Entre a variedade de variedades, é necessário distinguir a pêra Williams, os frutos fragrantes e suculentos dos quais sempre encontrarão o seu amante. Essa variedade foi criada na Inglaterra pelo cientista Richard Williams com base na Common Pear e nomeada em homenagem ao criador. Existem várias subespécies da variedade, mas as mais populares entre os jardineiros são as seguintes:
- uma pêra de verão com o mesmo nome Williams Summer;
- variedade de maturação tardia Williams the Winter;
- pêra com uma cor vermelha rica incomum Williams Red.
O que é esta classe tão atraiu a atenção e quais são as características de suas variedades podem ser aprendidas a partir de uma breve descrição da pêra Williams com uma descrição e a foto abaixo.
Pear Williams Summer
Esta variedade é justamente reconhecida como a melhor entre as peras de maturação tardia de verão e tem vários outros nomes – Duquesa Verão, Verão Pear, Bartlett, Williams Verão, Williams Bon-Chrétien.
Mudas jovens crescem rapidamente e logo formam uma árvore não muito alta (no máximo – 3 metros de altura) com uma coroa densa na forma de uma pirâmide larga. Os galhos estão pendurados, o que torna a preparação e a colheita bastante convenientes. No entanto, após 10 anos de vida, o crescimento da pêra desacelera como resultado da colheita regular, abundante e precoce.
Uma característica na caracterização da pêra Williams é a floração tardia, com inflorescências amarradas antes da formação da massa decídua. Além disso, a temperatura cai quase não afetá-los adversamente.
A frutificação ocorre 6 anos após o plantio. Frutas são amarradas duas ou três peras em um ovário e começam a amadurecer no final de agosto, enquanto a casca permanece verde. Se você colher após a pêra Williams adquire uma cor amarela, o tempo de armazenamento é significativamente reduzido. O peso médio do feto é de cerca de 150 g, as árvores jovens podem produzir uma cultura maior por vários anos (até 200 g). A carne é muito suculenta e doce, com uma boa acidez e aroma estupefaciente.
Pear Williams é auto-fértil, pois a polinização deve ser anexada a ela Lesnaya Bela, Lyubimitsa Klappa ou Bere Ardanton. Um bom resultado dá uma vacina para o marmelo, neste caso a fruta pêra começa já a partir do terceiro ano de vida.
Vantagens da pera Williams Summer são:
- Excelentes qualidades de sabor de frutas que não são iguais entre as variedades de verão;
- alta produtividade;
- fertilidade precoce.
Entre as deficiências está o seguinte:
- fraca resistência a certas doenças e pragas (sarna, pulgões, caixão);
- baixa resistência ao inverno, especialmente mudas jovens;
- suscetibilidade a esboços;
- curto período de armazenamento (2 semanas).
Pear Williams Red
Este verão pêra Williams também é chamado Rouge Delbar. Suas características são a cor vermelha da casca e folhas de brotos jovens, bem como a casca de galhos adultos que estão localizados no lado ensolarado. Além disso, frutas maduras adquirem um belo rubor cor de vinho de um tom rico. É conveniente cuidar de uma árvore adulta, porque é curta, com uma coroa fina. Pear Williams Red tem uma resistência média a baixas temperaturas e seca.
A frutificação começa aos 5 anos e a pêra amadurece nos últimos dias de agosto. A carne é muito macia e suculenta, doce e azeda, com um aroma delicado de moscatel. Frutas de tamanho médio são armazenadas no porão antes do início do inverno.
Como os polinizadores de Williams vermelhos usam Lyubimitsa Klappa, Bere Giffar, Bere Gardi.
Pear Williams Winter
O segundo nome é Cure. A árvore é alta, com uma coroa densa caindo durante o período de maturação da colheita. Os ramos crescem em um ângulo agudo do tronco.
Frutas por 5 anos, pêras grandes (até 250 g), um pouco oblongo, com uma pele espessa de uma estrutura densa. Às vezes eles mostram uma faixa longitudinal de cor marrom. A polpa deste tipo de pêra Williams é agridoce, ligeiramente densa (granular) e moderadamente suculenta. Emite um sabor de muscat fraco. A colheita pode ser armazenada por até 2 meses.
A variedade de inverno também é auto-fértil, já que as variedades de verão Williams ou Olivier de Ser são adequadas como polinizadores.
A principal vantagem da variedade é sua alta resistência ao inverno e resistência à seca. A muda congelada tem a capacidade de se recuperar. Em favor da pêra, Williams Winter também diz um grande tamanho de fruta e alto rendimento.
Das desvantagens, deve-se levar em conta o fato de que, como resultado de um verão frio, os frutos perdem o sabor. A quantidade de açúcares nas peras diminui e elas se tornam herbáceas. Por esse motivo, a variedade praticamente não é cultivada em regiões com clima frio.
Apesar de algumas deficiências, todas as variedades de peras Williams – uma excelente escolha para o jardineiro. Afinal, de acordo com as qualidades gustativas das variedades de verão, praticamente não existe igual. Seus frutos são igualmente bons quando usados para comida ou para preservação. E a variedade de inverno tolera perfeitamente as geadas e é capaz de ceder mesmo após o congelamento. Tendo em conta as características dos cultivares e o clima da região em crescimento, você pode obter anualmente uma colheita deliciosa e generosa.