O gênero das begônias é tão diverso que o número de variedades desta planta excede mil. Entre eles há begônia com um rico nome real. Por que real? Este nome é dado à planta não apenas por sua aparência magnífica, elegante e requintada, mas também pelo cuidado exato.
Begônia – flores muito caprichosas e frágeis, luz amorosa, mas não raios solares diretos e abrasadores; boa rega, mas não um “pântano” de água parada em uma panela. Como muito frio, e temperatura muito quente leva ao fato de que begônia Begonia começa a doer e murchar.
As folhas das begônias reais são bastante grandes, têm formas e cores diferentes. Normalmente, as veias fazem um forte contraste com o fundo mais claro das folhas, formando um contorno bizarro sobre elas. As manchas de rosa, roxo, cremoso-verde, prateado, flor de cerejeira ostentam nas folhas, como gotas, deixadas após o golpe desajeitado do pincel do artista.
Mesmo as inflorescências desta planta parecem muito modestas em comparação com as folhas exuberantes e brilhantes. Para dar crescimento aos folhetos, as inflorescências são frequentemente removidas. O rizoma da flor é suculento, carnudo, espesso e se espalha sobre a camada superior do solo, por isso não faz sentido plantar uma nova planta nos vasos profundos da casa. O berço da flor é a Índia e a Ásia.
Na Rússia, esta flor começou a ser mencionada em 1812. Quando os franceses, envergonhados pela geada, abandonaram as planícies russas, os camponeses começaram a chamar de begônia “a orelha de Napoleão” por sua semelhança externa com uma grande orelha afogada. Há um segundo nome, não menos divertido, para esta planta – “orelhas de elefante”. Uma foto da begônia real demonstra claramente isso.
Cuidado com a begônia real – moderação em tudo
Que cuidado é necessário para a begônia real, que ela deve espalhar seus desenhos ricos, coloridos e intrincados e adoráveis inflorescências?
- Begonia é uma planta que gosta de calor, por isso é desejável manter a temperatura na sala de 16 a 22C. Nos peitoris da janela do lado ensolarado para manter as flores não é recomendado.
- Rega moderada, mas frequente e regular. Com o excesso de água, as raízes da planta começam a se decompor – ela murcha e adoece. No verão, você pode deixar a terra um pouco úmida e, no inverno, é aconselhável esperar até que o substrato seque antes da próxima rega.
- A água deve ser defendida com antecedência, se for retirada da torneira e a temperatura ambiente.
- O nível ideal de umidade para a flor é fornecido pela colocação de sua “casa” – uma panela em uma panela, no fundo da qual há água ou seixos molhados.
- A begônia real cresce bem no solo, que tem um nível médio de acidez. Pode ser uma mistura de húmus com folha e solo de relva.
- Aproximadamente duas vezes por ano, a planta precisa de alimentação adicional na forma de fertilizantes minerais, mas se eles não são, não há nenhum dano, para o desenvolvimento normal e crescimento da begônia, não é um obstáculo. O fertilizante orgânico mais adequado é o estrume, mas deve ser permitido passear cerca de 2 semanas. O estrume de vaca e cavalo precisa de diluição 5 vezes e fezes de aves – até 15 vezes.
- Como cuidar da begônia real em casa? Grandes folhas de begônia nos meses de verão tornam-se tipo de coletores de pó, de modo que as folhas “respirar”, é desejável pelo menos uma vez por mês para limpar com um pedaço seco de tecido.
Como propagar a begônia real?
O método mais confiável e simples é a propagação por estacas foliares. O caule com folhas selecionadas pelo hospedeiro é dividido em várias partes iguais, cada uma delas é colocada em um solo úmido, que inclui perlita e turfa. Coloque cortes no chão em um pequeno ângulo.
Depois disso, o recipiente com as estacas deve ser coberto com polietileno. Muito em breve, as estacas das estacas serão permitidas raízes e se tornarão plantas independentes. Isso acontecerá em cerca de 4 semanas, e após a mesma quantidade de tempo serão permitidas as primeiras folhas. Mas você pode propagar begônia e sementes e a divisão do mato.
A germinação das sementes é considerada a mais baixa, uma vez que apenas um quarto do número total de brotos plantados é dado.
Como transplantar
Como outras flores internas, a begônia real para o transplante é melhor preparada na primavera, já que a planta neste período é cheia de vitalidade e se torna mais forte. É capaz de se adaptar mais rapidamente a mudanças externas, e raízes acidentalmente quebradas se “levantam” para a vida muito mais rapidamente. Se a flor cresceu no ano anterior, faz sentido escolher uma “casa” mais espaçosa para ela.
Ações ao transplantar a begônia real:
- Coloque o caule entre o indicador e o dedo médio da mão direita.
- Com a mão esquerda, gire a panela suavemente.
- Se o substrato não se separar das paredes do recipiente, peça a alguém da família para bater levemente no fundo da panela.
- Transfira a flor do solo para um novo recipiente.
- Polvilhe terra fresca e fertilizada, conforme necessário.
- Se desejar, você pode liberar o sistema de raiz do substrato antigo, removendo-o cuidadosamente nas bordas e sem tocar na parte central. Isso não vai quebrar as raízes.
Quais doenças devem ser evitadas?
A begônia real é muito sensível a mudanças no ambiente externo e a cuidados inadequados para ela. Convidados não convidados: ácaros, sarna, tripes causam-lhe muito “sofrimento”. A planta murcha e pode morrer se você ignorar as pragas. O que devo fazer?
- É necessário levar manualmente a begônia de hóspedes insidiosos.
- Para remover longe as flores que estão por perto – a fim de evitar a infecção.
- Faça uma solução de água e sabão e regue as folhas da planta.
- Em casos avançados, será aconselhável o uso de inseticidas.
Os amantes de flores adoram a begônia real por sua aparência incomum, que pode decorar qualquer interior e mobiliário. E então: cada uma das flores é um pouco diferente, mas diferente do seu “irmão”. Manchas e desenhos sobre folhas de papel podem ser estudados por horas, maravilhado com a habilidade do pintor especializado – Natureza, que neste caso não stinted em qualquer cor, qualquer tempo gasto na criação de planta incrível. Deve ser um tempo para olhar para a flor – e, em seguida, é impossível livrar-se do desejo de se tornar seu proprietário.
Vídeo: King Begonia