O pêssego é uma fruta deliciosa, mas no começo você precisa trabalhar muito para conseguir uma boa colheita. As doenças do pêssego e suas pragas mantêm o produtor em suspense durante toda a temporada de vegetação. Pêssegos cultivados longe de seus países de origem com climas quentes são propensos a uma variedade de doenças. Nós relatamos as doenças mais comuns da árvore e as medidas de proteção.
Quais doenças afetam o pêssego
Todas as culturas de frutas são afetadas por um conjunto de doenças, mas cada espécie é predisposta a algumas delas. E, assim como um moniliozom de ameixa, um pêssego é afetado pelo cacheado, mais frequentemente do que outras doenças.
Outras doenças esperadas de pêssego:
- podridão de frutas;
- oídio;
- клястероспориоз;
- monilíase.
O complexo de medidas de proteção durante todo o ano destina-se à prevenção de doenças, a destruição de pragas e aumentando o rendimento da madeira. Se você sobreviver ao calendário agronômico, poderá evitar o surto mesmo em um verão desfavorável. Olhe para a foto: doenças de pêssego e seu tratamento, requer preparações fortes e roupas de proteção para o trabalhador.
Klyasterosporiosis ou dispepsia foliar refere-se a doenças fúngicas. No início do desenvolvimento, as folhas aparecem como se fossem perfurações, então aparecem manchas violáceas, o tecido do círculo desaparece e uma folha perfurada aparece. Simultaneamente, os esporos se espalharam por toda a parte terrestre da planta. Às vezes, os mesmos sinais nas folhas dão uma overdose de fungicidas com cobre. Se for uma doença do fungo do pêssego, progredirá rapidamente.
Quando a doença se manifesta, não pode ser derrotada por meios populares. É necessário usar fungicidas, como Scor, Crystalum ou Delan, em dose dupla, se orientados pela instrução.
Oídio pode estragar o desenvolvimento de pêssego na costa do Mar Negro e Azov. Para a faixa do meio, esta doença é típica para melões e culturas de bagas. No começo, as folhas da árvore ficam de pé, como se fossem polvilhadas com farinha. Mais tarde a folha é deformada, os rebentos tornam-se mais finos. O sabor da fruta está mudando. A luta contra o oídio é realizada com a ajuda do Topázio, um chucrute fresco, um corte de brotos infectados. Eficaz contra o oídio o enxofre coloidal.
A observância da tecnologia de cultivo, prevenção de doença de pêssego e luta com eles, como na foto, manterá um jardim saudável.
A ondulação da folha da doença é a mais perigosa
Os esporos invernados do fungo brotam em brotos e folhas no início da primavera, invernando os restos de plantas do ano passado. O agente causador da doença da folha curl é introduzido na folha. O primeiro sinal é a formação de bolhas vermelhas na lâmina foliar. Mas se as folhas já caíram na árvore por duas semanas, a doença é impotente.
O fungo é introduzido na placa por 5-8 dias para a prole. As folhas são destruídas e, junto com esporos maduros, caem no chão. Ramos jovens de crescimento fresco ou anos de idade e sua madeira estão danificados. Os gomos deste ano estão sendo deformados, e não haverá colheita na próxima temporada.
Como tratar a doença da onda de pêssego das folhas? Imediatamente! Assim que eles viram os primeiros sinais – folhas jovens, ainda verdes, começaram a inchar, imediatamente é necessário aplicar fungicidas contendo cobre na dose recomendada. Ao mesmo tempo, é necessário iniciar imediatamente a poda sanitária, a aparagem das folhas, até que a doença tenha capturado a coroa inteira.
Especialistas e profissionais argumentam que entre as variedades de pêssego, algumas são mais resistentes à ondulação foliar:
- Redhaveng;
- Em memória de Rodionov;
- Bagrinovsky;
- Morettini;
- Simferopol cedo.
Como alguém pode combater as folhas encaracoladas em remédios populares de pêssego? Na erradicação da doença, o principal é a velocidade. Drogas eficazes não são muitas. Se a doença foi encontrada no começo, você precisa remover manualmente as folhas, cortar os galhos nos quais elas estão presas e necessariamente queimar.
Pulverize a madeira com uma mistura de pó de enxofre e cal-empurradores, polvilhe 1% com enxofre coloidal, mas apenas em um dia quente, de modo que a temperatura seja superior a 25 graus. Você pode usar o Biostat. Para o segundo tratamento, prepare uma infusão de 3 dias de pó de tabaco. Ele pode ser pulverizado com uma mistura de suspensões de cal e argila, aplicando-o às folhas após cada descarga ou chuva. Praticantes avisam que, se aparecem galhas frescas, você precisa mudar para fungicidas.
Métodos preventivos de combate ao pêssego crespo começam no outono. É durante este período que é necessário limpar a horta dos inquilinos de inverno. Assim que a temperatura do ar caiu para 10-5 graus, o tempo de prevenção vem:
- Inspeção e sanitização do tronco, ramos quebrados.
- Círculo de Prestugolny livre de todos os restos mortais, queimar folhas e ramos, o solo afrouxa ou põe o estrume fresco em todas as partes da área, não cavando, deixe haver uma crosta. Esta alimentação por 3 anos.
- Na primavera, faça o processamento em botões com fungicida de cobre e, em seguida, podar. Depois de processar Topsinom M, mas antes do aparecimento de folhas.
Nas folhas jovens para pulverizar os meios campeão. No futuro, se houver inchaço, 10% da infusão de Mullein irá lidar com eles. Um jardim negligenciado vai se livrar de doenças por 2-3 anos.
Esta é a resposta para a questão de como tratar o pêssego dos cachos das folhas. O esquema é usado em jardins privados na Ucrânia. Os tratamentos sistêmicos permitem que você se livre das principais doenças fúngicas, mesmo em anos chuvosos e quentes.
Os princípios básicos do controle de doenças são a capacidade de cultivar uma árvore forte e saudável. Então ele próprio resistirá a doenças e pragas. Para fazer isso, você precisa encontrar um declive claro, com uma barreira da fé do norte. Nenhum sombreamento de pêssego tolera. Ele ama o solo fértil, a rega regular e a profundidade das águas subterrâneas. Se o inverno crescer, a árvore vai acordar. As raízes suportarão o inverno frio +25 graus 3-4 dias e 35-38 graus – várias horas. Aparar troncos e esterco no círculo do tronco ajudará a reduzir o risco de congelamento.