As uvas são uma cultura que exige atenção constante do jardineiro. Se apenas por uma temporada deixar uma planta sem medidas de cuidado simples, mas obrigatórias, os arbustos se expandem descontroladamente, os brotos começam a interferir uns nos outros. O plantio excessivamente espesso de uvas torna-se um local de concentração de patógenos e pragas. Como resultado, o número de bagas de maturação diminui acentuadamente e a sua qualidade.
O processamento precisa de um vinhedo durante a estação? Como cuidar de uvas, tratá-lo de pragas e doenças, água, cortar e alimentar?
Cuidado das uvas no primeiro ano de plantio
Já a partir do momento do plantio, as uvas precisam de cuidados cuidadosos, mas regulares, o que facilitará o crescimento mais rápido da planta e o início precoce da frutificação.
No primeiro ano após o plantio, o cuidado com as mudas consiste em soltar o solo, regar, processar as uvas de doenças e pragas e também no início do trabalho de formação da futura videira.
- Assim que as gemas começam a reviver, o solo ao redor das plantas jovens se solta, removendo acidentalmente as ervas daninhas aparecidas.
- Quando as primeiras folhas se desdobram, as uvas são libertadas da camada do solo. Ao redor do arbusto fazer um buraco, para endurecer a planta ea conveniência de remoção em junho e, em seguida, em agosto das raízes superficiais formadas na parte do tronco, polvilhadas com terra. Se no primeiro ano de plantio o cuidado da uva não for atendido, o sistema radicular da sarça não será desenvolvido o suficiente e irá inevitavelmente congelar. Após o tratamento de junho, o arbusto é novamente matado, e após o corte de agosto das raízes superficiais, o buraco é enterrado 10 cm.
- Dos 3-4 brotos formados em junho, as folhas mais fortes, que mais tarde se tornarão a base de um arbusto poderoso, e o resto cortado.
- Para melhor sobrevivência e crescimento, as uvas jovens são regadas a uma taxa de 10 litros por bush, e dependendo das condições climáticas, a planta média deve receber umidade pelo menos uma vez por semana.
- Com a rega, pode combinar a alimentação das uvas com preparados contendo superfosfato e azoto, que contribuem para o desenvolvimento da massa verde da planta.
Jarra de uvas
A primavera na vinha começa com a abertura das uvas invernadas, os arbustos de poda e suas ligas. Embora a planta não tenha dado a folhagem, e novos brotos não tenham aparecido, é importante fazer uma liga seca da parte frutífera da trepadeira.
Se você não fizer isso:
- a probabilidade de danos ao arbusto por pragas e doenças da uva, por exemplo, mofo, aumenta;
- será mais difícil construir um arbusto de uvas que produza ativamente e abundantemente frutos;
- o rendimento de tal arbusto é significativamente menor, não só devido ao número de bagas, mas também devido à sua fraca qualidade.
Para untar as uvas, não use um pano ou barbante traumático, bem como um dispositivo especial. Para o material de curativo, não é recomendado levar uma corda de nylon ou uma linha de pesca que corta o pano de escape enquanto a videira cresce.
Os brotos verdes das uvas são bastante frágeis e frágeis, se você não fizer uma liga do arbusto antes do começo de seu crescimento ativo, o risco de danificar o crescimento aumenta significativamente.
Neste caso, os ramos em que a colheita principal é esperada, com a liga se dobram para a linha horizontal inferior para que os brotos verdes cresçam vertical e uniformemente. Da mesma forma vem com o mais próximo dos disparos de substituição de treliça. O segundo uvas de liga ocorre quando rebentos atingem comprimentos de 25 cm. Mais tarde fixação dispara a suportes e treliça realizadas cada duas semanas, que evita as fugas cair livremente para baixo, especialmente durante a formação do fruto ovário e de amadurecimento.
Formando um arbusto de uvas
Dentro de alguns anos após o plantio de um arbusto de uvas é dada uma forma especial, que é mais adequada para condições climáticas específicas e correspondentes ao objetivo da variedade. Dependendo de quão bem a planta reage à geada, as formas são:
- requerendo abrigo para o inverno;
- experimentando o frio sem qualquer proteção especial.
