Quando o plantio de alho-poró em campo aberto depende da região específica e do tempo esperado de colheita. Para obter uma boa colheita, basta observar algumas dicas simples e este vegetal sempre lhe agradará com sua germinação.
Alho-poró é um vegetal maravilhoso, sem o qual é difícil imaginar qualquer cozinha europeia. Além de excelentes qualidades de sabor, os alhos-porros ainda têm várias propriedades úteis que são usadas com sucesso na dietologia moderna. Escritor Anatole France em uma de suas histórias chamou o alho-porro de “Espargos para os pobres”. E, de fato, muitos pratos, nos quais os alhos-poró substituem os aspargos, não cedem ao sabor original e, às vezes, até os melhoram. Na Inglaterra, este tipo de cebola é usado não apenas para fins gastronômicos, mas também como fertilizante. Se deixado no chão um poderoso sistema radicular de cebolas, então no futuro enriquecerá a terra com substâncias orgânicas. E no País de Gales, sua imagem ostenta uma moeda de 1 libra.
Aterragem
Alho-porro pousando no campo aberto começa com a preparação de sementes e mudas.
A escolha do método de semeadura ou plantio de mudas depende das condições climáticas. Para plantar o alho-poró no campo aberto com sementes, você precisa de condições confortáveis e quentes. Se o seu clima é caracterizado por um longo inverno e geada de primavera, então esta opção não é adequada. No caso em que as sementes ainda se acostumar e subir no final, você pode obter caules finos e fracos, não muito parecido com alho-poró.
Preparar as sementes é mergulhar em água morna (temperatura ambiente 20-25C) por um dia e em secagem adicional até se obter um material a granel.
Para obter mudas, os alhos-franceses são colocados em pequenas caixas com solo pré-preparado. A densidade de semeadura pode ser qualquer, mas para não mergulhar mais a proa em 1 caixa com dimensões de 35×50 cm, bastam 2 g de sementes. Antes do plantio, as mudas prontas devem ser levemente endurecidas, para isso basta por 2 dias levá-las para a rua em um lugar protegido do vento.
O período vegetativo do alho-poró é longo o suficiente para 60 a 70 dias. E o tempo de plantio depende do seu clima. Para saber, por exemplo, quando da plantação de alho-poró no solo na Sibéria, você precisa saber aproximadamente o período de início da primavera e começar a partir dele, contando 60-70 dias para a maturação das mudas. O alho-porro é considerado uma planta resistente ao frio, mas os brotos jovens podem não sobreviver à chegada dos resfriados.
Para a região da Sibéria, o plantio é possível somente com mudas.
Quando o plantio de alho-poró nos subúrbios depende do período de colheita desejado. Normalmente, as sementes são plantadas 70 dias antes do plantio em campo aberto, este é o meio – o final de fevereiro. Então, na primeira quinzena de maio, das 5 às 15, as mudas são plantadas no campo aberto. Para uma melhor sobrevivência, os caules e raízes da planta devem ser encurtados em 1/3. A colheita ocorre a partir do meio até o final de outubro.
Alho-poró nos Urais são plantados no solo também, como na Sibéria, pelo método das mudas. O alho-porro é uma planta de dois anos de idade e raízes deixadas no segundo ano são capazes de suportar geadas mesmo severas.
Cuidado
Alho-porro no campo aberto requer pouca manutenção. Consiste em:
- Rega Para obter o melhor rendimento, é desejável regar o vegetal em um período de seca prolongada e altas temperaturas.
- Afrouxamento do solo e remoção de ervas daninhas. Periodicamente, entre as plantas, é necessário remover todas as ervas daninhas e soltar o solo, este procedimento pode ser repetido até o momento em que o caule da cebola não é mais possível matar as ervas daninhas.
- Mulching. Para preservar a umidade no solo e, se possível, evitar o surgimento de ervas daninhas, a cobertura morta é praticada com topos de plantas ou turfa.
- Hilling Se a partir do meio do verão começar a cortar o alho-poró, então, como resultado, você pode obter a maior parte do talo branqueado que é usado na culinária.
- Top vestir. Para obter caules realmente grandes, os alhos-franceses precisam ser alimentados pelo menos 3 vezes durante o período de vegetação.
Quanto às pragas, os alhos-franceses são propensos à invasão de moscas da cebola. Para combater esta praga, basta plantar cenouras entre os canteiros e polvilhar o arrozal com tabaco. Esta combinação de odores assusta as moscas da cebola. Você também pode polvilhar periodicamente leitos com infusões de cebola com cheiro forte e aguçado, como agulhas de pinheiro, menta ou absinto.
Sinal da aparência de uma praga na cama é o aparecimento de folhas secas.
Armazenamento
O alho-porro é perfeitamente passível de armazenamento e, ao mesmo tempo, não perde suas propriedades úteis.
Você pode armazenar cebolas de várias maneiras:
- congelar;
- secar;
- cavar com areia de rio;
- picles.
Se você seguir as datas de plantio recomendadas e fornecer aos alhos-franceses os devidos cuidados, poderá fornecer à sua família um legume útil durante todo o ano.
Leia também o artigo: como plantar cebola semeando no campo aberto!