A cinza é um fertilizante de fósforo-potássio, absolutamente acessível e altamente eficaz, contendo muitas substâncias e oligoelementos necessários para o desenvolvimento e crescimento das plantas. Você não precisa comprá-lo, você não precisa usar transporte para transporte – este fertilizante pode ser feito sozinho. Acessibilidade e benefício das cinzas são inegáveis! Embora deva ser notado que as características qualitativas e a fração de massa destes ou daqueles micronutrientes podem variar dependendo das matérias-primas usadas para produzir cinzas.
Importante! Ao usar as cinzas como fertilizante, deve-se lembrar que, ao queimar as matérias-primas, o nitrogênio evapora, por isso sua escassez deve ser compensada por quaisquer aditivos contendo nitrogênio.
Valores médios dos principais elementos na cinza após a combustão:
Potássio
- Madeira:
- coníferas – cerca de 8%;
- decídua – 14%;
- Vinha – 40%.
- Matérias primas herbáceas:
- palha – cerca de 20%;
- topos de batata – 40%;
- girassol (caule, folhas e cabeça) – 40%;
- grama seca (urtiga, quinoa, porca, etc) – 30%.
- Trigo sarraceno, casca de girassol – 35%.
- Turfa – 10%.
- Ardósias – não mais de 2%.
Fósforo
- Madeira:
- coníferas – 6%;
- decídua – não mais de 10%.
- Matérias primas herbáceas – 1%.
- Turfa – 1%.
- Folhelhos – 1,5%.
Cálcio
- Madeira – 45%
- Matérias primas herbáceas – 10-20%.
- Turfa – 20 a 50%.
- Xisto – cerca de 70%.
Importante! Em nenhum caso pode ser usado como cinzas fertilizantes após a queima: polímeros, lixo doméstico, borracha, revistas coloridas brilhantes, papel colorido e materiais sintéticos. Quando se usa esse “fertilizante” na cultura geralmente pode ser esquecido – a terra será envenenada por muitos anos.
Uso de cinzas em diferentes tipos de solos
- Os agrotécnicos não são aconselhados a usar cinza como fertilizante em solos com alta alcalinidade. Isto é devido às características químicas das cinzas, preparadas a partir de qualquer matéria-prima – além disso, alcaliniza o solo, o que pode complicar grandemente a nutrição das plantas.
- Solos argilosos e argilosos – adicionando apenas 300 a 500 g / m2 de cinza, melhoram significativamente a fertilidade e a estrutura da terra. Mesmo após uma única aplicação do fertilizante, o efeito positivo pode durar até 4 anos.
- Solos ácidos – quando a cinza de madeira é aplicada como fertilizante, cria-se um certo equilíbrio entre a reação natural da terra (ácida) e o componente alcalino (cinza), que tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das plantas. A exceção é a cultura, inicialmente, preferindo solo ácido: batata, rabanete, melão e alguns outros, o que significa que essas plantas devem ser tratadas com cinzas com cuidado, após ponderar os possíveis benefícios e possíveis danos.
Métodos de usar cinzas como fertilizante
Na prática, a cinza como fertilizante é usada de 3 maneiras:
- Escoamento a seco nos troncos das árvores, sob arbustos, em fileiras entre as culturas de jardim e em buracos antes de plantar mudas.
- Pulverização ou rega de plantas, solução concentrada e / ou infusão, preparada a partir de água e cinzas comuns.
- Colocação na pilha de compostagem (2 kg / m³). Subsequentemente, o composto é usado tradicionalmente.
Conselhos práticos para os agricultores
Como usar as cinzas como fertilizante?
Quanta cinza é necessária para uma cultura?
Como preparar adequadamente uma solução de cinzas para irrigação e pulverização?
Perguntas familiares? Bem, caminhoneiros experientes e agrônomos recomendam:
Conselhos! As cinzas diluídas na água, com a rega, devem ser constantemente ligeiramente agitadas ou mexidas, a fim de excluir a sua subsidência ao fundo.
- Antes de plantar mudas de tomate, pimentão e beringela, você precisa adicionar 5 colheres de sobremesa de cinza a cada poço e misturá-lo levemente com o solo ou adicioná-lo ao cavar a uma taxa de três copos de 200 gramas por 1 m².
- Grama de relva – antes da semeadura, acrescente o curativo superior à área selecionada, 300 gr. por 1 m². Não é recomendado polvilhar sementes já germinadas.
- A adubação com pepino, tomate e cinza de couve durante o período de crescimento pode ser realizada com uma solução previamente preparada: 100 g / 10 l (cinza / água), após a mistura dos ingredientes, a infusão fica pronta após 24 horas. Para cada planta, despeje 500 ml de infusões ou faça sulcos longitudinais e uniformemente os derrube.
- Para uma boa colheita de repolho, recomenda-se a aplicação de fertilizantes mais de uma vez e a cada 10-12 dias. O procedimento deve ser realizado durante todo o período de crescimento.
- Para as árvores, é útil aplicar o curativo pelo menos uma vez a cada 3 anos:
- adultos – 2 kg para cada árvore, para trazer a área do círculo de coto em sua forma pura, você pode fazer um sulco especial (a 10 cm de profundidade) ao longo da circunferência e aplicar fertilização lá. Em clima seco, a rega abundante subsequente é obrigatória;
- mudas – 1 kg de cinzas para derramar no poço preparado para o plantio, onde é misturado com o solo, então o plantio é feito tradicionalmente.
- Adubação de cinzas de plantas de interior também é amplamente utilizada. Para fazer isso, o produto é derramado em um vaso de flores (1 colher de sopa em 5 litros de terra) ou preparado com infusão (2 colheres de sopa para 6 litros de água), que é usado para irrigação.
Conselhos! Para fazer cobertura de árvores e mudas entrincheiradas, você pode usar uma infusão preparada a partir de 1,5 kg de cinzas e 12 litros de água. A composição resultante, simplesmente, espalhou-se ao redor da planta, não mais do que 0,5 m do tronco.
Aplicação de cinzas para plantas como proteção contra doenças e pragas
O uso de cinzas para as plantas reduz não só a fertilização do solo, mas também um excelente remédio contra muitas pragas e doenças:
- Processamento de pulgas crucíferas – misture cinzas e pó de tabaco em proporções iguais e polinize a composição da planta resultante.
- A infusão de cinzas é muito eficaz quando usada no combate ao oídio, bem como pulgões. É preparado de forma muito simples, para esta mistura: 12 litros. água fria, 110 gramas de sabão doméstico e cinzas, 20 gramas de ureia. Todos os ingredientes são cuidadosamente misturados e infundidos durante 2 dias.
- Há uma opinião de que a adição regular de cinzas ao terreno da horta contribui para a extirpação do verme.
- Como medida preventiva de várias doenças fúngicas, as plantas também são polinizadas por cinzas.
Conselhos! Pulverize as cinzas somente quando a rua estiver completamente calma, isso garantirá que o produto cairá nas plantas que foram planejadas. Os melhores resultados são a polinização nas primeiras horas, quando o orvalho ainda não dormia.
Cinzas de madeira como fertilizante – video