Os crisântemos são uma das plantas favoritas dos produtores de flores. Isto é devido não apenas à sua bela aparência decorativa, mas também à partida relativamente simples. Eles se enfeitam com qualquer jardim de flores até o final do outono.
Crisântemos bonitos (crescendo e grooming)
O cultivo de crisântemos não é difícil nem para os produtores inexperientes. Eles são adequados para áreas bem iluminadas com solo fértil e médio-mecânico. O solo não deve ter excesso de fertilizantes orgânicos. Ao escolher um lugar para o crisântemo, você deve se lembrar que eles não toleram a estagnação da água. Esta planta é distinguida pela sua resistência ao frio e resistência à seca.
Os crisântemos se reproduzem por estacas e divisão de células da rainha. Recentemente, o método de cultivo dessas flores pela semeadura em campo aberto e em mudas tem sido cada vez mais utilizado. Na maioria das vezes esse método de reprodução é usado para criar variedades raras de crisântemos. Alguns floricultores experientes cultivam flores plantando sementes para o inverno.
Os crisântemos são considerados plantas bastante resistentes a doenças e pragas, mas apesar disso, podem se surpreender:
- Mofo, um sinal de que é uma placa branca em todas as partes da planta. Esta doença requer a introdução de uma quantidade suficiente de fertilizantes de fósforo e potássio, a remoção regular das folhas velhas e a rega da sub-raiz, sem humidade nas folhas.
- Nematodezom, em que as folhas aparecem pontos de luz, limitados por veias. Então eles ficam pretos e murcham. Métodos de luta: tratamento de terra por vapor, desinfecção com formalina ou carbotião. Os arbustos dolorosos suportam em água quente (55 ° C) por 5 minutos. Após este tratamento, eles são plantados em solo descontaminado.
- Um campo ou bug prado que se alimenta de sucos de plantas. Métodos de luta: pulverização com vários inseticidas (“Carbophos”, “Decis”, “Fury”).
- Um ácaro que danifica as folhas do lado inferior. Métodos de luta: pulverização com “Carbophos”.
Nos canteiros de flores são cultivadas tais formas de crisântemos:
- Pequenas flores, que têm um monte de brotos, coroado com numerosas (até 800 pcs) pequenas inflorescências, 2-9 cm de diâmetro.
- Grande flor, atingindo uma altura de 1-1,2 metros. Nas suas hastes existem 1-10 grandes inflorescências.
Alguns produtores usam as características biológicas de variedades individuais de crisântemos para cultivá-las no inverno em condições internas. Para a produção de plantas com flores em janeiro-março, variedades de floração tardia com um período de brotamento de 12 a 14 semanas são usadas. Este método de crescimento de crisântemos é muito caro, pois utiliza iluminação adicional.
Como cultivar crisântemos de sementes no seu site?
O cultivo de crisântemos anuais e perenes ficou mais popular recentemente. Eles podem ser obtidos semeando sementes em campo aberto no final de abril ou maio. Nas camas preparadas faça orifícios com um intervalo de 20-25 cm Encha-os da água morna e ponha 2-3 sementes. Coberto com buracos no chão cobrir o jardim com um filme. Graças a isso, o solo no buraco será bem aquecido e umedecido, o que contribui para a mais rápida germinação das sementes.
Quando os primeiros brotos aparecem, a tampa é removida. O cuidado com os crisântemos jovens é o afrouxamento regular do solo, a remoção de ervas daninhas e a introdução de fertilizantes. Uma semana depois da brotação, eles podem ser alimentados com fertilizante líquido, que é diluído em água. Para isso, drogas adequadas como “Rainbow” e “Ideal”.
Quando as mudas chegam a 5-10 cm de altura, uma planta é deixada no buraco. Para isso, escolha os espécimes mais fortes. As mudas remanescentes podem ser cuidadosamente removidas do solo e plantadas em outros lugares. Crisântemos florescem em 40-50 dias após o aparecimento das mudas.
Crisântemos crescentes de sementes em mudas
Crisântemos crescentes de sementes também podem ser produzidos através de mudas. Nesta floração ocorre muito mais rápido. Crisântemos perenes são cultivados apenas desta maneira. Em fevereiro-março, as sementes são semeadas em pequenas caixas cheias de solo nutritivo. Para sua preparação em proporções iguais, você pode pegar um primer de estufa, húmus e turfa. Antes de semear as sementes, a mistura de solo é peneirada e cozida a vapor a uma temperatura de cerca de 120 ° C. Para mudas, terra pronta para plantas com flores.
O fundo das caixas deve ser preenchido com drenagem (argila expandida, pequenas pedras, tijolo vermelho partido). Acima dele, o solo úmido é coberto. Sementes são derramadas em sua superfície.
Neste caso, existe uma regra estrita para a sua selagem:
- sementes de crisântemos anuais são polvilhadas com uma camada de solo de 0,5 cm;
- sementes de variedades perenes são deixadas na superfície do solo, apenas pressionando-as com a palma da mão.
O chão é umedecido com um atomizador. As caixas são cobertas com um filme de polietileno. Eles são colocados em um lugar quente, onde a temperatura é de 23-25 ° C. As culturas são regularmente verificadas, umedecidas e arejadas. O solo não deve secar. Após 10 a 14 dias, as plântulas aparecem. Depois disso, as caixas com mudas são colocadas em um ponto brilhante.
Quando 2-4 folhas aparecem, as plantas são mergulhadas em xícaras ou panelas. Isso protegerá o sistema radicular do crisântemo contra danos durante o transplante. Mudas fortemente esticadas e enfraquecidas não são adequadas para mergulho. Após a realização deste procedimento, as plantas são pulverizadas com uma solução de “Zircon” ou “Epin-Extry”. Estas drogas ajudam as mudas a estabelecer-se rapidamente.
Cuidar de crisântemos jovens é simples. Consiste na manutenção da temperatura ótima em 16-18 ° C, rega regular e cobertura. As plantas são fertilizadas uma vez em 2 semanas. Se houver luz natural insuficiente, um adicional pode ser necessário. Com os devidos cuidados, as plântulas atingem 15 a 20 cm de altura em 1,5 meses. Quando o ar é aquecido a 15-18 ° C ao ar livre, as plantas são transferidas para uma estufa. Após o fim da ameaça de geada da primavera em maio, os crisântemos são plantados em um local permanente. Imediatamente após o desembarque nos canteiros, as coroas da muda são picadas. Quando os rebentos laterais atingem um comprimento de 15-20 cm, repete-se uma pressão. Graças a este procedimento, obtêm-se arbustos densos e compactos, cobertos com numerosas inflorescências.
Cortar e dividir o arbusto de crisântemo
O caminho principal da reprodução de crisântemos é vegetativo – estacas. O processo de reprodução começa com a seleção das melhores células da rainha. Após o término da floração, eles são enterrados em estufas ou plantados em caixas e deixados em local fresco e seco, com iluminação normal. Então vernalization executa-se – o conteúdo de licores de mãe em uma temperatura de 1-4 ° C durante 2-4 semanas. Então eles são levados para uma sala quente e bem iluminada. Depois disso, nas células da rainha, o crescimento das raízes começa a crescer ativamente. É cortado em estacas com a formação de 2-3 internódios. Eles são plantados em caixas preparadas. A temperatura ótima do seu desenvolvimento é 16-18 ° C.
A multiplicação pela divisão de arbustos é menos produtiva, mas é mais fácil. Para a divisão, os crisântemos de flor pequena são os mais utilizados. Arbustos transplantados após 2 anos, dividindo-os em várias partes com brotos jovens.