A escolha do modo de formação de um arbusto de uvas é influenciada pela região em crescimento e características de uma variedade particular. Mas em qualquer caso, quando podar e moldar o jardineiro deve levar em conta que a safra do próximo ano é colocada na videira amadurecida, a partir dos olhos do inverno de que a primavera vai aparecer brotos de frutas.
A formação planejada de um arbusto de uvas começa praticamente a partir do primeiro ano de vida vegetal e dura vários anos. O tempo exato depende do tipo de forma escolhida, e o final do processo significa que as uvas têm um esqueleto completo, o que garante a plena frutificação.
Nos anos seguintes, a planta vai exigir colheita corretiva outono, durante o qual removeu a maior parte do crescimento de verão, incluindo alguns ramos perenes, atira todos os frutos do ano de saída, bem como fraco e corrupto.
Como na Rússia central muitas vezes têm de cobrir as uvas para o inverno, a formirovki mais utilizado envolvendo besshtambovoe cultivo de uvas e descrita pela primeira vez há 150 anos a partir de França Guillot mestre viticultura. A combinação desta forma com o ventilador deu a forma mais famosa do arbusto de uva hoje. Besshtambovoe Fan moldar vinha torna mais fácil para realizar o seu rejuvenescimento e poda verde, videira facilmente protegida para o inverno e dá um bastante duras condições de um rendimento sólido.
Pulverização de uvas na primavera
Medidas para prevenir o aparecimento de patógenos em patógenos e pragas são feitas na primavera, quando arbustos são libertados de abrigos de inverno.
A primeira pulverização de uvas, que erradica as fontes de perigo, apreende o solo sob a videira e a parte lenhosa do mato. Neste caso, o sucesso do evento depende em grande parte de quanto tempo uvas-ligas foi realizado porque o desenvolvimento de mofo normalmente começa com a perda da primeira chuva de primavera, inadvertidamente raznosyaschih fungo perigoso do solo para a parte aérea. Para pulverização, tire:
- Solução a 3% de líquido Bordeaux;
- Solução a 1% de Ridomil;
- 3% de solução de sulfato ferroso;
- Solução de zinebe a 0,5%.
Para combater pragas de uvas em locais amadores, é possível usar uma fitosporina segura e acessível que é ativa, tanto para fungos patogênicos quanto para infecções bacterianas. Quando o solo sob a vinha e na entrelinha é processado, não é solto, mas abundantemente coberto com palha.
Tratamento preventivo de uvas de doenças e pragas é conduzido em tempo seco com os mesmos medicamentos, quando na planta há 4-5 folhas jovens.
O tempo de pulverização adicional depende das condições meteorológicas e do estado das plantas. Duas semanas antes do florescimento, se não houver chuva, os arbustos devem ser submetidos a tratamento preventivo, e é importante capturar não apenas os lados externos das folhas e brotos, mas também garantir a ingestão de drogas profundamente na coroa. O período em que é possível pulverizar as uvas que recolheram o ovário termina três semanas antes da colheita.
Uvas de alimentação
Durante a estação de crescimento, a necessidade de uvas nestes ou naqueles nutrientes e elementos está mudando. Isso deve ser levado em consideração ao aplicar fertilizantes a plantas frutíferas.
Como outras plantas cultivadas, a vinha precisa:
- em nitrogênio, necessário para o recrutamento de massa verde e garantindo um bom crescimento anual;
- em potássio e fósforo, sem os quais é impossível amadurecer as vinhas, amadurecer as bagas saudáveis e preparar a planta para o inverno.
Como fica claro no vídeo, o cuidado com as uvas na primavera e no verão é impossível sem a aplicação regular de fertilizantes adequadamente selecionados. Uvas anuais eu alimento duas vezes por ano:
- Quando os rebentos verdes crescem até uma altura de 10-15 cm, é adicionada uma solução de nitroposfato às raízes, a uma taxa de 16-18 gramas por 10 litros de água.
- Em julho ou agosto, o alimento das uvas inclui 20 gramas de superfosfato e 12 gramas de sulfato de potássio por 10 litros de água.
