O sol escaldante e a seca insuportável são condições ideais para cultivar um pistache na sua dacha. No Oriente – a casa dessas nozes verdes – existem várias cidades nomeadas em sua homenagem. Além disso, esta planta perene serve como um símbolo de Baku – uma cidade que combina a cultura de várias nacionalidades orientais. Nestas partes, e em todo o mundo, as amêndoas verdes (três vezes o nome) são apreciadas pelo seu sabor incomparável. Além do sabor cremoso, os gourmets recebem um rico “buquê” de nutrientes e nutrientes.
Pistácios também são mencionados nas páginas da Sagrada Escritura. O patriarca Jacó ordenou a seus filhos que apresentassem um magnífico presente ao faraó, coletando as melhores obras da terra cananéia, entre as quais essas nozes.
“Berço” de pistache
Alguns membros da família Sumakhov alcançaram a idade de 400 anos. No entanto, encontrar bosques inteiros ou florestas, cultivadas pela natureza, é do reino da fantasia. Os espécimes solitários são encontrados em encostas rochosas ou montanhosas do centro ou sudoeste da Ásia. Estes são principalmente países como:
- Iraque;
- Azerbaijão;
- Síria;
- Irã;
- Turcomenistão.
Cultivar estas plantas começou no final do século XIX. Os Estados Unidos ainda estão plantando plantações de quilômetros e depois vendem nozes doces em todo o mundo. A península da Califórnia se tornou o “berço” das amêndoas verdes no Novo Mundo. Agora, os EUA estão lutando contra o Irã pelo lugar de maior produtor de produtos de pistache. Nas áreas onde o pistache está crescendo, as plantas estão sendo construídas nas proximidades, que produzem farinha, óleos essenciais, bem como produtos médicos e cosméticos a partir de seus frutos.
No noroeste da África, a propagação dessas variedades também é praticada. Na Criméia e no Cáucaso, as árvores são cultivadas exclusivamente para a decoração da paisagem. Arbustos exclusivos atraem visitantes com parques, jardins botânicos e transeuntes em suas ruas da cidade. No entanto, em áreas com invernos prolongados e frios, o rendimento das culturas cai 5 vezes. No momento, existem mais de 20 variedades de cultura no mundo que são encontradas nos cinco continentes. Alguns deles podem se adaptar a diferentes condições climáticas (carregar até -20 ° C frost).
Nos núcleos de nozes de neon contêm muito potássio, cálcio, ferro, proteína, bem como vitaminas B e E. Portanto, eles são recomendados para comer para aqueles que têm problemas com a pressão arterial e um coração doente. Além disso, eles são ricos em antioxidantes, que removem compostos radioativos do corpo.
Visualmente com pistache
Ver tudo neste mundo é propriedade de poucos, mas apenas da elite. Portanto, uma bela foto de uma árvore de pistache será uma excelente maneira de conhecê-lo. As imagens podem ser cuidadosamente consideradas, assim como estudar:
- Folhas. Estas são lâminas densas e grandes, como se estivessem polidas com cera. Folhas brilhantes refletem surpreendentemente em seus raios superficiais do sol escaldante.
- Crohn Consiste em ramos caoticamente entrelaçados. Forma semicircular da coroa exuberante cria um tipo de chapéu de malha. A razão para esse efeito é um tronco “multifacetado”, composto de muitas partes separadas. Portanto, em “jovens anos”, essa cultura é mais como um arbusto.
- Flores. As primeiras inflorescências podem ser vistas em abril. Algo que eles se assemelham a escovas de uva. Estes galhos “desgrenhados” podem ser escarlate escarlate ou ultra-rosa na cor.
- Frutas Eles são coletados em grandes grupos granel. No início, os ovários de um tom rosado, e ao longo do tempo eles ficam vermelhos. Secando, a casca brilha a um tom bege e abre em um lado como uma concha. A partir desta fenda você pode ver um núcleo verde claro, cujo tamanho é de pouco mais de 2 cm, e a colheita já começa a ser colhida em setembro.
