Um dos presentes mais valiosos e deliciosos da floresta é o fungo branco. Você sabe que ele pertence a cogumelos tubulares? Sua carne carnuda e densa, talvez, é a mais deliciosa entre outros representantes do reino dos cogumelos e certamente a mais útil e nutritiva. O rei branco dos cogumelos não é o único desta espécie, além disso, há espécimes tubulares não comestíveis e até venenosos. Vamos falar mais detalhadamente sobre o que são os tubulares e o que eles são.
Para esta espécie de fungos é caracterizada pela simbiose com espécies lenhosas: quase todos os cogumelos crescem sob a sua própria árvore.
Características e classificação de cogumelos tubulares
É muito fácil distinguir os cogumelos tubulares: na parte de baixo de seus chapéus há muitos tubos pequenos e densos, um ao lado do outro, de modo que a carne do capô se torna como uma esponja. A forma do chapéu em si nunca é plana – é sempre convexa, mais ou menos, dependendo da espécie em particular.
A estrutura peculiar da tampa contribui para o fato de absorver muita umidade, o que deve ser levado em consideração ao cozinhar.
Entre os cogumelos tubulares, a maioria das espécies são comestíveis, são cozidos, marinados e fritos. Eles conservam suas qualidades gustativas na forma seca, mas como a cor nem sempre é preservada após a secagem, essas iguarias são geralmente divididas em dois grupos desiguais:
- Branco, em que a polpa permanece leve mesmo na forma seca. Estes incluem apenas boletos, eles também são cogumelos brancos (para os quais eles receberam o nome).
- Preto – todos os outros cogumelos tubulares, cuja polpa seca adquire uma cor escura.
Recolhendo cogumelos tubulares comestíveis, é melhor deixar os espécimes velhos na floresta: contêm substâncias menos úteis, além disso, durante o tratamento de calor a carne da capa fica gelatinosa na maioria das espécies.
Ao mesmo tempo, existem entre os cogumelos tubulares e francamente insípidos, espécies não comestíveis reconhecidas oficialmente com carne amarga. Vim aqui até um cogumelo venenoso, mas mais sobre isso depois.
Tubular comestível popular
A um dos cogumelos tubulares comestíveis cogumelos mais favoritos com características de gosto excelentes são:
- Boroviki (cogumelos brancos). Eles crescem em pequenas famílias principalmente sob coníferas ou bétulas, dependendo disso, a cor do chapéu varia de cinza sujo para marrom escuro. A esponja sob o chapéu também varia, em algumas espécies é branca, em outros tem uma cor amarelo-esverdeada. Pernas em forma de barril, grossas, carnudas. A polpa é leve, produz um odor característico.
- Oleosa. Os habitantes das florestas de pinheiros, gostam de cultivar famílias. Os chapéus marrons carnudos cobrem-se de uma pele muito viscosa. A perna pode ser mais clara ou mais escura, também de estrutura densa. A esponja é geralmente amarela.
- Baleias musgo. Pequenos cogumelos crescem em solos arenosos. Os chapéus podem ser amarelos sujos ou verdes, a carne amarela fica azul após o intervalo. Perna grossa.
- Underarms Cresça entre as raízes das famílias de bétulas. As tampas hemisféricas no início são leves, mas depois ficam marrons. A perna é branca e suja, coberta com escamas cinzentas frequentes. A polpa é leve, mas escurece após a secagem.
- Podosinoviki. Cogumelos carnudos crescem, respectivamente, sob álamos. O chapéu convexo lembra a cor da folhagem de outono, laranja-marrom. A perna é alta, na parte inferior, mais espessa, coberta de escamas negras. A esponja é amarelo-acinzentada, a carne na fresta fica azul a princípio e depois quase preta.
- O cogumelo polonês. Cresce entre pinheiros caídos em solos úmidos. O chapéu é marrom escuro, abaixo do fundo é uma esponja branca e amarela. A perna é bastante alta, grossa, castanho claro com um padrão quase imperceptível. Quando cortada, a carne clara fica azul e depois fica marrom, o que distingue o cogumelo polonês do branco.
