Sorrel é uma planta de verão despretensiosa, que contém muitas vitaminas e minerais que uma pessoa precisa. Para garantir que você possa ver a abundante colheita de azedinha, o plantio e o cuidado no campo aberto por trás devem ser oportunos e corretos. No entanto, a planta está bem estabelecida e em uma forma selvagem.
Escolhendo um lugar para plantar alazão
Ao contrário de muitas culturas ornamentais e de jardim, a azeda não gosta de áreas solares abertas. O melhor lugar é a penumbra das árvores. A acidez da terra é praticamente irrelevante, a azeda produz uma boa colheita tanto em substratos neutros quanto em substratos ácidos, apenas prefere solos argilosos.
A alternância de culturas com um plantio anual dá um excelente resultado – azeda de planta, onde antes cresciam outras verduras, cebolas ou plantas de abóbora.
É melhor decidir sobre o futuro local de plantio no outono, a fim de preparar o terreno com antecedência. É necessário desenterrar a cama e remover as ervas daninhas, e no solo como fertilizante orgânico adicionar composto e cinzas. Alimentando-se para plantar azeda no campo aberto é fertilizantes de nitrogênio adicionados ao solo 1-2 semanas antes da semeadura. Imediatamente antes da semeadura, a cama é repetidamente afrouxada e nivelada.
Muito espaço para sorrel não vale a pena – a família é suficiente 1-2 metros quadrados de camas.
Quando semear azeda em um terreno aberto: na primavera, no verão ou no outono?
Dependendo de quando você quer colher, selecione o tempo de semeadura:
- Para a colheita pode ser recolhida no outono, o plantio de azeda é realizado no início da primavera, assim que a neve cai e a ameaça das últimas geadas diminui.
- O segundo momento adequado para a semeadura é a partir do final de junho até o início de julho, assim que os primeiros vegetais são removidos (alho e cebola, alface ou rabanete). Neste caso, a azeda se enraizará no jardim no outono e carregará bem o inverno. A principal condição para cuidar de azeda, plantada no verão, é a rega frequente.
- Plantando e cuidando de azeda no campo aberto no outono (em outubro-novembro) é conduzido com o propósito que as sementes não brotam para o inverno e permanecem no solo até a primavera. Então, na primavera e no verão do próximo ano, você pode obter uma colheita abundante. Este método é adequado para o cultivo de azeda em um cinto moderado em solos arenosos.
Segredos de cuidado para azeda
Após o plantio, o cuidado com a azeda no campo aberto consiste em regar periodicamente e capinar o local. Uma cama com brotos novos é triturada e três vezes fertilizada com um verbasco (em proporções com água 1: 6). Para obter o melhor resultado, você pode adicionar o acabamento de fosfórico ou potássio comprado.
Para não azedar não florescer antes do tempo, e todas as forças da planta foram para o alimento de folhas suculentas, e não de flores, é necessário regar regularmente a cama. Em dias quentes, você deve observar especialmente isso, pois os pedúnculos se desenvolvem rapidamente e a qualidade das folhas pode se deteriorar. Se os soquetes de flores já tiverem aparecido, eles devem ser removidos.
Antes do inverno, cortar as folhas restantes e cobrir o solo, acrescentando aos corredores húmus ou composto.
No mesmo lugar, o alazão cresce bem 3-4 anos, então a colheita deteriora-se agudamente.
As folhas adultas cortadas podem ser 4-5 vezes durante o verão. É aconselhável fazer isso de manhã, pré-leitos no jardim. Após a colheita, é necessário afrouxar as fileiras entre fileiras e regar levemente a cama.
Sorrel ao ar livre: doenças e pragas
Para não perder uma colheita, você precisa saber quais pragas podem atingir a azeda e como lidar com elas:
- Ferrugem. Aparece na forma de manchas amarelo-acastanhadas nas folhas com olho nu espontâneo proeminente.
- Erva-cidreira e serragem de lagarta. Se houver insetos ou larvas nas folhas, borrife as plantas com infusão de alho ou beladona.
- Pulgão de alazão. Neste caso, é impossível borrifar as folhas com veneno de loja, para não se envenenar durante a colheita. Tente polvilhar a planta com cinzas ou regar com infusão de alho, dente de leão ou qualquer outra grama queimando.
- Míldio pulverulento. Parece um revestimento acinzentado na parte de trás das folhas. Seguro para o corpo humano, mas prejudicial para a doença do alazão – um phytosporin. Aplique de acordo com as instruções da embalagem.
Com o plantio correto e cuidado com a azeda no campo aberto, as pragas aparecem muito, muito raramente.
Vamos resumir:
- Para azeda é necessário escolher uma sombra parcial abaixo das árvores, mas não um lugar baixo encharcado. O solo irá se adequar a qualquer acidez, de preferência argilosa.
- Antes de plantar, o local é coberto com cinzas e húmus.
- Para manter as folhas suculentas durante todo o verão, a azeda é regada regularmente e os pedúnculos emergentes são cortados regularmente.
- Depois de plantar cuidados para azeda no terreno aberto – capina, alimentação e rega.
- De pragas ajudará infusões de ervas ardentes, mas não loja.