O processo de cultivo de mudas de repolho é quase idêntico para todas as variedades de repolho. Neste artigo, um exemplo de cultivo de mudas de repolho branco será considerado.
De acordo com a maturidade e o tempo, pode ser dividido em:
- Amadurecimento precoce (semeado na primeira quinzena de março);
- Srednespeluyu (semeado de 15 de março a 15 de abril);
- Amadurecimento tardio (semeado na primeira quinzena de abril).
Como semear repolho para mudas?
Para semear sementes de repolho para mudas, recomenda-se uma mistura de solo, que consiste em uma parte da terra do gramado e duas partes do humo. Nesta mistura, recomenda-se adicionar cinzas, com base em 1 kg da mistura, 1 colher de sopa de cinzas. Isso enriquece o solo com microelementos adicionais e previne o aparecimento de certas doenças das plântulas.
O repolho para mudas deve começar com a preparação das sementes. Antes de iniciar o processo de semeadura, as sementes devem ser tratadas usando métodos convencionais de preparo de sementes antes da semeadura.
Antes de semear, as sementes são cuidadosamente selecionadas. Sementes de repolho são vertidas com solução a 3% de sal de mesa durante 5 minutos. As sementes da superfície se fundem com a água, e as sementes remanescentes são cuidadosamente lavadas e secas. Para a semeadura, as sementes das frações grandes e médias são selecionadas.
Plantio de repolho para mudas é feito por sementes desinfectadas. Dos agentes causadores das sementes podem ser descontaminados com uma solução de permanganato de potássio, depois enxaguá-los com água. Mas esse processamento dá uma pequena porcentagem de probabilidade. Um efeito maior pode ser alcançado com o tratamento térmico. Para fazer isso, as sementes são colocadas em uma bolsa de gaze e caem em água quente por 20 minutos. A temperatura da água deve estar dentro de 48-50oC, porque a temperaturas mais baixas, o efeito necessário será perdido e, em temperaturas mais altas, as sementes podem perder sua capacidade de germinação.
Há um outro método de descontaminação de sementes: eles são mantidos em solução alho (30 g de alho rastolchonnogo dissolvido em 0,5 vidro de água) durante uma hora. Depois disso, as sementes devem ser enxaguadas com água limpa e completamente secas.
Na embalagem das sementes, pode-se indicar que elas já passaram pelo tratamento necessário. Neste caso, é necessário realizar apenas o tratamento térmico, o que é necessário para aumentar a resistência das sementes às doenças fúngicas.
Plante as sementes em caixas 20 * 30 * 7. No solo, sulcos com uma profundidade de 0,7 cm são pressionados a uma distância de 3 cm um do outro e as sementes são semeadas nesses sulcos. Após a semeadura, a superfície do solo é nivelada e coberta com um filme. Os primeiros brotos aparecem no quarto dia após a semeadura. Caixas com mudas são recomendadas para serem expostas nos locais mais iluminados.
Os principais métodos de cultivo de mudas
Existem duas formas geralmente aceitas de cultivar mudas de repolho:
- A primeira maneira. Assim que as mudas aparecem, as mudas são recarregadas (os brotos extras são removidos). A distância entre as mudas restantes de 1,5 cm. Uma semana mais tarde, os rebentos restantes são transplantadas (mergulho) na gaveta (madeira ou plástico) com um tamanho de malha de 3 3 cm planta. Esgrima necessário aprofundar as folhas cotiledonares chão. Após 2-3 semanas a partir de mudas as cassetes transplantadas para vasos, tamanho 6 * 6 cm. Os rebentos são extraídos a partir das cassetes, com a massa terra, e, em seguida, colocados em copos para folhas cotiledonares e cobertas com o solo. A última etapa será o transplante de mudas diretamente no solo.
- A segunda maneira. Mudas de repolho das caixas são transplantadas imediatamente para as xícaras, ignorando o estágio do transplante em cassetes. tamanho do copo para inicial da plântula de maturação é de 5 * 5 cm, e para late–. 8 * 8 centímetros Transplante raiz principal deve ser cortado por 1/3 de comprimento. Isso é necessário para que o sistema radicular seja ramificado melhor. Brotos nas xícaras são aprofundados nas folhas dos cotilédones com a ajuda de um espigão.
Crescendo brotos de repolho cedo
Para o cultivo de plântulas do primeiro repolho é necessário observar algumas regras.
Mudas de alimentação devem ser realizadas em três etapas:
- Após o lapso de 7 dias a partir do momento da coleta em cassetes. Com base em 1 litro de água, 2 g de nitrato de amônio, 4 g de superfosfato, 1 g de fertilizantes de potássio são dissolvidos.
- Após um lapso de duas semanas a partir da primeira fertilização. A dosagem dos componentes é duplicada.
- Dois dias antes do plantio das mudas em solo permanente. Neste ponto, as mudas já possuem um sistema radicular desenvolvido e 6-8 folhetos verdadeiros. Para 1 litro de água, 2 g de nitrato de amônio, 4 g de superfosfato e 6-8 g de fertilizantes de potássio são dissolvidos.
Polvilhar as mudas é realizado com moderação. Categoricamente, não permita a umidade excessiva do solo.
Para obter brotos saudáveis de repolho, é necessário fornecer um regime de luz de 14 a 16 horas. Dependendo da capacidade das lâmpadas de luz artificial, elas estão espaçadas da muda a uma distância de 10 a 50 cm (conforme as plantas crescem, a distância deve ser ajustada). O tempo recomendado para ligar as lâmpadas de luz artificial é das 8h às 23h.
Para a germinação harmoniosa da parte aérea e o desenvolvimento das plantas, deve-se observar o seguinte regime térmico:
- Antes do aparecimento dos primeiros tiros – 18-20 oC;
- Sementes germinadas – um dia ensolarado 15-17 oC, dia nublado 13-15 oCom, à noite 7-10 oC;
Cuidar de mudas de repolho em casa é quase o mesmo que as atividades padrão. Antes de as mudas serem plantadas em solo permanente, deve-se começar a temperar duas semanas antes do transplante proposto. Nos primeiros estágios, as plantas estão gradualmente acostumadas ao ar frio, para o qual abrem as janelas.
No segundo estágio, as plantas são levadas a cabo na varanda por 2-3 horas durante o dia, mas protegendo as plântulas da luz solar direta. Gradualmente, o tempo aumenta e a proteção da luz solar é removida. Ao realizar o endurecimento, as mudas praticamente não são regadas. No último estágio de revenimento, se a temperatura da noite exceder 2-3 oC, mudas para a noite são deixados ao ar livre, previamente cobertos com um filme esticado no quadro.
Plantio de mudas em solo permanente
Plantio de mudas em solo permanente é realizado:
- Para variedades de maturação precoce – final de abril e início de maio;
- Para variedades de maturação média – final de maio – início de junho;
- Para variedades de maturação tardia – meados de maio.
Deve ser lembrado que o repolho é muito suscetível ao frio, por isso é recomendado que cubra-o à noite. Após o pouso, os primeiros dias de mudas devem ser protegidos da luz solar direta.
Vídeo: tecnologia de mudas de repolho