Poucos jardineiros tiveram a sorte de viver em um clima onde a chuva cai na quantidade certa e no momento ideal. A maioria ainda precisa regar seus animais de estimação verdes. Regar o jardim com as próprias mãos é uma ocupação demorada. Mas se você colocar sua cabeça além de suas mãos, essa atividade se tornará interessante e criativa.
Possíveis opções para regar o jardim
Especialistas em melhoria de terras agrícolas desenvolveram muitas maneiras de irrigar uma variedade de culturas. Nem todos eles são aplicáveis no jardim. A escolha de como irrigar o jardim com as próprias mãos depende de vários fatores:
- necessidade de culturas cultivadas em água;
- composição mecânica e capacidade de umidade do solo;
- condições climáticas e climáticas;
- disponibilidade de água para irrigação;
- jardineiro de oportunidades financeiras;
- área do jardim.
As principais formas de regar o jardim, que você pode se organizar:
- rega por sulcando;
- regar o subsídio em tiras e cheques;
- irrigação por aspersão;
- gotejamento de rega de superfície;
- irrigação por gotejamento de subsolo.
Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens.
A irrigação pela liberação é simples, mas piora as estruturas do solo nas áreas alagadas.
Polvilhar é conveniente, mas contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas.
A irrigação por gotejamento do subsolo economiza água e tempo, mas requer gastos consideráveis.
Para alcançar os melhores resultados com o menor gasto de esforço e dinheiro, geralmente há várias maneiras de regar.
Rega automatizada do jardim
Automação, em princípio, passível de todos os métodos acima de regar o jardim. Com suas próprias mãos, você pode até mesmo coletar os circuitos eletrônicos necessários, embora em nosso tempo isso dificilmente faça sentido. A menos que a eletrônica seja seu hobby ou profissão. A essência da automação consiste na instalação de sensores de umidade do solo, que dão um sinal a dispositivos eletrônicos especiais para abrir ou fechar as válvulas de fechamento na rede de água ou para ligar e desligar as bombas.
Automatizar o sistema de irrigação para pequenas hortas não é rentável. Eles são muito caros. E sem o controle visual do preenchimento de sulcos, é difícil de gerenciar. A automação de sistemas de sprinklers domésticos é muito mais fácil. É importante apenas posicionar corretamente os sensores. Mas a rega do subsolo é melhor utilizada em modo automático, ou pelo menos instalar sensores de umidade com indicadores para saber quando a umidade do solo na zona da raiz atinge o valor desejado. O excesso de umidade é pior do que a sua falta.
Vídeo: como organizar a rega automática do jardim com as próprias mãos