Os arbustos que entraram na estação de frutificação são fertilizados até três vezes por estação:
- O primeiro curativo superior é em meados de maio. Quando faltam cerca de duas semanas para a floração. Neste momento, as plantas recebem uma porção de fertilizantes nitrogenados, seja ele orgânico ou nitrato de amônio, 10 litros de solução ou infusão são aplicados ao arbusto.
- A segunda vez que as uvas são alimentadas durante a formação do ovário e seu crescimento aumentado. A composição dos fertilizantes neste caso, além do nitrogênio, inclui fósforo e potássio na proporção de 3: 2: 1, respectivamente. No arbusto, pegue cerca de 30 gramas da mistura e dissolva em um balde de água.
- Um terço na cobertura de uvas é levada a cabo a partir de meados de Julho de meados de Agosto, quando os frutos estão a começar a ter uma cor, e consiste de 50-75 gramas de superfosfato e metade da quantidade de sulfato de potássio em 10 litros de água.
Se o orgânico é trazido sob as uvas no outono, então durante a alimentação da primavera é melhor reduzir a quantidade deste fertilizante. Como fazer fertilizantes sob o mato e como cuidar das uvas, para que os benefícios da alimentação sejam máximos? A prática mostra que as soluções nutritivas caem mais rapidamente nas raízes, se fertilizantes são introduzidos no círculo radical com um raio de cerca de um metro, e através de furos perfurados a uma profundidade de 40-50 cm. O mesmo método também é muito bem recomendado para regar as uvas.
Regando as uvas
Rega durante o cuidado das uvas no primeiro ano de plantio depende se o solo é coberto ou não sob a coroa.
- O solo protegido é umedecido duas semanas após o plantio. E então a frequência da irrigação depende da condição do solo.
- O terreno aberto é mais exigente para a irrigação. Até meados de julho, a planta é umedecida semanalmente, despejando sob o arbusto de 0,5 a 1 balde de água. Então regar as uvas é reduzido ou completamente parado, para que a muda possa se preparar para o inverno.
Os arbustos perenes de uva são sensíveis à secagem do solo:
- na primavera, quando as plantas são liberadas apenas de abrigos de inverno;
- em maio, antes da floração e depois dela;
- em julho, quando o recheio de bagas e preparação para o amadurecimento deles / delas começa.
A rega das uvas é muitas vezes combinada com o acabamento, usando assim furos equipados no solo ou sistemas de irrigação por gotejamento.
Abrigo de uvas para o inverno e proteção de geada de primavera
Em diferentes regiões, a mesma casta pode diferentemente tolerar o inverno e se aclimatar na primavera.
- No cinturão intermediário, nenhum tipo de abrigo é necessário para suportar geadas abaixo de 32 ° C.
- No sul do país, a proteção não é necessária para as plantas que experimentam -25 ° C.
Mas isso se aplica apenas a uvas adultas, e cuidar de uvas no primeiro ano após o plantio necessariamente fornece mudas de abrigo. Na maioria das vezes isso acontece no final de outubro ou início de novembro. Se você apertar com esta operação, a madeira das uvas perde a elasticidade e é difícil de estabelecer.
Para cobrir a videira, você pode usar qualquer material adequado, começando pelo espaçamento entre linhas. Para isso, as brotações são colocadas em uma vala cavada com antecedência, fixadas no solo e polvilhadas com terra.
Além do solo, a videira colocada no solo é isolada com uma dupla camada de filme ou material de cobertura especial, lapnik e agulhas, papelão ondulado, papel de cobertura e lona. A neve caída torna-se uma proteção adicional.
Se a proteção de arbustos de geadas de inverno em jardineiros não causa dificuldades, então como cuidar de uvas que se ameaçam com geadas de primavera? Neste caso, você pode ajudar:
- abrigo com trapos, palha, feno, lapnik e material não tecido;
- fumar com serragem, folhagem seca, agulhas, aparas e estrume do lado de sotavento;
- rega de linhas.
Com um prognóstico desfavorável por 10-14 dias, retardando a saída dos olhos da hibernação, pode-se pulverizar a uva com solução de sulfato de ferro.