A ferrugem nas folhas da macieira, bem como outros defeitos em várias partes da planta, indicam a presença da doença. Se tais sintomas forem encontrados, medidas urgentes devem ser tomadas.
Tipos de doenças de macieiras
Até à data, existe um número muito grande de doenças de macieiras. As mais comuns são as seguintes variedades:
- câncer negro;
- sarna;
- oídio;
- podridão de frutas.
Cada doença é perigosa à sua maneira. Quando os sinais mais leves da doença aparecem, deve-se começar imediatamente a tratar a planta.
Câncer Negro
As doenças das macieiras e seu tratamento (fotos podem ser encontradas na internet) são muito diversas. O mais comum é o “câncer negro”. Essa doença pode ser determinada pelos seguintes sintomas:
- o aparecimento nas folhas de pontos pretos – o seu número e tamanho estão crescendo todos os dias;
- presença de podridão negra na fruta;
- escurecimento da casca da árvore, o aparecimento de múltiplas rachaduras em sua superfície, sua inversão na direção oposta.
O tratamento do carcinoma da maçã preta deve ser realizado com a ajuda do fluido Bordeaux – trata as áreas afetadas no tronco. Mas esta operação é necessária só depois da floração de árvores. Para evitar o aparecimento de uma doença deste tipo, vale a pena realizar um trabalho preventivo. Isso permitirá economizar no máximo plantas. Manchas pretas nas folhas da macieira não podem ser eliminadas, mas você pode simplesmente impedir sua aparência:
- lutar contra pequenas pragas;
- adequadamente fertilizar e desinfectar o solo.
Muitas vezes, esse tipo de atividade é suficiente para prevenir a infecção da árvore pelo câncer negro. Se no local houver plantas ainda afetadas por essa doença, é necessário cortar as áreas pretas da casca e dos galhos e, em seguida, queimá-las fora do local.
Sarna
Uma das perguntas mais freqüentes de jardineiros: sarna na macieira – como lidar com isso? Esta doença é muito fácil de determinar. Ele se manifesta quase imediatamente após a planta estar infectada. O primeiro sinal de infecção é a ferrugem nas folhas da macieira. Se possível, é necessário começar a luta contra a doença o mais rápido possível.
A doença deste tipo é o fungo mais comum. Para salvar uma árvore só é possível em caso da detecção oportuna de lugares da infecção. Se você correr muito a doença, então você pode dizer adeus à planta. É melhor se familiarizar com os sinais da doença da macieira na foto.
A luta contra a doença deste tipo deve começar no início da primavera e ser realizada com a ajuda da composição “Topázio” da seguinte forma:
- a substância é diluída em uma proporção de 2 ml por 10 litros;
- antes mesmo da floração, a composição do tronco da árvore é processada;
- após a floração, a planta também deve ser tratada.
Além disso, em vez da preparação “Topázio”, você pode usar “Hom”. Deve ser diluído numa quantidade de 40 g por 10 litros de água e pulverizar o caule da planta antes e depois da floração. Resultados excelentes são dados também pelo enxofre coloidal, que é diluído em uma quantidade de 80 g por balde de água. É muito importante não exagerar com os compostos acima mencionados. Isso pode levar a queimaduras da casca e da cobertura decídua.
Oídio
Tal doença, como o oídio, é perigosa porque danifica brotos jovens e botões de maçã.
A doença das folhas de uma macieira deste tipo é caracterizada por uma propagação extremamente rápida. A árvore sob a influência do fungo que causa a doença pode morrer literalmente em um mês. Também acontece frequentemente que o micélio experimenta um inverno frio no tronco da planta e depois o degelo começa a agir com nova força, destruindo a árvore frutífera a partir do interior.
Para o tratamento de macieiras da doença do tipo em questão, as seguintes preparações podem ser usadas:
- “Topázio”;
- “Rápido”.
As composições em questão devem ser diluídas em uma proporção quantitativa de 2 mg para cada 10 litros de água. Neste caso, o tratamento é melhor realizado com uma pistola especial no início da primavera, antes do início da floração. Depois disto, sem falta, será necessário realizar o tratamento da árvore com oxicloreto de cobre, para o qual a preparação chamada “Hom” é perfeita. Deve ser criado em quantidades de 40 gramas por balde de água.
Às vezes, após realizar as ações acima, a planta parece visualmente normal, não há sinais de doença. É obrigatório coletar todas as frutas. Para minimizar a probabilidade de recorrência da doença, você também deve realizar o tratamento com solução de fluido de Bordeaux – 1%. Uma solução de sulfato de cobre também é excelente. Deve ser misturado em uma quantidade de 50 g por um balde de água, adicionando 20 g de sabão líquido.
Podridão de frutos
Por que as folhas ficam amarelas em junho? A razão para isso pode ser a podridão mais comum das frutas. Apesar do nome, afeta não só as próprias maçãs, mas também as folhas. No entanto, o principal sinal da presença de uma doença deste tipo é a presença de danos severos precisamente dos fetos.
Doença deste tipo é a mais perigosa, já que a presença dela só pode ser detectada após o término do processo de floração, quando o fruto estragado é detectado. Combater a podridão dos frutos é bastante difícil – danifica as maçãs antes de amadurecerem. A melhor maneira de sair da situação é simplesmente impedir o aparecimento da doença.
É melhor apenas tentar não permitir o aparecimento de tal doença em frutas e árvores. Para torná-lo bastante simples: um tratamento profilático deve ser realizada utilizando nitrafena emulsão convencional – a substância é diluída numa quantidade de 200 g por 10 litros de água. Além disso, os seguintes medicamentos são excelentes para combater a doença do tipo em questão:
- DNOC – 200 g para cada 10 litros de água;
- uma suspensão de enxofre coloidal – 100 g para cada 10 litros de água.
Outra maneira de minimizar a probabilidade de uma doença do tipo em questão é a coleta de todos os frutos afetados e sua destruição sistemática. Esta operação deve ser realizada diariamente. Descarte as maçãs o mais longe possível do site. É aconselhável não enterrá-los no chão e não jogar fora, mas simplesmente queimar. Então você pode destruir completamente o fungo patogênico, levando ao aparecimento de podridão.
Para evitar a situação, quando a aparência das folhas das macieiras estiver coberta de manchas marrons, é necessário realizar vários trabalhos preventivos.
Em primeiro lugar, incluem inspeção do tronco de uma árvore. O tronco deve ser o mais nivelado possível, a presença de quaisquer rachaduras e outros defeitos não é permitida. Ela toca em folhas e frutas. Mesmo se os sintomas de qualquer doença aparecessem apenas em uma ou duas folhas ou maçãs, todo o complexo de medidas para desinfetar a planta deveria ser realizado. Talvez isso o salve da morte.
Cultivar uma macieira é bastante difícil, apesar da natureza despretensiosa da maioria de suas variedades. É por isso que é necessário monitorar sua condição o mais próximo possível. Desde com o tratamento intempestivo das doenças descritas, você pode perder não só a colheita, mas a própria árvore.