da espécie, que inclui um grande número de variedades. Eles diferem em sabor e maturidade, portanto, antes de comprar mudas ou sementes, é necessário decidir para que elas serão usadas.
Escolha uma variedade de repolho, dependendo do propósito de seu uso.
Critérios de seleção:
- Variedades precoces raramente produzem colheitas ricas e são mal armazenadas, então é melhor usar as frescas. Eles são escolhidos por causa da velocidade de maturação – as cabeças crescem até o tamanho máximo em 60-80 dias.
- Variedades médias têm uma cabeça firme e são armazenadas por mais tempo, mas suas folhas não são tão suculentas. Seu período de maturação é de 85 a 120 dias.
- As cultivares tardias crescem 130 dias após o plantio no solo e mais. Suas cabeças são densas e podem ser armazenadas até a próxima temporada. Além disso, suas folhas acumulam menos nitratos, em comparação com outras espécies.
O repolho precoce é usado fresco, adicionado a saladas e pratos quentes. Variedades posteriores são adequadas para a conservação. Cresça-os melhor em camas separadas.
Quais sementes irão necessariamente germinar?
Os futuros indicadores de produtividade dependem da qualidade das sementes. A maneira mais fácil de obter a semente é garantir a variedade certa – coletá-los de repolho para o próximo ano. Ao escolhê-lo para a primeira semeadura na loja, vale a pena enfocar vários critérios:
- variedades puras são despretensiosas e os híbridos são mais produtivos;
- a capacidade de crescer em certas condições climáticas;
- maturidade e rendimento;
- a tendência a rachar a cabeça é um fator indesejável.
Variedades híbridas são aquelas que surgiram como resultado do cruzamento de várias variedades de repolho. Essas plantas não se multiplicarão para o próximo ano, portanto o material de plantio deve ser comprado anualmente.
Na venda também há mudas de repolho prontas. Assim, você pode economizar tempo para cultivá-lo e ter mais confiança de que ele se enraizará nas camas.
Preparação de sementes
Na venda existem meios para processar sementes de repolho antes da semeadura. Eles são usados para aumentar a capacidade de germinação do inóculo, seu tratamento de doenças fúngicas e infecciosas. Particularmente no processamento precisa comprar sementes, porque eles podem conter tipos desconhecidos de infecção. Eles são embebidos em solução por várias horas, depois plantados no chão.
O método mais simples de desinfecção de sementes é transformá-las em água quente e fria alternadamente. Diferenças na temperatura têm um efeito prejudicial em diferentes tipos de infecção.
Plantando repolho
O processo de plantio de repolho não é menos importante, uma vez que nem todas as sementes são plantadas. Preste atenção à qualidade e composição do solo, bem como outras pequenas coisas. Inicialmente, as sementes são semeadas em casa em vasos ou bandejas, e as mudas são então transplantadas para uma estufa ou em terreno aberto.
Terreno para repolho
Diferentes variedades de repolho são adaptadas para crescer em diferentes tipos de solo. Essa cultura responde bem à disponibilidade de nutrientes e minerais, por isso vale a pena escolher um solo mais fértil. Misturas prontas são vendidas em lojas marcadas “para repolho branco” – elas são adequadas para a germinação de sementes.
Em casa, você pode preparar um primer universal para um alto rendimento de repolho. Consistirá em várias partes:
- 1 kg de terra;
- 1 kg de fertilizantes orgânicos (composto, húmus);
- 1 colher de carvão por 1 kg do substrato preparado.
Repolho cresce mal em solo azedo. Para a sua alcalinização, podem ser utilizadas cinzas de madeira, farinha de dolomite, carbonatos ou cal apagada.
Tempo de plantio
Para o repolho deu uma boa colheita a tempo, é importante plantá-lo a tempo. Este indicador depende da cultivar e do tempo de maturação:
- espécies precoces devem ser plantadas em mudas (não em campo aberto) até 25 de março;
- variedades médias de 25 de março a 25 de abril;
- variedades tardias – até 25 de abril.
O repolho vai ficar bem nas camas se, no momento da plantação, o solo aquecer bem
Em média, a partir do momento em que a semente é plantada em mudas, é necessário transplantá-las para o campo aberto por pelo menos 50 dias. O tempo será um pouco diferente, dependendo da variedade de repolho. No jardim, eles só devem entrar quando o solo estiver completamente aquecido depois do inverno.
