No território da Federação Russa, há um grande número de diferentes tipos e variedades de macieiras. Esse é o principal problema. Já que às vezes é difícil escolher algo adequado. O jardineiro está simplesmente perdido entre a abundância de tal escolha. Antes de se decidir sobre qualquer tipo, é obrigatório estudar variedades populares de macieiras na foto com o nome e a descrição.
Macieira “Recheio Branco” e “Lobo”
Algumas variedades de macieiras são especialmente populares. Às vezes eles até figuram em diferentes tipos de filmes e performances. A razão para isso – um grande número de vários méritos. Apenas uma macieira – “White filling”, que é amplamente representada na Internet em inúmeras fotos com descrições. A principal característica da variedade é a aparência de seus frutos. Maçãs maduras têm uma cor branca, mas têm excelentes qualidades de sabor. As frutas são muito grandes, em alguns casos o seu valor chega a 250 gramas. Yablonu “Enchimento branco” também é chamado de “papiro”. Esta marca não tem autor, muitos chamam de folk.
Também não menos popular é a macieira “Lobo”. Difere de outras variedades similares com uma cor azul-avermelhada muito brilhante, a macieira é extremamente resistente ao frio, que é a vantagem mais importante. A variedade introduzida foi introduzida em outro continente, no Canadá, por um método simples de polinização. O rendimento de “Lobo” é muito alto, porque é freqüentemente chamado de grau comercial. A macieira deste tipo foi amplamente espalhada por toda a Rússia.
As desvantagens são a fraca resistência à maioria das doenças. Isto é especialmente verdadeiro para a sarna e o oídio. Os frutos da macieira Lobo conservam seu gosto depois que a colheita é ruim o suficiente.
Variedade “Kitaika” e “Glória aos vencedores”
Um tipo de macieira – “Kitaika”. Um nome tão incomum a árvore recebeu por causa da forma de suas folhas – eles se assemelham a uma ameixa chinesa. A principal característica distintiva desta variedade de maçã é o tamanho extremamente pequeno das maçãs. Ao atingir a maturação completa, eles se tornam bastante saborosos. Muitos cottagers fazem destas frutas uma deliciosa geléia com sabor.
As principais vantagens da marca “Kitaika” são as seguintes:
- extremamente resistente ao frio;
- despretensão no cuidado
- as frutas são perfeitamente armazenadas.
Só por causa de sua resistência única à geada, o “Kitaika” era frequentemente usado pelos jardineiros como um estoque, como base para a criação de novas variedades de macieiras. A cor do fruto desta árvore pode ser diferente: vermelho, amarelo, verde.
Na maioria dos casos, a macieira da variedade “Kitaika” é relativamente pequena. Sua coroa é grande o suficiente, uma forma piramidal. Os rebentos têm uma espessura média, a sua cor é castanho-oliva. Ao mesmo tempo, a maturidade dos frutos vem muito cedo no meio da Federação Russa, em meados e no final de agosto. Na aproximação deste mês, você pode começar a colher frutos. Para o solo, “Kitaika” não é particularmente exigente, mas tem o melhor rendimento quando plantado em solo argiloso.
A árvore da Apple “Glory to the winners” é também uma das variedades mais populares até hoje. Esta variedade é um híbrido de duas outras macieiras: “White Fill” e “Mekintosh”. Ao cruzar, a variedade resultante herdou as melhores qualidades de duas variedades. A principal característica é frutas extremamente grandes, seu peso pode chegar a 250 ou mais gramas.
A árvore da variedade em consideração tem dimensões gerais muito impressionantes, às vezes a altura do tronco de uma árvore adulta chega a 4-5 M. Na juventude, a coroa tem uma forma piramidal, no futuro adquire uma forma altamente arredondada ou altamente oval. Para a qualidade do solo, o grau “Glória aos vencedores” é bastante pouco exigente. Neste caso, os primeiros frutos amadurecem no meio ou no final de agosto. A variedade é auto-fértil, portanto é necessário o uso de polinizadores (Melba, Borovinka e outros). Nos primeiros anos a árvore é frutífera todos os anos, no futuro este ponto depende da condição do agrofund.
