Todos os agricultores experientes sabem que não basta plantar plantas para obter uma boa colheita, eles precisam ser bem cuidados. Se falamos de cenouras, as atividades mais responsáveis, meticulosas e não amadas para os jardineiros são o desbaste e a remoção de ervas daninhas das cenouras. Mas, apesar disso, esse trabalho deve ser feito a tempo e qualitativamente, caso contrário a colheita será fraca e os frutos – feios. Se as sementes são plantadas muito densamente, então a colheita pode não ser de todo.
Como corretamente as cenouras da erva daninha
As cenouras brotam por um período relativamente longo – não menos que 21 dias. Mas durante este tempo não só cresce um vegetal saudável, mas também várias ervas daninhas. Se você não limpar as cenouras a tempo, a erva não permitirá que ela germine e a colheita não. E, se você estiver atrasado – fortes raízes de grama durante a capina puxarão os brotos fracos das cenouras.
Muitas vezes, para não perder brotos de cenoura entre as ervas daninhas na primeira sacha, durante a semeadura, sementes de plantas como rabanete, salada ou espinafre são plantadas em cada fileira juntamente com as cenouras. Eles sobem muito mais rápido, tornando-se faróis para o jardineiro, permitindo a remoção de cenouras sem medo de tocar os brotos deste vegetal.
Além disso, há duas opiniões sobre o melhor clima para a remoção de ervas daninhas:
- Alguns jardineiros estão mais inclinados ao fato de que capinar é melhor depois de um pouco de chuva. Como argumento, afirma-se que a terra úmida se torna mais macia e mais flexível para se soltar. A remoção de ervas daninhas é feita por pequenos ancinhos de metal. As ervas daninhas são extraídas à mão do solo e descartadas. Se a chuva não for esperada em um futuro próximo, antes de arrancar a cenoura, regue os canteiros com água e espere até que ela seja completamente absorvida.
- Outros jardineiros acreditam que é melhor para as cenouras de ervas daninhas apenas em clima seco e quente. O principal argumento neste caso é que as pequenas raízes das ervas daninhas que permanecem no solo simplesmente secarão ao sol e não permitirão que a grama germine novamente. Eles também acreditam que é melhor puxar jovens ervas daninhas à mão, para não danificar as raízes do vegetal.
Desbaste de cenouras – a garantia de uma colheita deliciosa
No caso em que as sementes foram semeadas a uma distância de 1-2 cm uma da outra, é improvável que você precise diluir a cenoura. Se as sementes foram despejadas densamente, com uma reserva, então chegará uma hora em que será necessário fazer o afinamento das camas. O problema é que vegetais muito próximos podem impedir o crescimento e o desenvolvimento dos outros. Não é recomendado retardar a realização deste processo, porque durante o crescimento a parte da raiz da cenoura pode ser entrelaçada e complicar consideravelmente a remoção de alguns rebentos, e os próprios vegetais serão muito mais fracos de desenvolver.
Cenouras de desbaste são geralmente feitas duas vezes. Para simplificar esse processo, você deve usar uma pinça, o que torna muito mais fácil pegar um talo fino perto da base. Veja no final do artigo um vídeo sobre como corretamente cenouras.
O primeiro desbaste é realizado imediatamente após o aparecimento das primeiras brotações. Para facilitar esse processo, é melhor regar primeiro os brotos. Espremer as cenouras deve ser estritamente para cima, não inclinando e não soltando. Se você não cumprir esta condição, poderá romper ou danificar os brotos vizinhos. Isso contribuirá para a formação de um ramo na cultura de raízes e será chifrudo. Após o primeiro desbaste de brotos de cenoura deve permanecer, aproximadamente, a cada 3-4 cm.As plantas restantes precisam ser derramadas com água morna, cerca de dois a três litros por metro quadrado. A terra ao redor deles precisa ser compactada e entre as linhas – para soltar. Brotos extraídos de cenouras, ao contrário de beterraba, não podem ser transplantados para outro local. Sistema de raiz muito fraco não se enraizar.
A segunda vez que as cenouras são desbastadas 21 dias depois, quando as hastes crescem para dez centímetros. Depois disso, a distância entre os brotos deve permanecer entre 6 e 7 centímetros. Mudas extrudidas, também, não podem ser transplantadas, porque elas não serão capazes de se acostumar. No processo, pode haver um cheiro atraindo moscas de cenoura. Para evitar esse problema, o desbaste de cenoura deve ser feito tarde da noite ou no início da manhã.
Plantas rasgadas devem ser jogadas no composto e cobertas com terra. Também é bom para polvilhar a cenoura com tabaco.
Conselhos sobre o alívio de ervas daninhas e desbaste de cenouras
Depois de semear as camas, elas são cobertas com jornais úmidos em cerca de 8-10 camadas. Em seguida, cubra com um filme. Assim, obtém-se uma estufa em que a umidade é bem retida, mas, devido ao aumento da temperatura, as ervas daninhas não germinam. Em duas semanas, a estufa pode ser removida e aguardando o surgimento de cenouras. Isso ocorrerá em paralelo com o crescimento de ervas daninhas. Depois de mais 10 dias, você pode eliminar as ervas daninhas e cortar as cenouras.