Cuidar da pimenta búlgara no país e no jardim é a ocupação favorita da maioria dos jardineiros. Se você escolher a variedade certa, cultivar mudas saudáveis e cuidar bem dela, os arbustos multicoloridos no jardim agradecerão generosamente ao seu mestre.
Para crescer uma rica colheita de pimenta búlgara na trama não é tão fácil quanto parece à primeira vista. O principal problema enfrentado pelos fazendeiros de caminhão ao cultivar este vegetal é o amargor da fruta. É uma pena quando você brinca com o plantio de mudas, você rega e alimenta a planta regularmente, protege contra pragas e doenças, e como resultado você obtém frutas bonitas, suculentas, mas não comestíveis. Muitas vezes, em vez da variedade esperada, pequenos troncos torcidos crescem no mato.
Como lidar com esses fenômenos? É muito simples: comprar sementes de pimenta búlgara de uma empresa com boas recomendações e cultivar mudas você mesmo.
Mudas de pimentão no peitoril da janela
Pimenta de plântula de qualidade Búlgaro – penhor de uma colheita rica no futuro. Para torná-lo saudável e forte, você precisa cuidar de sementes de qualidade. É melhor comprá-los em lojas especializadas ou no site do fabricante. Não compre sementes para peso, é melhor levar alguns sacos de variedades que são apropriadas para o cultivo em sua área. É importante que a embalagem seja hermeticamente fechada e forneça informações completas sobre o fabricante, o número de sementes, o percentual de similaridade e a data de adequação.
Com o tempo e as sementes semeadas, darão brotos amigáveis e fortes. Para mudas agradou seus donos, você precisa se lembrar de algumas regras:
- A melhor época para a semeadura é o começo de fevereiro. Pimenta de mudas tem tempo para ficar bem antes de plantar no campo aberto e construir um poderoso sistema radicular.
- As sementes antes da sementeira devem ser embebidas numa solução forte de permanganato de potássio, mergulhar durante 15 minutos, lavar em água corrente e tratar durante 12 horas como estimulante do crescimento.
- Após o tratamento com um estimulante, é aconselhável colocar as sementes sobre um pano úmido e colocar em uma mini-estufa.
- Após o inchaço, você pode ver claramente as sementes de qualidade adequadas para o plantio.
- A sementeira deve ser feita em solo estéril. Não confie no solo comprado. Também pode ser infectado com bactérias infecciosas. A melhor proporção de solo para o plantio de pimenta búlgara é uma mistura de turfa, solo de jardim e areia 1: 1. Mistura de terra também vale a pena derramar uma solução forte de permanganato de potássio.
- A semeadura é realizada em solo úmido em sulcos pequenos, não maiores que 1,5 cm, sendo o solo compactado com uma espátula ou palma. O recipiente é colocado em um mini-teplichku ou coberto com um filme.
- A pimenta é muito termofílica e, para a germinação, as sementes precisam de alta temperatura e umidade. Enquanto a terra no tanque não aquece até +25 graus, os brotos não aparecerão. É importante saber se sementes inchadas plantadas, que, com um regime de menor temperatura, podem apodrecer no solo. Se a temperatura é mais baixa, então os primeiros brotos podem ser esperados por muito tempo ou não esperar nada.
- Depois que as primeiras brotações aparecem, a estufa precisa ser ventilada todos os dias por meia hora e reduzir a temperatura para +22 graus, para que as plantas não se estiquem. Regar brotos neste momento não é recomendado. Eles são melhor pulverizados com um pulverizador de água quente. Procedimentos de água podem ser realizados em dias nublados, ou remover o recipiente com mudas da luz, de modo a não queimar os brotos concurso.
- Em temperaturas abaixo de 20 graus, as mudas param o crescimento. Em dias nublados, as plantas devem, de preferência, ser colocadas sob uma lâmpada.
- Após o aparecimento da segunda folha real, você pode prosseguir para uma escolha. Plantas abundantemente regadas duas horas antes do procedimento. Essa técnica reduz o trauma do sistema radicular. Ideal – transplante com um pequeno torrão de terra. Essas mudas rapidamente criam raízes e entram em crescimento. Se a planta tem raízes longas, é desejável encurtá-las, mas apenas a parte que não é coberta com o solo. Depois das escolhas. Mudas regadas não antes de cinco dias.
Cuidado com pimenta búlgara
O processo de cultivo da pimenta búlgara em campo aberto não é menos importante do que trabalhar com mudas. Se você o tomar com responsabilidade, então no outono pequenos arbustos irão agradar uma rica colheita multicolorida. O cuidado com a pimenta búlgara inclui rega regular, remoção de ervas daninhas, soltura do solo, fertilização e colheita dos frutos com o máximo de maturação. A pimenta é plantada de acordo com o esquema de 40 cm por 40 cm, e essas plantas espessadas são características desta planta e têm um efeito benéfico no seu crescimento.
