Como muitas vezes acontece, para alguma celebração eles nos dão um lindo buquê de rosas, e nós admiramos o charme de flores incomparáveis, impiedosamente jogá-los no lixo. Mas é bem possível cultivar um belo arbusto da variedade que você gosta de sua própria dacha ou horta dos talos.
Para o enraizamento, é melhor escolher variedades de flores aclimatadas. Algumas rosas (por exemplo, holandesas), cultivadas nas condições de estufa de outros países, enraízam-se muito pior. Neste caso, muitas vezes acontece que a planta híbrida cultivada é um pouco diferente das cores da “mãe”.
Como crescer uma rosa de um buquê da maneira mais fácil?
Cultivar rosas a partir de estacas é um processo longo, mas interessante. Para o cultivo de arbustos crescidos 2-3 anos é necessário. Para obter um material de plantio viável, não é necessário enraizar as estacas imediatamente após receber o buquê. É necessário esperar um pouco enquanto os botões estão ligeiramente desbotados.
O processo de cultivo consiste em várias etapas:
- No caule da rosa, com uma faca afiada, cortamos a flor, os botões (se houver) e as folhas (as inferiores são completamente, as superiores são metade). Cortá-lo em cortes, cada um dos quais deve ter um comprimento de 15-20 cm. Eles devem ter 3-4 rins intactos (2 entrenós).
- Sob o rim mais baixo fazemos um corte oblíquo, o corte superior é feito 1 cm acima do rim. Cortar a pasta com água e, em seguida, tratá-los com permanganato de potássio seco.
- Preparamos uma solução carmesim brilhante de permanganato de potássio, na qual embebemos as estacas preparadas por um dia.
- O material de plantio desinfetado é enterrado profundamente no substrato de húmus lenhoso nutriente e com uma ligeira inclinação, deixando 2-3 brotos acima de sua superfície. O sistema radicular de uma nova planta é mais freqüentemente formado no corte inferior das estacas.
Como plantar uma rosa de um buquê corretamente?
Para garantir uma boa permeabilidade à água e ao ar do substrato em sua superfície, despejamos uma mistura de areia e turfa. Para acelerar o processo de formação das raízes, você pode usar drogas especiais como “Heteroauxin” ou “Kornevin”, disponíveis em qualquer loja de flores. Nós cultivamos o estimulador do crescimento da raiz de acordo com as instruções anexadas a ele.
Criando um efeito estufa
Para evitar cortes de rosas e desenvolver bem para eles, é necessário criar condições favoráveis. Para este propósito, cada corte é coberto com uma garrafa de plástico aparada ou frasco de vidro, enterrando-o um pouco no chão. A terra no vaso deve estar constantemente hidratada. Quando as folhas aparecem nas estacas, elas podem ser periodicamente pulverizadas com água macia. A temperatura ideal para enraizar rosas é de 25 ° C.
Quão rápido?
A planta obtida das estacas permitirá com que os galhos e os primeiros brotos possam se desenvolver. Para acelerar o desenvolvimento do sistema radicular, os botões são cuidadosamente removidos. Na aparência das primeiras raízes, a pulverização não é mais produzida e as plantas são frequentemente ventiladas. Por via de regra, as rosas enraizadas ocorrem aproximadamente 1 mês depois.
Um par de meses após o enraizamento das mudas, passamos a transplantar rosas em potes de plástico ou cerâmica.
Para eles, nós preparamos um substrato nutriente que consiste de uma mistura de húmus, areia do rio e turfa moída na proporção de 1: 1: 3.
Até o outono, essas plantas podem estar na rua. Antes do início da geada, nós as levamos para uma sala fria para o inverno. A temperatura do ar deve ser de cerca de 5 ° C.
Na primavera, as estacas de invernada são plantadas em um local permanente no campo aberto. Para preparar os poços para o pouso, o solo é cavado na baioneta. Antes de plantar neles introduzimos fertilizantes orgânicos, que aceleram o crescimento de rosas jovens. Quando as primeiras cores aparecerem, remova-as, pois elas esgotam a planta.
Usando o método descrito acima de estacas de enraizamento, você pode obter jovens roseiras em 70-75% dos casos.
Rosas crescentes de um buquê por cortes – vídeo
Como crescer uma rosa de um recorte de buquê – vídeo 2