Se a planta é enfraquecida, as exigências da tecnologia agrícola não são atendidas, o equilíbrio de alimentos e temperatura é quebrado, as pragas vão necessariamente aparecer. Para garantir que o jardim não sofra com a invasão de hóspedes indesejados, é necessário seguir as regras de cultivar uma cultura tão difundida como as ervilhas. Fotos da doença de ervilhas, pragas e medidas de controle tentarão apresentar neste material.
Entre as muitas causas do fraco desenvolvimento ou baixo rendimento das plantas, deve-se destacar a causa ou o inimigo que oprime a planta. Todos os fatores podem ser divididos:
- pragas de insetos;
- doenças bacterianas e fúngicas;
- doenças virais.
Pragas de ervilhas
Traça de frutas de ervilha É uma borboleta que começa seu vôo quando a ervilha floresce. Ela coloca 24 ovos nos botões. As lagartas eclodirão delas, penetrarão no grão e comerão ervilhas jovens. Mais tarde, eles vão oukuplyatsya, e haverá uma nova geração de insetos.
Medidas de controle de pragas incluem preparo profundo e semeadura precoce, para que a floração comece antes que a borboleta se regenere. Se o solo for solto frequentemente sob ervilhas, você pode destruir as pupas que são encontradas perto do mato. O processamento de ervilhas em pó a partir de celandine, cinzas ou tabaco, também dará seus resultados positivos.
Kernel de ervilha é a larva do besouro Bruchus. A larva hiberna no grão, os mesmos pupas no mesmo lugar e no ano seguinte um novo besouro aparece. Medidas de proteção incluem armazenamento de grãos a temperaturas negativas e decapagem com uma solução de sal comum a 3% antes da semeadura. As sementes excedentes são removidas, nelas estão as pupas dos besouros. A luta contra este tipo de ervilha é a semeadura precoce da cultura.
Se as ervilhas foram mantidas no frio, então os insetos saem mais tarde. A postura dos ovos, produzida na superfície grosseira da vagem, não na hora certa, perece.
Weevil do nódulo não traz menos danos às ervilhas. Este é um pequeno erro medindo meio centímetro. Ele come jovens rebentos. Ele hiberna em restos de plantas. Comendo o topo, não permite que as ervilhas ascendam, e coloca as larvas, que se alimentam de raízes e ervilhas.
Um mês depois, uma nova geração de pragas será lançada. Não permita que este besouro peasse para assustar as formulações. Pó de tabaco, cinzas, poeira de restos de plantas de calêndula vai se tornar uma proteção.
Pulgões causa grandes danos à grande perda de rendimento de ervilhas no ano seco. A maneira de processar ervilhas de uma praga depende da população da cultura. Pulgões alivia a planta, sugando o suco e criando uma ferida na superfície, onde podem entrar esporos de doenças fúngicas. Em seus isolados açucarados, um cogumelo fuliginoso se instala.
A luta contra a decadência vai em conjunto com o resto das pragas. Muitas vezes em ervilhas usam preparações “Iskra”, “Fastak”. Muito eficaz é o phytoverm, que pode ser consumido em fazendas particulares.
Há muitos outros insetos que podem prejudicar o patch de ervilha, eles precisam ser combatidos através da aplicação de decocções, infusões, pulverização. Mas, mais importante, onde as pragas das ervilhas se divorciaram e as doenças virão depois delas.
Doenças de ervilhas e medidas para combatê-las
A fim de proteger a planta contra doenças fúngicas e bacterianas, a prevenção é necessária. Destina-se a reduzir os fatores de dano e consiste em:
- em rotação alfabetizada de culturas;
- pureza varietal de sementes e seu cultivo com aplicação de tratamento de campo de sementes com fungicidas e inseticidas;
- tratamento de campos com ervilhas de doenças, um fungicida para as ervilhas é uma mistura bordalesa, enxofre coloidal;
- uso de variedades de ervilhas zonadas.
Ervilhas no local de semeadura anterior devem ser devolvidas após 4 anos. Como medida preventiva, o grão deve secar até 13% de umidade. Os campos de sementes são tratados com fungicidas adicionalmente, quando o grão já atinge a maturação leitosa. Doenças causadas por esporos de fungos só podem ser suprimidas por preparações de enxofre e cobre, chamadas fungicidas. Dependendo da condição da planta, você pode determinar por que as ervilhas ficam amarelas na cama.
Ascochite, doença fúngica, que se manifesta por toda a planta na forma de manchas marrons com franja. No centro de cada ponto, há pontos que são sacos com esporos. Quando os esporos amadurecem, a pycnidia explode e uma nova infecção da planta ocorre. A fim de brotar, requer certas condições – tempo úmido, ferida no revestimento protetor da planta. Como resultado da doença, a planta morre, os frutos tornam-se impróprios para a alimentação. Não existem variedades estáveis para esta doença. Por 5 anos, o micélio é preservado em sementes.
Míldio é outra doença formidável de ervilha, levando à sua morte. Esta doença desenvolve-se em muitas culturas, e a sua manifestação no início da vegetação é característica. Apenas os botões aparecem, nas lâminas das folhas aparecem pontos de luz e os esporos se desenvolvem abaixo da placa. Em alta umidade e frio, é necessário aguardar o surto desta doença. Nos primeiros sinais, a lambida das camas com folhas verdes ajuda. As plantas param o desenvolvimento, parecem deprimidas, a coroa é encaracolada com um tom violeta.
Ferrugem – uma doença fungosa perigosa de ervilhas. A doença se espalha com a serralha e se manifesta na planta como uma mudança na lâmina foliar. De cima, uma pequena mancha amarela é visível, no lado de trás há almofadas laranja brilhantes com esporos. Ferrugem consiste em dois tipos de cogumelos. Um destrói a lâmina das folhas e o outro destrói toda a planta. Esses dois fungos trabalham em pares.
Podridão radicular – doenças formidáveis. Quando a raiz deixa de se alimentar da planta, o hugo das folhas diminui, o mato cai e fica sem vida. A primeira impressão é que o arbusto está murchado por falta de umidade. De fato, as raízes não alimentam mais a parte do solo do solo, e a irrigação adicional da planta aumentará apenas o foco da doença. As plantas doentes são facilmente retiradas do solo.
O sinal da derrota da planta pode ser a estimulação da parte da raiz. A podridão da raiz pode ocorrer durante o tempo quente e seco do verão.
Doenças e pragas de ervilhas não são listadas todas. Mas as medidas de controle para um jardim saudável são semelhantes. Existem fungicidas e inseticidas sistêmicos, remédios caseiros. A tarefa da jardinagem é a adoção de medidas preventivas para obter uma colheita de um vegetal saudável sem tratamento desnecessário com preparações venenosas.