- Pão De Carvalho. Crescer em florestas de carvalhos e limas. Grandes chapéus com um diâmetro de até 20 cm têm diferentes tons de marrom, a pele primeiro aveludada, com a idade adquire um lustre brilhante. A camada esponjosa em cogumelos jovens é amarela, em adultos é laranja. O caule amarelado é bastante alto, com até 12 cm de espessura, coberto por uma malha avermelhada. Quando exposta ao ar, a carne amarela fica azul rapidamente.
Alguns cientistas referem o carvalho a uma espécie convencionalmente comestível, e o uso de sua polpa crua geralmente causa sintomas de intoxicação. No entanto, os carvalhos bem cozidos não são menos deliciosos do que boletos, e muito comestíveis.
Atenção, perigo – boleto tubular venenoso falso boleto
O único representante tubular que pode prejudicar uma pessoa é o cogumelo satânico. Entrou em confidência por acidente, porque externamente tem a maior semelhança com uma ave real, como resultado de seus catadores de cogumelos o chamam de “um falso javali”.
Seu chapéu é na forma de um hemisfério, com uma pele lisa e acinzentada, levemente aveludada. Perna espessa se assemelha a um barril, laranja no topo e um pouco emprestada. O centro do pé do cogumelo tubular venenoso é adornado com uma malha vermelha, passando no próprio chão em uma cor marrom-amarelada.
Para distinguir um boleto falso do presente é possível em uma carne azul depois de um entalhe, que no início fica vermelho. Além disso, a parte do meio da perna tem uma malha vermelha de cores vivas.
Tubular não comestível
Muito poucos entre os cogumelos tubulares e aqueles que externamente são charme em si, mas são absolutamente inadequados para alimentos por causa da carne amarga. Alguns deles são fáceis de aprender também sobre o odor desagradável, no entanto, não é de todo.
Os cogumelos tubulares comestíveis mais famosos são:
- Cogumelo de pimenta (é pimenta pimenta ou musgo de pimenta). Muitas vezes forma mycosis com espécies deciduous (vidoeiros). Externamente semelhante a um prato de óleo comum, mas a camada esponjosa é pintada em cores mais vivas (avermelhadas). Cabeça convexa enferrujada, coberta com uma pele seca levemente aveludada. Perna da mesma cor, mas a terra é mais brilhante, amarelada. Seu nome chamava-se cogumelo de pimenta para um gosto agudo peculiar de polpa. Por causa disso, é considerado não comestível. No entanto, alguns gourmets conseguem usá-lo como tempero (em vez de pimenta).
- Fungo biliar (também é amargo). Tem um gorro carnudo grosso dourado-avermelhado com uma pele seca mate, a camada esponjosa é branca, os espécimes velhos adquirem um tom rosa. A perna amarela é decorada com um padrão de malha marrom, e fica rosa, o que distingue o fungo amargo do branco, ao qual é tão semelhante.
- Porphyrovic pseudo-bétula. O chapéu grosso é primeiro semicircular, depois endireitado, castanho-oliva, coberto de pele aveludada. A perna densa é pintada na mesma cor, na parte central é mais espessa. A esponja em cogumelos jovens é cinza claro, com a idade torna-se marrom. A polpa branca é colorida de vermelho na fratura, amarga e cheira mal. No entanto, alguns catadores de cogumelos asseguram que, após um longo tratamento térmico, os cogumelos podem ser comidos.
- Trameters Troga. Um tipo de pavio cresce em madeira seca na forma de um acúmulo de várias camadas. A camada espessa esponjosa na forma de grandes poros torna-se cortiça. As bordas da tampa são mais finas, e a superfície é coberta com uma pele dura na forma de cerdas, pintadas em uma cor amarelo-cinza. A carne é leve e muito dura, sem sabor, por isso não é usada para comida.
A importância dos cogumelos tubulares não deve ser subestimada. Apesar de algumas espécies que não diferem no paladar, entre os cogumelos esponjosos com polpa carnuda e chapéus grossos estão alguns dos presentes mais deliciosos e úteis da floresta. Indo para delícias para um jantar festivo, observe cuidadosamente sob as árvores e não se esqueça de colocar um par de cogumelos ou aveia em sua cesta.