Macieiras das variedades “Spartan” e “Welsey”
A macieira “Spartan” foi obtida pela primeira vez quase cem anos atrás – no distante 1926 com o cruzamento de “Mekintosh” e “Yellow Newtown”. A árvore “espartana” é relativamente pequena, mas até o jovem é representado por dimensões impressionantes de barril. Frutas maduras têm uma forma arredondada ou simplesmente redonda. Maçãs são de cor amarela clara. A peculiaridade é que os frutos já maduros aderem com muita firmeza aos galhos e não desmoronam. Os galhos cobertos de frutas se dobram com muita força, quase varrem o chão. O dono cuidador necessariamente faz adereços para preservar a árvore e a colheita.
A característica negativa da variedade é sua resistência muito baixa à geada. Mesmo em baixas temperaturas, os galhos são frequentemente congelados.
Quanto mais velha a árvore se torna, menor o tamanho da fruta que amadurece nela. Lute com uma poda banal de novos brotos. Quanto menor a coroa da árvore, mais maçãs podem ser colhidas em uma colheita.
A variedade de maçã “Welsey” é de longe uma das mais antigas, foi criada no distante 1860, nos EUA. E como base para a vacinação foi uma macieira sibirskaya cereja-maçã. É por isso que a variedade apresentada se encaixa perfeitamente em toda a Rússia, porque na verdade é sua terra natal. O tamanho da árvore em si não é muito grande, a forma da coroa é piramidal. O amadurecimento de frutos é suficiente depois – inverno ou outono. Maçãs por muito tempo podem estar no porão, despensa e manter seu gosto por um período de tempo suficiente. A variedade em si é extremamente resistente ao frio, tolera temperaturas muito baixas (até -30C).
Variedades “Berry” e “Orlik”
A macieira “Berry” é uma das menores espécies frutíferas existentes hoje em dia. Visualmente, o fruto da árvore é muito semelhante às maçãs do “Kitaika”. O diâmetro dos frutos da macieira “Berry” é de apenas 1 cm. As vantagens mais importantes desta variedade incluem o seguinte:
- despretensão;
- alta produtividade;
- tamanho pequeno da própria árvore.
Na maioria dos casos, a macieira “Berry” é usada como porta-enxerto na criação de todos os tipos de árvores híbridas.
A macieira “Orlik” foi criada no território da Rússia pelo método de hibridização no distante 1958. O tamanho do tronco da árvore é pequeno, a coroa tem uma forma arredondada. A maioria dos ramos se estende do tronco em ângulos retos e aponta para cima. Os frutos desta variedade têm uma cor verde amarelada no momento da colheita. O amadurecimento dos frutos ocorre um pouco tarde. Na zona média da Rússia – aproximadamente no meio e no final de setembro-mês.
Variedades “Kandil Orel” e “Mantet”
A macieira “Kandil Oryol” possui frutas pesando de 120 a 150 gramas, que possuem uma forma peculiar de formato alongado-cônico. As qualidades de sabor das maçãs serão apreciadas até pelos gourmets mais sofisticados – o gosto doce e suculento das grandes frutas será do seu agrado. Para as importantes vantagens da macieira, Kandil Orlovsky pode ser atribuído o seguinte:
- resistência à geada;
- maturação rápida;
- excelente rendimento.
As frutas tornam-se maduras apenas em meados de setembro. Ao mesmo tempo, você pode começar a buscá-las. No futuro, eles retêm todo o seu gosto e outras qualidades até meados de fevereiro, que é o registro mais real entre variedades semelhantes.
Macieira “Mantet”, bem como “Kandil Orlovskiy”, pode se orgulhar de excelentes características de sabor de seus frutos. Eles amadurecem muito cedo, o que é bem apreciado pelos jardineiros. Os frutos do sabor incomum são apreciados com prazer por crianças e adultos. Mas há uma desvantagem muito importante – a vida útil é de apenas 15 dias. Depois disso, as maçãs perdem suas qualidades de consumo e começam a se deteriorar. Além disso, a variedade é extremamente suscetível a doenças de todos os tipos.
Até à data, existe um grande número de diferentes tipos de macieiras. A escolha é tão grande que até mesmo o jardineiro mais exigente será capaz de escolher algo ao seu gosto.