Muito antes da chegada do calor e do início do trabalho em terra, muitos moradores de verão já estão abrindo a temporada, começando a cultivar mudas nos batentes das janelas dos apartamentos da cidade. Uma vez que a colheita futura depende da qualidade das plantas cultivadas em condições não mais confortáveis das plantas, o processo não requer pressa, mas a preparação séria para isso é simplesmente necessária.
Como cultivar mudas em um peitoril da janela?
Muitas vezes, os residentes de verão começam a semear quase no meio do inverno, motivando-o com o desejo de obter uma muda grande e forte, pronta sem maiores problemas de aclimatação para continuar crescendo e começar a dar frutos. No entanto, em vez disso, na primavera, muitos moradores de verão têm de tomar plantas crescidas, literalmente rastejantes, com folhagem verde pálido e com um sistema de raízes emaranhadas.
Para evitar isso, você pode seguir uma das duas estratégias:
- A primeira não é apressar a semeadura, e as mudas criam as condições mais favoráveis para o crescimento;
- O segundo – nos estágios iniciais da semeadura, de todas as maneiras possíveis, desacelera o crescimento das mudas, a fim de neutralizar as conseqüências negativas da falta de luz e do cultivo prolongado.
Obviamente, o primeiro método é preferível. Em primeiro lugar, à luz do dia da mola de um modo natural que é adicionado, e, por conseguinte, mudas menos risco de ser esticado e frágil, por outro lado, não precisa de retardar o crescimento de plantas, reduzindo rega e temperatura.
E a iluminação para mudas no peitoril da janela hoje não é um problema. É possível usar ambos os phytolamps, e estabelecer para a iluminação de aterrissagens dispositivos econômicos luminescentes ou diodo emissor de luz.
Se, ao mesmo tempo, as plântulas e outras condições ideais forem asseguradas: nutrição, rega, humidade e temperatura, as plantas responderão com crescimento amigável, estarão fortes e prontas para dar uma boa colheita.
Hora de semear
De acordo com essa estratégia, você pode cultivar mudas no peitoril da janela no menor tempo possível.
- Tomates de maturação média e tardia, desde a semeadura até o plantio no solo, são necessários de 55 a 60 dias, variedades precoces e híbridos crescem 10 a 15 dias mais rápido.
- Pimenta doce cresce por 65 – 75 dias. Essa cultura não é tão sensível ao alongamento quando se cultivam mudas no peitoril da janela. Mudas de pimenta podem ser plantadas e com botões, embora seja melhor remover as flores.
- Todos os tipos de aipo semeiam 70 a 80 dias antes de serem transplantados para o solo.
- Berinjela precisa de 60 dias.
- A cabeça da alface é de cerca de 40 dias.
- Pepinos, abóboras, abobrinhas, assim como melões doces: melões e melancias estão prontos para o plantio dentro de um mês. E estas culturas com crescimento tão rápido é melhor imediatamente semeadas em recipientes individuais.
- O amadurecimento precoce e a couve-flor estão prontas para o transplante para leitos em 45 dias, e variedades médias ou tardias em quarenta dias.
- Todos os tipos de arcos semeiam na terceira década de março ou um pouco antes.
Quanto ao segundo conceito, o crescimento de mudas no peitoril da janela começa muito cedo e, para restringir o alongamento, reduz a temperatura ambiente. Mudas, por exemplo repolho, devem ser mantidas a 6-10 ° após o descascamento, o que não é fácil de fazer sob as condições do apartamento, o que significa que elas reduzem a rega também, dando umidade às plantas, quando começam a murchar.
Obviamente, esse método não é o melhor.
O que será necessário para cultivar mudas no peitoril da janela?
Mas, em qualquer caso, é importante se preparar cuidadosamente para esse importante assunto. A saber:
- Calcule quantas mudas são necessárias;
- Prepare o solo e fertilizantes;
- Estoque com mudas;
- Considere o nível adequado de umidade e temperatura;
- Prepare sementes de qualidade decente e desinfete-as antes de semear.
O conjunto mínimo de equipamentos necessários para uma dacha para obter mudas saudáveis no peitoril da janela inclui:
- Prateleiras adicionais ou prateleiras para mudas fixadas na janela;
- Sistema de iluminação em fitolamps, díodos emissores de luz ou fontes de luz fluorescente;
- Temporizador definindo a duração da iluminação artificial;
- Bandejas de semeadura e recipientes para plantas de plantio após a colheita;
- Esteiras para aquecimento das caixas de aterragem;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Correntes ou cabos para ajustar a altura da suspensão da luminária.
O problema de acender mudas no peitoril da janela
As sementes que crescem a partir de sementes não têm muita força para o crescimento. E se eles recebem substâncias minerais do solo, então a matéria orgânica deve ser produzida durante a fotossíntese, para a qual a luz é necessária. Apenas uma semana ou duas após o surgimento, as mudas estão prontas para a colheita, porém, quando há falta de luz, as plantas ficam doentes e mais suscetíveis à podridão radicular.
