Nos vasos são cultivados dois tipos de crisântemo – chinês e arbustivo. Em contraste com as espécies de jardins, o cuidado de crisântemos em vasos é mais complexo.
A regra principal e mais importante do crescimento – uma flor deve ser colocada em uma sala fresca com ar fresco. Crisântemo não gosta de luz solar direta e cresce bem apenas a uma temperatura do ar não superior a 18 graus. A temperatura ideal é 10-15 graus. O calor é muito mal tolerado pela flor, por isso, se o seu quarto de crisântemo abaixou as folhas e deixou de florescer, deve ser levado para uma sala fria.
Crisântemo – cuidado e condições de crescimento
Para obter um crisântemo com flores exuberantes, você precisa criar certas condições para isso.
Muitos cultivadores consideram esta planta despretensiosa e, no entanto, é necessário aderir a algumas regras de cuidado do crisântemo em casa:
- Iluminação. Pote com crisântemo não pode ser colocado sob luz solar direta. O lugar ideal para ele ser uma janela bem iluminada, e na pritenyayut panela quente.
- Humidade do ar. A planta não requer pulverização regular da pistola, mas periodicamente ela precisa ser feita. Um tal chuveiro de flores leves é organizado de manhã ou à noite. Não deve haver poeira nos lençóis de crisântemo.
- Rega. Rega abundante é essencial para o crisântemo, mas o solo não deve ser úmido. Durante o crescimento ativo da planta, deve ser regada duas vezes por semana, para que o solo esteja constantemente úmido.
- Solo. A fim de facilitar crisântemos de cuidados domiciliários, inicialmente para o plantio precisa fazer os solos certas. Para fazer isso, misture terra de terra, húmus e areia na proporção de 2: 1: 1. Crisântemo não gosta de solo azedo.
Cuidar de crisântemos em vasos: transplante e reprodução
Um crisântemo jovem deve ser transplantado anualmente para um vaso maior. O transbordo de uma planta adulta é feito a cada dois anos. O solo-solo deve ser o mesmo que no vaso anterior. Se você quiser obter plantas com flores abundantes, você pode adicionar um pouco de excrementos de pássaros para o solo. Certifique-se de que o solo não é ácido, caso contrário, o crisântemo não crescerá bem e não irá florescer. Para a prevenção de doenças, o solo pode ser derramado com água fervente e seco.
Muitos consideram o crisântemo uma planta anual e após a floração é expelido. Em vão. Você pode salvar o crisântemo e até multiplicá-lo.
Como cuidar de um quarto crisântemo após a floração?
Não há nada complicado aqui – as hastes precisam ser cortadas e colocar a panela em um lugar fresco e escuro. No momento da poda, a planta pode dar novos rebentos, eles são deixados em uma panela. Um vaso de crisântemo é colocado no porão, regando-o periodicamente. Na primavera, você pode começar a criar crisântemo.
Diluir favorito crisântemo quarto usando enxerto ou a divisão do mato. E o último método é mais preferível por causa da confiabilidade e sucesso do evento.
No período de crescimento intensivo de brotos, é possível iniciar a reprodução de uma flor. Um arbusto de crisântemo de quarto é capaz de dar até 6 rebentos novos. Vasos pré-preparados para o plantio, cheios de terra. Delicadamente separando o sistema radicular da parte aérea jovem, é plantada em uma panela e abundantemente regada. Se as regras de cuidar dos crisântemos internos forem observadas, a planta irá florescer já no primeiro ano após o plantio.
Estacas de crisântemo requerem mais tempo. Das casquinhas cortadas, comprimento de 10 cm, que são tratadas com heteroauxina ou raiz de milho e plantadas em vaso.
O talo é enterrado a 1,5 cm e o pote é coberto com um filme. Mudas são mantidas em uma sala quente com uma temperatura de cerca de 20 graus. Periodicamente, os vasos precisam ser ventilados para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas. Quando o crisântemo cresce a 15 cm, seu topo deve ser comprimido para formar um arbusto.
Molho de crisântemo
Não é suficiente apenas para crisântemo sala de planta em terra boa e regou-a com água de vez em quando. Como qualquer planta, o crisântemo seleciona rapidamente os nutrientes do solo. Portanto, se você tem um quarto de crisântemo, o cuidado deve necessariamente incluir um acabamento periódico.
Crisântemo responde bem à introdução de fertilizantes minerais. Quando a fertilização intempestiva com fósforo e crisântemo de potássio floresce mais tarde do que o habitual. Para evitar que isso aconteça, a flor é alimentada com uma solução de monofosfato de potássio (1:10) ou outro fertilizante multicomponente é usado, onde a proporção de nitrogênio, fósforo e potássio será de 1: 3: 2.
A planta adulta é alimentada a cada 10 dias durante o crescimento ativo de brotos, folhas. É melhor usar líquido orgânico. Se o solo do vaso é empobrecido, a fertilização é realizada a cada 4 dias pelo verbasco (1:10). Para alimentar o crisântemo é necessário até a formação de botões.
Combate a doenças
Quarto crisântemo – uma flor saborosa para pragas e doenças. Especialmente muitas vezes nos arbustos de crisântemos de quarto estabelece-se um ácaro de aranha. Se durante o cuidado dos crisântemos você encontrou uma teia de aranha branca, você precisa tomar medidas urgentes. As folhas e o caule da planta são limpos com uma esponja embebida em uma solução de sabão, após o que a bucha é lavada sob um banho quente. Para se livrar dos ácaros ajudará a solução da actela ou piretro.
Oídio é outra doença mais comum dos crisântemos internos. Placa cinzenta é formada em folhas e pedúnculos. Esta doença fúngica ocorre devido à alta umidade. A flor afetada é tratada com um fungicida e levada para uma sala seca.
Às vezes, os cultivadores de flores notam em seu quarto crisântemo uma camada fofa cor de cinza. A cinza multiplica do molde, provocando o escurecimento das bordas da folha e aparência crisântemo de manchas castanhas sobre eles. Para o tratamento, a flor é polvilhada com base e a panela é exposta a um local ensolarado e bem ventilado.
Se a sala estiver muito seca, um ácaro vermelho pode se fixar no crisântemo da sala. Manchas marrons com uma faixa amarela nas folhas sugerem a derrota da flor com Septoria. Lidar com doenças ajudará o tratamento da fundação e reduzirá a rega da planta.
Crisântemo crescente em casa – vídeo