Reprodução de groselhas por estacas é a melhor maneira de aumentar o número de arbustos em seu jardim. Apesar da disponibilidade de outros métodos, esta opção é popular não só para jardineiros iniciantes, mas também para iniciantes. Você só precisa saber como propagar cortes de groselhas corretamente, a fim de desfrutar de uma rica colheita de bagas nos próximos anos.
Reprodução por estacas lenhadas?
Ao planejar a propagação de groselhas com estacas, cortes de até 20 cm de comprimento são cortados no outono, escolhendo brotos radicais ou crescidos demais. Deve haver pelo menos 4-5 rins nas estacas. Deve ser dada preferência às plantas uterinas, cuja idade não exceda 10 anos. É importante verificar a ausência de doenças no arbusto escolhido. Acredita-se que as estacas que são cortadas do topo do galho são melhor enraizadas. Tais estacas são caracterizadas pelo enraizamento mais produtivo.
Estacas cortadas no outono para reprodução, para o inverno colocar em uma geleira. No solo solto eles são plantados em maio, deixando pelo menos um rim na superfície. Depois disso, o solo deve ser polvilhado com uma camada de serragem, turfa ou cobertura com um filme.
Antes de plantar os cortes preparados no viveiro, é necessário mantê-los na água por um dia. O uso de soluções especiais que estimulam o enraizamento aumentará significativamente o percentual de plântulas sobreviventes.
Durante todo o período vegetativo, é necessário adubar as mudas com soluções de fertilizantes minerais. Em um ano, as mudas crescidas podem ser transplantadas para um lugar permanente, depois de ter preparado um lugar.
O que você precisa saber sobre a propagação de groselhas com estacas verdes?
As estacas verdes são justamente consideradas a forma mais eficaz de propagação de groselhas, permitindo alcançar o melhor resultado. O momento ideal para a propagação de groselhas com estacas verdes depende de vários fatores, sendo o principal deles o tempo. Jardineiros experientes recomendam realizar as manipulações necessárias na segunda quinzena de junho.
Para a propagação de groselhas, neste caso, use os crescimentos jovens que surgiram no ano em curso. A preparação é melhor feita no início da manhã ou no final da tarde. De tarde, o corte só é possível em dias nublados. Para cortar, use uma faca ou lâmina afiada.
O comprimento de cada corte deve estar dentro de 7 – 12 cm Para que o enraizamento seja bem sucedido, os cortes preparados devem ser cortados em seções em um regulador de crescimento cuja temperatura é de cerca de 20-24.oCom e mantenha por 12 horas – dias. Após o tempo especificado, as seções devem ser lavadas com água corrente e as mudas plantadas no viveiro, aprofundando-se a uma profundidade de cerca de 1,5 cm e regando.
O solo para o viveiro merece atenção especial. Deve ser preparado com antecedência. Para fazer isso, primeiro é colocada uma camada de drenagem, permitindo drenar o excesso de umidade. Sua presença é obrigatória, já que essa cultura não está entre os amantes da umidade. Em seguida, segue uma camada de solo fértil, cuja espessura é suficiente para fazer cerca de 10 cm Uma mistura consistindo de uma quantidade igual de areia ou perlita com turfa ou húmus é colocada em cima.
Ao embarcar no enraizamento, é necessário criar condições favoráveis: deve haver calor em um alto nível de umidade do ar. Por isso:
- Estacas de plantas devem estar em um momento em que a temperatura da noite não caia abaixo de 16oC. Para regar as mudas é necessário usar água morna;
- Não superaqueça. Em dias quentes, o viveiro deve ser aberto e sombreado usando um material de cobertura especial ou um pedaço de pano;
- É necessário controlar a presença de umidade nas folhas.
Após o aparecimento das raízes, o cuidado das mudas consistirá na constante capina e soltura do solo. Ao mesmo tempo, é necessário reduzir o nível de umidade para um valor próximo ao nível de umidade do ar ambiente. Se necessário, você pode alimentar o arbusto plantado com ureia ou solução de lama.
O caminho da propagação verde de groselhas – vídeo
Características da reprodução de estacas penteadas groselha
Os proprietários de lotes familiares, confrontados com a necessidade de aumentar os desembarques, recorrem frequentemente ao método de plantação de estacas lenhosas ou verdes. Enquanto isso, há uma maneira que une esses dois métodos. Este é um recorte combinado, representando uma brotação verde que tem uma porção do crescimento lignificado do ano passado, de até 4 cm de comprimento.
Estas são, via de regra, estacas que possuem:
- Salto Tal corte é obtido como resultado de uma quebra simples de um ramo;
- Muleta. Neste caso, o galho verde é inicialmente cortado com uma parte de broto lignificado, e o corte em si é formado de acordo com o crescimento marrom característico do ano anterior;
- Stand. O caule é colhido de um ramo lateral e o caule lignificado é perpendicular ao ramo verde.
É importante saber que existem algumas características da propagação de estacas de groselhas desta espécie. Então, por exemplo, esse método é usado ativamente desde o final de maio. É neste momento que os crescimentos verdes têm um comprimento de pelo menos 5 cm Se necessário, as estacas podem ser obtidas durante todo o período de vegetação ativa.
Depois que o corte combinado é cortado, ele pode ser imediatamente transplantado para um solo anteriormente bem solto e umedecido. Aprofundar o “calcanhar” deve ser 3 – 4 cm.Após isso, o caule é regada abundantemente, e o solo é mulched. Se estas condições forem satisfeitas, a formação das raízes pode ser esperada dentro de duas semanas.
Assim, existem várias opções para obtenção de mudas e uma tecnologia especial para sua germinação. Sabendo como crescer as estacas de groselha, você pode obter mudas dos arbustos existentes, sem o risco de ser enganado no mercado em relação à variedade de plantas e suas características de sabor.
Aparar e reprodução de groselha – vídeo