Cada residente de verão ou um horticultor amador sabe o quão importante é o processo de rega no jardim e jardim. Árvores frutíferas, flores, hortaliças, grama ornamental, arbustos – todas essas plantas precisam de umidade. A solução real é as bombas para regar o jardim. O dispositivo é simples e eficiente de usar. Mas como escolher uma bomba para o jardim corretamente? Quais são os critérios para navegar ao comprá-lo?
Visão geral de bombas para regar no jardim
A bomba de jardim pode depender da fonte de abastecimento de água.
Classificação do dispositivo para irrigação:
- profundo;
- superficial;
- do recipiente (barril);
- drenagem.
Para escolher a opção certa para o seu site, vale a pena determinar de onde a água virá e também levar em conta as preferências da planta. Culturas como um líquido sedimentado e não frio. É especialmente importante que as plantas recebam água da chuva. Pode ser coletado em contêineres: barris, bacias ou baldes, depois leitos regados.
Nos jardins e áreas suburbanas existem piscinas escavadas e lagoas. A mudança de água será útil para reservatórios artificiais. Se não forem limpos por meios químicos, a rega das piscinas e lagoas é permitida. Algumas parcelas estão perto de um rio ou outra lagoa, e os jardineiros as usam para irrigar suas terras. Com base em onde a água vem, e escolha uma bomba para o jardim.
Além disso, os jardineiros constroem poços, dos quais é possível regar. Para este tipo de produção de água, é melhor comprar uma bomba. Isso facilitará todo o processo.
Quais devem ser as bombas de jardim?
Todas as bombas são projetadas para bombear água. Alguns são usados para o fornecimento constante de líquidos (abastecimento de água na casa), enquanto outros são usados para rega temporária do jardim. Ao escolher um agregado, é importante prestar atenção não apenas à popularidade da marca, mas também ao poder da bomba, disponibilidade de peças substituíveis no mercado, regras de operação.
O dispositivo para irrigação deve ser o mais compacto possível, de tamanho e peso pequenos. Se necessário, pode ser facilmente movido de um lugar para outro. Não deve ser difícil instalar, instalar e operar. Se o processo de irrigação for automatizado, é melhor escolher bombas de jardim equipadas com um pressostato, um manômetro e um acumulador hidráulico. Esses elementos permitem que a unidade opere no modo máximo sem a participação de forças humanas.
Tipos de bombas para irrigação do poço, seus prós e contras
Bombas para regar o jardim do poço são instaladas na superfície ou a bomba é submersa no poço. Quais são eles diferentes?
Superfície pode estar em uma pequena sala, localizada perto do poço. Para este método, uma mangueira é usada – uma extremidade que é conectada à bomba e a outra é baixada na água. Além disso, esta unidade é instalada na superfície do fluido do poço. Para fazer isso, construa um flutuador, que manterá a bomba perto da água.
Dispositivos de superfície estão disponíveis no preço. Sua popularidade é muito alta devido ao fato de que eles são fáceis de operar, manter e instalar. O principal é instalá-lo em uma superfície de borracha plana. A profundidade de sucção da bomba não excede 10 metros. A cabeça permite espremer o jato a uma distância de 30 a 50 metros. Este é um alto desempenho, permitindo cobrir uma grande área de jardim. Mas as bombas de superfície têm menos um – são ruídos muito altos. Portanto, eles são colocados em galpões ou outras dependências e instalados em esteiras de borracha.
A escolha de unidades submersíveis é agora muito ampla. Eles são feitos de materiais à prova d’água, eles podem ser baixados na água em qualquer profundidade. O principal não está abaixo de um metro do fundo do poço. Se essa regra for ignorada, a qualidade do suprimento de água se deteriorará devido à entrada de areia e lodo na mangueira. O aparelho profundo é apreciado por uma boa cabeça do líquido de entrada, e também não é exposto à umidade.
Mas a bomba profunda tem seus próprios lados negativos. Sua instalação e manutenção devem ser feitas apenas por especialistas. Além disso, o dispositivo não é barato e requer certas condições de armazenamento no inverno.
Bombas de tigela para regar o jardim
Com base nas preferências das plantas para irrigação, as bombas de tambor para regar o jardim são as mais adequadas. Árvores frutíferas e arbustos, as culturas hortícolas exigem um líquido estável e quente. Molhar com água fria (por exemplo, de um poço) pode levar ao apodrecimento da planta e retardar seu crescimento. Portanto, nos jardins eles constroem piscinas artificiais e lagoas. Para bombear água para o local usando bombas de tambor.
O que é conveniente para essa bomba:
- Em primeiro lugar, tem fixadores, por meio dos quais é encaixado nas paredes dos reservatórios;
- em segundo lugar, uma bomba de tamanho e peso pequenos, o que torna simples e conveniente transportá-la pelo local;
- em terceiro lugar, o dispositivo para irrigação tem um alto nível de pressão: de 20 a 25 metros;
- Em quarto lugar, a produtividade da água até 3000 litros;
- Em quinto lugar, a automação da unidade, graças a este sistema, você pode selecionar o regime de rega ideal;
- Em sexto lugar, a presença de um filtro, que permite a transferência mesmo de líquidos não tratados, ou soluções para fertilização;
- Em sétimo lugar, o custo da bomba é baixo;
- Oitavo, o baixo nível de ruído produzido.
Entre jardineiros e jardineiros são muito populares bombas de tambor de dois estágios para regar o jardim. Eles são duráveis em operação.
Bombas de drenagem para regar o jardim
Bombas de drenagem para regar o jardim são usadas para bombear água muito suja: por exemplo, de lagos naturais – lagos ou rios. Tais dispositivos não têm medo de lixo. Bombas são equipadas com helicópteros, que são capazes de lidar com as folhas ou mula. Unidade de drenagem – a solução ideal para reservatórios entupidos. O helicóptero corta a grama, assa em pequenos pedaços e os leva para fora com a água do lado de fora. Isso permite que o solo receba fertilizantes minerais adicionais. Outros tipos de bombas não podem funcionar com água suja, pois estarão constantemente entupidos e, como resultado, estarão em reparo.
Regras para escolher bombas para casas – video