Crescentes brotos de alho-poró ganharam considerável popularidade entre os residentes de verão. Este vegetal gostava de muitas das suas qualidades gustativas (cheiro suave, sabor doce picante) e a capacidade de se adaptar facilmente a diferentes condições climáticas, produzindo uma colheita abundante. Na culinária, os alhos-porros são usados em forma crua e enlatada, marinada, salgada e seca. Além do sabor agradável, a cebola tem propriedades curativas úteis.
Propriedades úteis
A composição química de alho-poró inclui uma grande quantidade de proteínas, vitaminas B2, Bj, B, C, PP e minerais (cálcio, potássio, ferro, níquel, magnésio, fósforo, manganês, ferro). Devido ao alto teor de ácido ascórbico, caroteno, potássio e baixo teor de óleos essenciais queimados, este produto dietético é usado para melhorar o metabolismo, aumentar o apetite, melhorar a imunidade e também tratar muitas doenças.
É usado para doenças:
- reumatismo;
- pedras nos rins;
- obesidade;
- deposição de sais;
- gota;
- aterosclerose.
Como crescer mudas de alho-poró?
Métodos de cultivo de cebola: um método não irrigado (semeadura direta no solo) e um método de plântulas. A semeadura direta no solo é usada principalmente nas regiões do sul, com um longo e quente verão. Aqui o solo aquece mais rápido. Para outras regiões, é mais aceitável cultivar mudas de cebola.
O melhor lugar para o plantio de mudas de cebola
Cultivar mudas de cebola em solos férteis de terras baixas bem tratados, temperados com fertilizantes orgânicos. Um solo fracamente ácido ou neutro é adequado. Você também pode crescer em solos arenosos e argilosos bem-umedecidos. Solos desfavoráveis são solos argilosos pesados. Para fertilizar o uso da terra superfosfato, sal de potássio, composto, uréia.
Cultivo de mudas de cebola
Para cultivar mudas de cebola a partir de sementes, uma etapa preparatória deve ser realizada. Consiste no processamento especial de sementes. As sementes são colocadas em água quente por 20 minutos, depois em água fria. Para germinação rápida, as sementes são encharcadas por três dias em água morna. Depois que as sementes são derramadas, elas são deixadas para secar.
Semeadura de sementes
O plantio de sementes de cebola é realizado em determinados momentos. Para o cultivo de mudas, são usadas caixas que podem ser colocadas na janela, e é melhor começar a semear em meados de fevereiro. Em estufas, as culturas são produzidas em meados de abril. E no final de abril, você pode semear as sementes nas camas, enquanto cobre o filme.
Em pequenas caixas ou outros recipientes adequados, preparados para o pouso, eles adormecem solo especialmente preparado, mas não até o topo. A semeadura das sementes é realizada em fileiras com um intervalo de 5 cm e a profundidade do sulco não deve exceder 1,5 cm. Posteriormente, cubra com um filme e coloque as caixas em um lugar seco e quente. O regime de temperatura da sala deve ser mantido em torno de +25. Quando as primeiras fotos aparecem, o filme precisa ser removido e a temperatura mantida durante o dia para +17 e à noite +12. Neste modo, as mudas de cebola são mantidas por cerca de uma semana. Após uma semana de exposição, as mudas são transferidas para um regime de temperatura diferente – por dia +20 e +14 à noite. Tal regime é mantido durante toda a fase de cultivo das mudas.
Cuidar de mudas
Com base nas condições em que as sementes são cultivadas, os primeiros brotos podem aparecer no dia 10-20.
O alho-poró é uma cultura que requer solo úmido. Portanto, vale a pena garantir que o solo não seque. Mas, ao mesmo tempo, não mais hidratar.
Polvilhe os brotos de alho-poró com água morna, com cuidado, para não danificar o talo. Mas um regador não pode fazê-lo, as mudas precisam ser alimentadas. Adubação fertilizante pode ser feito um, mas dois são melhores.
Para fortalecer o sistema radicular e o espessamento do caule, é necessário aparar as folhas de forma que seu comprimento após o aparamento seja de 10 cm.
Imediatamente antes de plantar as mudas no solo, é necessário realizar um endurecimento gradual, levar para a rua, reduzindo a rega. Depois de seis semanas, há um pouso no campo aberto.
Desembarque de mudas
Plantio de mudas de cebola no campo aberto é feito no final de abril e início de maio. Em pré-preparo e adubação de mudas plantadas em linha, aprofundando-se um pouco mais do que nas caixas de mudas. As raízes e as folhas são ligeiramente podadas.
Para um bom crescimento de alho-poró e de fácil secagem durante a estação de crescimento, a distância entre um número de plantas em crescimento deve ser de pelo menos 10 cm, e entre linhas – pelo menos 50 cm.
Tecnologia de Crescimento
A tecnologia de cultivar cebolas através de mudas inclui os dois principais fatores: amamentação e alimentação. O cuidado de plantas jovens é especialmente importante. Não negligencie a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo. Rega e cobertura de plantas devem ser realizadas conforme necessário. Abundantemente regada e alimentada principalmente apenas durante a estação de crescimento, no primeiro semestre.
Um bom fertilizante para as cebolas é o excremento das aves. É usado em uma solução 1:20.
Após um bom enraizamento das mudas, o solo fértil é vertido. A matança é realizada após dois meses e repetida conforme necessário antes da colheita. Antes de fazer isso, é útil adicionar cinzas de madeira às linhas. É necessário conduzir o controle oportuno de ervas daninhas.
Colheita e Armazenamento
Para colher, dependendo da variedade, comece de agosto até a geada. A planta da pá minar, puxe para fora do chão. Retire as raízes e 2/3 de comprimento encurtar as folhas. O alho-porro tolera bem as geadas. Se você deixá-lo na terra para o inverno, vai bem inverno e atirar na primavera. Para melhor invernada, plante o solo com terra, encha-o de turfa e deite-se com galhos, de preferência coníferos.
Armazenar o alho-poró no porão durante todo o inverno, a uma temperatura de 0, com uma umidade de 80%, prikopav na posição vertical na areia molhada.
Ao armazenar o alho-poró, não só não reduz o conteúdo do ácido ascorbic, mas ao contrário até mais.
Vídeo: como plantar alho-poró