A pimenta não é apenas uma planta termofílica, mas um grande fã de bebida. Regue a planta com água morna à noite. Em dias quentes, a rega diária não será supérflua.
Uma vez por semana, depois de regar abundantemente, as plantas são alimentadas com fertilizantes orgânicos. Os microelementos podem ser introduzidos não mais do que uma vez a cada duas semanas.
O cultivo da doce pimenta búlgara em uma estufa não se diferencia do seu cultivo na rua. A única diferença é que, para as estufas, também existem variedades altas que exigem uma liga ou suporte. Em uma estufa, a pimenta fica mais confortável, pois adora calor e umidade.
As melhores variedades de pimenta búlgara
Hoje é bastante difícil determinar as melhores variedades de pimenta búlgara entre uma grande variedade que os jardineiros são oferecidos por fabricantes nacionais e estrangeiros.
Entre as variedades comprovadas há muito tempo, deve ser notado:
- O milagre da Califórnia,
- “O Dom da Moldávia”
- “O milagre laranja”.
Estas variedades sentem-se perfeitamente nos abrigos abertos e subterrâneos.
Entre variedades modernas comprovaram-se adequadamente:
- “Czardas”,
- “Shorokshary” (Melhor Milagre Californiano),
- “Cornet”,
- Tritão
- «Linguagem marinkin»,
- “Ivanhoe”,
- O “Barão Gordo”
- A bota italiana.
Pimenta vermelha búlgara recebeu muitos parentes na reprodução moderna, que pode se orgulhar de amarelo, laranja, preto, branco, cor violeta e ajudará a criar um carnaval colorido no jardim.
Doenças e pragas de pimentão
Uma doença comum dos brotos da pimenta búlgara é uma perna negra. Aparece em plantações espessadas e na não observância de tecnologia agrícola:
- freqüente transbordamento do solo;
- ausência de aeração diária;
- baixa temperatura interna.
Ao infectar uma perna negra, 80% das plântulas morrem, por isso é melhor seguir as regras de prevenção de doenças:
- processar as sementes antes de plantar em uma solução de permanganato de potássio;
- destruir as mudas problemáticas;
- realizar a desinfecção do solo.
Nos primeiros sinais da doença, o solo é regado com uma solução de sulfato de cobre (3%).
A podridão dos vértices afeta os arbustos jovens que não possuem cálcio. A razão também pode ser um excesso de nitrogênio no solo, rega irregular, mudanças bruscas de umidade no ar. A doença se manifesta na forma de manchas aquosas no fruto, que depois de alguns dias secam. A infecção pode ser rápida e efetivamente superada. É necessário polvilhar ou derreter a paprica com nitrato de cálcio ou cloreto de cálcio, pois as plantas rapidamente retornam ao normal e continuam a se desenvolver. Para prevenir doenças, é necessário controlar a quantidade de nitrogênio no solo e a rega.
Quando a planta se desvanece, fica amarela e as folhas se torcem, estes são os verdadeiros sinais da murcha de Fusarium. Se você não agir, alguns dias depois o arbusto morrerá. O pico da doença vem no momento da fixação da fruta. Não há maneiras de tratar esta infecção. A única saída é remover a planta doente e destruí-la. Para evitar que a doença visite manchas de hortaliças, elas devem ser mantidas limpas de ervas daninhas e o solo deve ser regularmente solto.
Septoria manifesta-se sob a forma de manchas brancas nas folhas da planta e pode matar metade da colheita em poucos dias. “Trihodermin”, “Fitosporin” ajudará a lidar com o problema.
A praga mais perigosa da pimenta búlgara é a mosca branca. É possível livrar-se dele só com a ajuda de preparações químicas. Remédios biológicos só são eficazes se as plantas são cultivadas na rua.
Doenças e pragas da pimenta búlgara podem ser derrotadas se você aderir às regras de cultivar uma planta e observar a vegetação de animais de estimação verdes. Observações diárias podem detectar rapidamente um problema e removê-lo. Mas como cultivar pimenta búlgara no país? Residentes urbanos não têm a oportunidade de andar frequentemente em camas e, para não perder a maior parte da colheita, é necessário aderir a medidas preventivas a partir da sementeira. Bem, se você pode cultivar pimenta sob abrigo de filme. Isso ajudará a evitar muitos problemas durante a ausência dos proprietários e protegerá as plantas do granizo, da luz solar quente, da hipotermia e do vento forte.
Quando é melhor semear pimenta nas mudas? – leia no nosso artigo!