Considerando um saco de sementes de tomate, na descrição você pode ver o tipo de crescimento da planta, que pode ser determinante ou indeterminado. Para jardinagem iniciante, esses termos nem sempre são claros e não são levados em conta na escolha de uma nova variedade. Semeadora tomate desconhecido no jardim sem levar em conta o tipo de crescimento pode dar um forte espessamento das plantas, ou uma área quase vazia, o que afeta negativamente o rendimento global. Portanto, surge a pergunta: um tomate indeterminado e determinante, o que é? Vamos considerar esses dois em detalhes.
O significado do termo grau determinante
O termo “determinante” em si vem da palavra “determinação”, que em latim significa uma limitação, portanto “determinante” significa “limitado” e “indeterminado” significa “ilimitado”.
Com relação ao tipo de crescimento do tomate: determinante – com crescimento limitado, indeterminado – crescimento ilimitado.
Qual é a limitação dos tomates determinantes? O crescimento do ápice central é limitado por um pincel de flores. Isso acontece da seguinte maneira: no final da parte aérea, um ovário com frutos é formado e, então, deixa de crescer. O crescimento adicional do tomate vem do enteado mais forte na folha inferior da folha.
Tomates indeterminados não têm essa restrição. O crescimento do seu ápice central ocorre sem restrição com um pincel de flores.
Qual é a diferença entre tomates determinantes e indeterminados?
Indeterminado pode ser facilmente distinguido dos tomates determinantes antes mesmo do aparecimento de flores e frutos.
Mudas
Quando a emergência ocorre após 3-4 dias, o cotovelo cotiledonar é endireitado e seu comprimento pode determinar indiretamente o tipo do futuro arbusto. Nas variedades indeterminadas, é mais longo (3-5 cm) do que no determinante (1-3 cm). No entanto, com a falta de luz, a muda pode se esticar muito e então determinar que tipo de arbusto será difícil. Na foto, uma muda de um tomate inderminante, o joelho da subfamília é bastante longo.
Mudas
Quando a plântula atinge a idade de aparecimento da primeira escova de flores, é fácil determinar o tipo de arbusto futuro. Tomates indeterminados formam a primeira escova após 8-9 da presente folha e acima, determinante – após 6-7 da presente folha e abaixo. Um exemplo de uma variedade indeterminada é visto na foto, já existem 9 folhas reais, mas não um único pincel de flores.
Plantas adultas
Quando a planta é plantada há muito tempo, tem crescido bem e tem vários escovas amarradas com frutas, é difícil determinar o número de folhas para o primeiro ovário, já que as mudas podem ser fechadas e parte do caule permanece no subsolo.
Variedades indeterminadas jaziam florais através de 3 folhas. Os tomates determinantes entre as escovas são sempre menores que 3 folhas verdadeiras.
Em uma planta de variedades determinantes, pode-se encontrar sempre uma fuga, cujo crescimento termina com o ovário, e não haverá tal caso para os indeterminantes. A única aceitação errónea de um tomate indeterminado para o determinante pode ser o caso quando, durante a formação da planta, a parte aérea é imediatamente fixada à escova da flor e parece que a parte aérea terminou de crescer. Portanto, é necessário ter cuidado e como uma verificação para considerar as folhas entre os ovários.
Na foto você pode ver como variedades indeterminadas crescem.
Acredita-se que os tomates indeterminados possuam arbustos altos, enquanto os determinantes formam plantas de baixo crescimento. Esta afirmação é verdadeira em parte, mas há exceções.
Há tomates para estufas que formam plantas altas, mas pertencem às variedades determinantes de tomates, formando escovas, com menos de 3 folhas. Esta é a maioria dos modernos híbridos de efeito estufa. Também há tomates indeterminados teimosos, que têm um arbusto curto, por exemplo, a variedade de tarde-amadurecimento bem conhecida Volgogradskii 5/95.
Um diagrama dos vários tipos de bush é mostrado no diagrama.
O tipo de estampagem da bucha não está ligado a ramificações, contusões, folhas enrugadas e um caule central espesso que mantém a planta em um estado vertical, mesmo com um grande número de frutos e não requer uma liga. Um exemplo de uma variedade determinante de estamparia de tomates, cuja foto está localizada abaixo, mostra como esse arbusto é compacto.
Variedades de tomates determinantes
O grupo de variedades determinantes de tomate são 4 variedades de plantas, que diferem no grau de crescimento limitado e possuem características próprias.
- Metade-determinante Estes tomates podem frequentemente ser confundidos com indeterminados e são um tipo intermediário de ramificação da planta. Eles limitam seu crescimento após a formação de 10-12 pincéis florais, mas eles ocorrem a cada 2 folhas reais, mas também há espaços em branco com 3 folhas. Portanto, acredita-se que as variedades semi-determinantes depositam os ovários através de 2-2,5 folhas. A primeira escova de flor é colocada através de 7-8 folhas.
- Determinante Nestes tomates, a formação de escovas ocorre estritamente menos de 3 folhas, e depois que crescem 5-6 partes – a parte aérea termina seu crescimento com um pincel de flores. Colocar o primeiro pedúnculo ocorre após 6-7 da presente folha. Na foto das variedades determinantes do tomate, é evidente que não há mais ápices no mato após o ovário, e o crescimento continuou a partir do broto axilar na folha inferior.
- Super determinante Essas variedades são prematuras. Pincéis de flores são colocados através de 1-2 folhas, e após a formação deles em uma quantidade de 4-5 peças, há uma fuga que restringe o crescimento do caule da flor.
- SupersuperDeterminante. Estes incluem variedades de super-anão e ultra-maturação. Eles podem formar de uma vez 2-3 escovas de flores em uma linha sem lacunas das folhas. Escape limita seu crescimento após a formação de 3-4 pedúnculos. O primeiro pincel aparece após 5 folhas reais e uma folha pode formar a próxima.
Prós e contras de variedades determinantes de tomate
Os recursos positivos incluem o seguinte:
- maturação precoce, uma vez que a escova de flores é colocada através de um número menor de folhas do que nas folhas indeterminadas, então o amadurecimento do primeiro feto ocorre mais cedo.
- um alto rendimento inicial, por causa da postura dos ovários através de um número menor de folhas que as variedades indeterminadas, então no medidor de caule um maior número e eficiência do rendimento da colheita é colocado mais alto.
- rendimento mais amigável da cultura do que nas variedades indeterminadas, já que quase simultaneamente várias mãos estão amarradas juntas.
As desvantagens destes tomates são os seguintes:
- menos rendimento global, porque o crescimento é limitado a escovas, o arbusto pode ser completamente acabado e a planta deixa de crescer em altura e formar novos ovários.
- requer nutrição mineral aumentada, por causa da formação freqüente de escovas, mais fertilizantes são necessários para formar a cultura.
- requerem menos trabalho na formação das plantas, devido à restrição do crescimento do pedúnculo, é preciso remover mais enteados e não sobrecarregar a planta com os ovários.
- uma predisposição para doenças, uma planta mais carregada de ovários, e este é o estado usual de variedades determinantes, a resistência a infecções diminui, e um aumento do uso de proteção química é necessário.
Esperançosamente, o artigo revelou as características de diferentes tipos de arbustos, bem como os prós e contras das variedades de tomate determinantes.
O esquema de formação de tomates determinantes
O esquema de formação de tomates indeterminados