Idealmente, os brotos nos primeiros dias requerem iluminação 24 horas por dia e, em seguida, as plantas devem fornecer melhor iluminação de 16 horas. É claro que março dez ou abril treze horas não é suficiente. Por isso, é necessário assegurar o acesso da luz a fábricas de todos os modos.
Como organizar um destaque para mudas no peitoril da janela?
Na natureza, as plantas vivem nas condições de iluminação solar, consistindo de ondas de diferentes comprimentos. As partes azul e púrpura do espectro são projetadas para regular o crescimento, ajudando os brotos a serem fortes. O espectro vermelho afeta a germinação.
Portanto, todo o espectro é importante, e é necessário não apenas aproveitar ao máximo a luz que entra na sala, mas também dar às mudas uma iluminação efetiva. Faz sentido instalar uma tela fosca que difunde a luz e usar estruturas reflexivas, por exemplo, a partir de um material de isolamento coberto por folhas.
No entanto, sem iluminação artificial especial é indispensável. Na zona intermediária, o destaque para as mudas nos batentes dos apartamentos e apartamentos é importante até o transplante das mudas para o local.
Neste caso, lâmpadas convencionais com um filamento de tungstênio são a pior escolha, elas dão apenas uma pequena fração do espectro natural, mas mais do que compensam isso por um excesso de radiação térmica que faz com que os brotos se estiquem.
Os mais eficazes são lâmpadas fluorescentes, luminescentes ou dispositivos de LED, que são, além disso, mais econômicos.
Como colocar mudas?
É lógico que não vale a pena cultivar mudas em um peitoril localizado na parede norte de um prédio. No entanto, a saúde das plântulas e a colheita futura dependem da área alocada para cada plântula e do volume do recipiente no qual o sistema radicular da planta se desenvolve.
Em um peitoril bem grande medindo 1 metro por 30 cm, você pode organizar cerca de 40 arbustos de tomates ou pimentos, mas as necessidades dos residentes de verão são geralmente muito maiores. Uma saída desta situação pode ser:
- Expansão do peitoril da janela devido a estruturas em cantilever;
- Instalação de outra prateleira aproximadamente no meio da moldura da janela;
- Racks acabados ou caseiros para mudas no peitoril da janela
As duas últimas opções são preferíveis, uma vez que todas as plantas são facilmente acessíveis para cuidados e rega, não interferem entre si e não protegem a luz, e acima das prateleiras é fácil instalar um sistema de iluminação.
Recipientes e mudas
Qualquer volume do vaso de 0,2 litros, o que muitas vezes crescem mudas são insuficientes para o desenvolvimento de raízes qualitativos, eles são frequentemente interligadas para formar uma bola densa que, quando transplantadas para solo em mais morrer. E, portanto, as mudas são mais difíceis de aclimatar e dar uma colheita fraca depois.
Além da capacidade suficiente, os recipientes para o cultivo de mudas são simplesmente obrigados a ter:
- Drenagem suficiente e muito confiável, que não permite que a umidade fique estagnada;
- Paredes opacas, protegendo o sistema radicular contra superaquecimento e resfriamento, e também afetando positivamente seu crescimento;
- Rigidez suficiente, garantindo uma posição confiável de plantas quando se deslocam ou quaisquer movimentos do solo.
Rega de mudas
Antes de cortar as brotações, as culturas são regadas diariamente com uma solução fraca de um coquetel biológico ou estimulante do crescimento. Então, dependendo da temperatura do ar e do estado do solo nos recipientes, as plantas são regadas ou pulverizadas até três vezes por semana.
Para garantir umidade suficiente para cada planta após a colheita, você pode organizar um tipo de sistema de irrigação com palete por meio de garrafas de plástico e um fio de lã grossa.
Humidade do ar
Para a maioria das culturas, um nível aceitável de umidade é de aproximadamente 70%. Infelizmente, em nenhum edifício residencial, especialmente com aquecimento ligado, este nível é difícil de alcançar.
Portanto, devido ao ressecamento do ar, as plântulas acumulam uma quantidade excessiva de sais no peitoril da janela, e ocorre salinidade do solo, que se parece com uma camada marrom na superfície e provoca doenças das plântulas, principalmente do repolho.
Para aumentar a umidade, é necessário usar umidificadores domésticos ou instalar uma bacia de água sob a bateria, na qual uma toalha grossa deve ser abaixada por uma borda, e a segunda extremidade colocada em um aparelho de aquecimento.
Endurecimento de mudas
Antes de chegar a um local permanente, as mudas cultivadas no peitoril da janela devem necessariamente passar o revenido na varanda, na varanda envidraçada ou nas condições da estufa mais simples.
Para isso, os contêineres ficam expostos por pelo menos dois ou três dias por várias horas, em condições próximas às naturais.
Vídeo – crescendo mudas de pimenta no peitoril da janela