Cuidado de mudas
A maneira de cultivar o repolho a partir de mudas de sementes em casa requer mais tempo e atenção do que usar capuzes e abrigos. No entanto, as plantas podem obter um atendimento completo nos estágios iniciais. Para obter um rendimento maior, é importante selecionar os representantes mais viáveis da variedade. O processo ocorre em várias etapas:
- semear as sementes em bandejas comuns;
- afinar o surgimento de plântulas, de modo que cada uma delas não ocupe mais do que 2 cm de área;
- depois de 2 semanas – brotando brotos, isto é, a remoção deles / delas, até que cada planta não permanecerá 3 cm;
- após outras 2 semanas – transplante de mudas em vasos separados.
Se não houver como diluir as mudas, você poderá colocar cada semente em um recipiente ou célula separada.
Rega, luz e temperatura
A quantidade e a qualidade da colheita dependem diretamente das condições para o cultivo do repolho. Vale a pena escolher aquelas variedades que se adaptam bem às condições climáticas em uma determinada zona climática.
Em condições domésticas ou de efeito estufa, você não pode confiar na temperatura e na presença de chuva na rua.
Existem requisitos gerais para todos os tipos de mudas de repolho branco:
- iluminação – não inferior a 12 horas, é útil usar lâmpadas;
- rega – o solo deve ser humedecido regularmente, mas não permita que ele nade;
- regime de temperatura – quando ocorre a emergência, a temperatura do ar durante o dia deve ser de até 20 graus, então pode ser ligeiramente reduzido para endurecer os brotos.
Para o cultivo do repolho em uma estufa a variedade não é importante. Aqui você pode criar condições ideais e colher no inverno. No entanto, o estabelecimento de um sistema de irrigação e iluminação será uma prioridade.
Necessidade de vestir top
Os fertilizantes são substâncias minerais e orgânicas usadas pelas plantas para o crescimento e manutenção de processos vitais. Cada um dos minerais é responsável por certas fases da vegetação, pelo que a composição da fertilização em diferentes períodos pode ser diferente. Assim, o nitrogênio afeta a formação da massa verde das culturas, o potássio e o fósforo são mais necessários durante a floração e a frutificação. Microelementos adicionais fortalecem o sistema radicular, aumentam a resistência das plantas a pragas e condições climáticas.
Os fertilizantes minerais são mais rapidamente absorvidos pelas plantas do que os fertilizantes orgânicos.
O curativo superior para mudas de repolho é feito três vezes. O primeiro procedimento é realizado não menos que uma semana após o picking, e os procedimentos subsequentes são realizados em intervalos de 2 semanas. A composição aproximada do fertilizante (por 10 litros de água) será a seguinte:
- 2 g de nitrato de amónio (fonte de azoto);
- 2 g de preparações de potássio;
- Superfosfato 4 g – um pó à base de fósforo.
Antes de plantar em terreno aberto pode mudar um pouco a concentração de substâncias. Potássio afecta a formação do sistema de raízes, assim que a quantidade foi aumentada para 8 gramas por 10 litros de água. O nível de fertilizante de nitrato é reduzido a 3 g por 10 l – estas substâncias podem acumular-se nas folhas, de modo que pode ser feita no prazo de duas semanas antes da colheita.
Na venda existem misturas minerais complexas, projetadas especificamente para plantas crucíferas. Eles são mais convenientes de usar, mas também exigem conformidade com as dosagens. As preparações podem ser vendidas como um pó seco ou grânulos, um líquido para irrigação ou pulverização.
Endurecimento antes do plantio
Transplantar para leitos abertos não foi um estresse para as plântulas, é gradualmente endurecido. O processo começa 10 dias antes de seu desembarque. Primeiro, você pode abaixar brevemente a temperatura na sala abrindo janelas e janelas, e uma semana depois os recipientes com mudas podem ser deixados durante a noite na varanda.
Combate a doenças e pragas
Boas variedades de repolho com alto rendimento podem sofrer de pragas, fungos ou outros tipos de infecção. Tratamentos de emergência de mudas são realizados conforme requerido por altas doses de fungicidas. Para a prevenção, é suficiente adicionar cinzas de madeira ao solo das plântulas – tem um efeito antibacteriano e antifúngico pronunciado. Ele ajudará a proteger as plantas do caule preto, várias formas de podridão de raízes.
Mudas de repolho não exigem menos atenção do que plantas adultas em camas. Durante este período, você pode escolher os representantes maiores e mais estáveis, tratá-los de pragas, fornecer um suprimento de nutrientes. Depois de uma preparação competente, crescerão e ficarão suculentos, manterão todas as melhores qualidades varietais.