Curiosamente, os chineses apelidaram os pistaches de um nome bizarro – “nozes felizes”. Porque quando a fruta está madura, a casca é ligeiramente aberta, lembrando as crianças asiáticas do sorriso encantador.
Muito raramente, essas árvores atingem 10 m de altura, 6-8 metros – esse é seu desempenho máximo. Eles toleram perfeitamente períodos secos. Devido à estrutura única do sistema radicular, os apêndices perfuram as rochas de rocha dura. Assim, eles penetram com sucesso na umidade, que pode estar a uma profundidade de 15 metros. Ao mesmo tempo, as raízes não crescem muito, não permitindo que as plantas formem moitas. A área máxima que o rizoma ocupa em torno do tronco é de 40 cm.
Com bons cuidados de um pistache, um agricultor pode obter mais de 23 kg de colheita. Os grãos fritos, crus e até congelados são incomparavelmente servidos como lanches para muitas bebidas alcoólicas. Ao mesmo tempo, nozes moídas são usadas no negócio de confeitos.
Construa uma casa, plante uma árvore
Esta é a missão de toda pessoa na terra. Pelo menos, muitos acreditam. Se os membros da família são criativos, até exóticos, então é melhor cultivar pistache em casa. No entanto, vale lembrar que as mudas são muito dolorosas para tolerar o transplante. Portanto, enquanto eles assumem, o jardineiro terá que bisbilhotar e podnapryachsya. Todas as sutilezas desta arte são reduzidas aos seguintes estágios de trabalho.
Seleção de site
É triste, mas para esta planta perene, o clima das latitudes temperadas não se encaixa. A seca, o verão abafado e o inverno “fugaz” são o seu destino. Se tais parâmetros foram cumpridos, então vale a pena escolher um terreno aberto, plano e bem iluminado. Para variedades internas, você precisa selecionar um local seco e brilhante, de preferência no lado sul da casa.
Uma muda ou uma noz?
Você pode propagar a cultura dessas duas maneiras. O segundo é o mais complexo e muito mais longo que o primeiro. Frutas junto com a casca devem ser colocadas em um recipiente de água. Quando o broto aparece (3-5 mm), ele pode ser plantado na areia. Após a rega abundante, o solo deve ser coberto com fibra, usado para criar estufas. Você pode removê-lo quando os primeiros brotos aparecerem.
Ao comprar mudas, você deve comprar imediatamente dois processos diferentes: feminino e masculino. Antes de plantar, é aconselhável examinar cuidadosamente o rizoma e cuidadosamente cortar as raízes quebradas / danificadas. Para plantio adicional, são apresentados vários requisitos:
- a profundidade do poço é de um metro;
- vários espécimes devem ser plantados a uma distância de 3 m;
- encher as raízes com um substrato de 80% de areia e 20% de solo fértil, previamente fazendo uma drenagem no fundo do poço;
- no final do processo de plantio, aperte a terra e despeje a muda com um pequeno balde de água.
Cada corte de raízes deve ser tratado com cinzas, para que a área de vida não comece a apodrecer.
Cuidados para o pistache envolve a remoção de ervas daninhas e rega regular – uma vez a cada 14 dias. No outono e no inverno a planta cairá em um estágio de sono, por isso não precisa de umidade. Mas é importante monitorar a condição do broto e do solo. Os fertilizantes precisam ser introduzidos já no segundo ano de vida. Para isso, bases de nutrientes de potássio, fósforo ou nitrogênio podem ser escolhidas.
A primeira colheita da família para obter quando a árvore atinge 5 anos de idade. Porém, cultivando uma planta de uma noz, este milagre só pode esperar-se depois de 12 anos. Em qualquer caso, o pistache traz frutos muito saborosos e úteis. Eles estimulam o trabalho do sistema nervoso, coração, fígado, bem como os órgãos genitais dos homens. A taxa diária de uso é de 15 a 20 cores por dia. É calculado de acordo com o peso de uma pessoa.