Blackberry Navajo – uma variedade de sucesso, criada por criadores americanos e conhecida em todos os lugares. As bagas têm um rico sabor de sobremesa, pelo que podem ser consumidas tanto frescas como em diversas conservas. A variedade é bastante desprivilegiada e não requer cuidados especiais, mas produz anualmente um alto rendimento.
Característica da variedade
Variedade de Blackberry Navajo é uma planta perene. Os arbustos formam ramos retos fortes, cada um dos quais pode atingir até um metro e meio de comprimento. As bagas não são particularmente grandes (até 4,5 g cada), mas o seu tamanho não afeta o rendimento da variedade. De um arbusto adulto é possível coletar até 500 bagas por estação.
Entre as vantagens da amora-preta Navajo pode ser identificado:
- uma alta classificação de sabor (4,5 a 5,0 em diferentes períodos);
- A ausência de pontas nos brotos, o que simplifica muito a colheita manual de bagas;
- bom rendimento com cuidado simples;
- A capacidade da fruta de manter sua forma e densidade por 5 dias, o que permite que seja transportada para os locais de venda.
A descrição e as características da amora-preta navajo não podem senão afetar seu sabor. As bagas são suculentas, doces, com uma ligeira acidez e um sabor pronunciado a amora. Eles amadurecem no final do verão ou no início do outono, cada mata frutificando cerca de 3 semanas.
Regras de pouso
Plantar e cuidar do Navajo blackberry não funciona. Esta planta reproduz mudas, que precisam ser compradas e colocadas em terreno aberto. Vale a pena prestar atenção ao local sob o plantio, já que o mato com bom cuidado vive cerca de 15 anos. Os requisitos para essa variedade são simples:
- Blackberry prefere lugares onde a luz solar direta não alcança. É melhor escolher uma área semi-escura.
- Para a composição do solo a planta é despretensiosa. No entanto, na descrição da variedade Navajo de amoreira, diz-se que o melhor rendimento pode ser obtido em solos arenosos ou argilosos.
- Ao plantar, vale a pena considerar que os arbustos podem crescer bastante, portanto, entre plantas vizinhas deve permanecer pelo menos 1,5 m.
- Na cova abaixo do local de plantio fertilizantes orgânicos (adubo, húmus), de modo que a amora é melhor tomada de raiz. A planta é abaixada com cuidado para não danificar as raízes e depois regada.
O plantio da amora-preta Navajo é realizado na primavera. Nas regiões quentes do sul é possível plantá-lo no outono, mas para o inverno as mudas terão que ser cobertas.
Características do cuidado
Apesar do fato de que a variedade é bastante despretensiosa para a composição do solo, iluminação, fertilizantes e outras condições, também não é recomendado deixá-lo crescer de forma independente. Os arbustos não perderão sua vitalidade, mas a quantidade da colheita e seu sabor podem diminuir.
Entre as regras básicas para cuidar dessa cultivar pode-se identificar:
- Rega é realizada 1-2 vezes por mês, um balde precisa de 1 balde de água. As plantas não regam durante o período de floração.
- Uma vez por mês, recomenda-se soltar o solo sob os arbustos e remover as ervas daninhas.
- Fertilizantes podem ser aplicados 2-3 vezes por ano. No início do ano, a fertilização com nitrogênio será útil, o que estimula o crescimento de folhas e brotos, e então – fertilizantes de potássio e fósforo que aumentam o rendimento.
- A poda é realizada no outono, quando atingem pelo menos 1 m de comprimento. Em cada arbusto, deixe de 7 a 9 sessões.
A variedade não é considerada resistente à geada, portanto os arbustos devem ser colocados para o inverno. Uma semana antes das primeiras geadas, elas estão escondidas sob o solo ou com coberturas de tecido especiais.
Antes de começar a cultivar esta fruta, vale a pena olhar a descrição da variedade de amora Navajo com uma foto. As bagas desta planta não são particularmente grandes, mas muito doces e crescem em grande número. Você pode cultivá-los no jardim ou no jardim, mas você precisa ter certeza de que os arbustos não queimam sob o sol escaldante. Uma planta poderá colher por 15 anos, sujeita a cuidados competentes. As bagas podem ser consumidas frescas ou cozinhar geléia, geléia, confiture, compota para o inverno.