As cerejas crescem em quase todos os jardins, mesmo que não haja jardim – pelo menos uma ou duas árvores estão necessariamente presentes perto da casa ou até mesmo no meio do canteiro de flores. Nem as regiões do norte do nosso país são uma exceção, no entanto, nem todos podem escolher a melhor variedade de cerejas para a região de Moscou. Primeiro de tudo, isso é devido às condições climáticas especiais da região de Moscou, porque muitas vezes as geadas nesta região atingem 35 graus.
Antes de você descobrir quais características as variedades de cerejas devem ter para o cultivo nas regiões do norte, e que cerejas terão sucesso em criar raízes aqui, vale a pena uma pequena conversa sobre o clima da região de Moscou.
Invernos severos perto de Moscou
Como foi observado acima, os invernos nos subúrbios de Moscou são bastante severos e, freqüentemente, ocorrem cataclismos como a formação de gelo. Portanto, variedades de cerejas para a região de Moscou devem ter:
- boa resistência ao congelamento – para suportar um regime de temperatura tão baixa;
- robustez do inverno – para tolerar geadas fortes ou congelamento.
As doenças mais comuns das árvores frutíferas
As árvores frutíferas que crescem no território da região são muitas vezes propensas a doenças, a palma da superioridade entre as quais são:
- Cockcomicose. A folhagem é impressionante – as folhas mudam de cor gradualmente, ficam amarelas e desmoronam.
- Moniliose. Afecta frutos – as cerejas são cobertas com revestimento branco e podridão.
É por isso que as cerejas para a região de Moscou também devem ter maior resistência a essas doenças, uma vez que elas podem se livrar das cerejas apenas com a ajuda de produtos químicos, e isso tornará as frutas impróprias para o consumo.
Comparando todas as características necessárias que devem ter os melhores tipos de cerejas para a região de Moscou, entre eles, existem várias espécies que são bem comportadas no clima local e não são propensas a doenças:
- A Cereja Cereja;
- Cereja Apukhtinskaya;
- Turgenevka;
- Cereja Juvenil
Variedade de Cherry Lubskaja
Uma das vantagens desta variedade é a sua pequena altura na idade adulta – a cereja não cresce mais de 3 metros, o que facilita muito a colheita.
Importante é o fato de que o Lyubov Cherry forma uma densidade moderada da coroa, embora se espalhe. Isso simplifica o curso durante a poda. Ramos laterais são em forma de arco e localizados em um ângulo agudo para o tronco principal. A cor da casca da cereja é marrom com uma coloração cinza, a superfície da casca é coberta de rachaduras.
As bagas são lindas cores vermelhas saturadas, o sabor é dominado pela acidez. Por esta razão, as cerejas desta variedade são mais usadas quando rolam compotas ou geleias, onde a nota ácida pode ser passada pela adição de açúcar.
A cultivar Lubsky refere-se às variedades de cerejas para a região de Moscou e frutifica mesmo sozinha. Colher a colheita pode ser a partir do segundo ano de vida da árvore, depois de atingir a idade de 9 anos, a cereja entra em pleno vigor e abundantemente frutifica, enquanto os frutos são resistentes ao transporte. No entanto, após 20 anos, seu ciclo de vida chega ao fim e a árvore se esgota.
As desvantagens da cultivar Cherry Lubskaya incluem as características da casca. Através das rachaduras disponíveis em geadas severas, a cereja pode se queimar, então o tronco, assim como as raízes, precisam de abrigo adicional.
Ao cultivar a cereja de Ljublska em solos ácidos antes de plantar as mudas, é necessário calar o solo, já que essa variedade não cresce bem com o aumento da acidez.
Além disso, a variedade de cereja Lyubskaya reage mal a freqüente fertilização química, mas com gratidão levará orgânico. Nos cuidados a variedade é despretensiosa, não precisa de poda (exceto para a remoção de brotos secos) e rega abundante (deve ser regada moderadamente, de modo que não haja estagnação da água perto do sistema radicular).
Variedade de cerejas Apukhtinskaya
A variedade também não é distinguida por uma grande altura (2,5-3 m), em forma se assemelha a um arbusto. Frutifica abundantemente no segundo ano de grandes cerejas vermelho-escuras, um pouco como um coração. Frutos levemente amargos.
Cereja Apukhtinskaya pertence às variedades auto-férteis tardias, floresce em junho, a colheita é coletada no final do verão. Graças à floração tardia, a cereja é bastante resistente ao inverno, mas, ao mesmo tempo, por isso, não é adequada para uso em polinização cruzada. Além disso, no caso do início do outono e um resfriamento acentuado, as cerejas podem não ter tempo para amadurecer e cair. Mas a variedade quase não está sujeita a coccomicose.
Ao plantar cereja Apukhtinskaya para a região de Moscou, você precisa escolher uma muda de dois anos de idade. O local mais adequado para a árvore será o lado sul do jardim, onde a muda receberá raios solares suficientes, necessários para o desenvolvimento normal.
Plante cerejas melhor no outono, enquanto escolhe um local longe das águas subterrâneas (a menos de 2,5 m da superfície da terra).
Esta variedade pode ser atribuída às melhores cerejas para a região de Moscou, porque é absolutamente despretensiosa no cuidado. É o suficiente para fertilizar e aparar a árvore a tempo. A primeira alimentação é feita durante o plantio (superfosfatos, potássio e fertilizantes orgânicos), a fertilização subseqüente é realizada a cada três anos. Quando podar em uma árvore, você precisa deixar apenas 5 brotos por coroa. A primeira poda é realizada imediatamente após o plantio. Então, a cada outono, a coroa é simplesmente cortada para manter a forma e produzir uma colheita abundante.
Quanto à rega, é obrigatória apenas quando a muda é plantada e durante a seca. No futuro, a cereja é bem gerida pela precipitação natural.
Cherry Turgenevskaya
Cereja Turgenevskaya é derivado com base em Cherry Zhukovskaya. A árvore também não é alta, não mais que três metros, a coroa está na forma de uma pirâmide invertida. O amadurecimento dos frutos começa no início de julho, com o verão ensolarado com uma quantidade suficiente de precipitação em cerejas suculentas, praticamente não há acidez.
Ao contrário das duas variedades anteriores, Turgenevka tem baixa auto-frutificação, por isso precisa de polinizadores. O melhor vizinho, neste caso, será Lyubskaya cereja.
E, em geral, Turgenevka é o melhor tipo de cereja para a região de Moscou. Está bem invernado a baixas temperaturas, tem uma persistente resistência a doenças. Além disso, a variedade é caracterizada pelo alto rendimento, frutos grandes são bem transportados.
Ao cuidar desta variedade de cerejas, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos:
- Ao aterrissar, evite lugares baixos.
- Anualmente podar uma árvore, prestando atenção aos ramos inferiores, para diluir a coroa.
- Durante o período de maturação, a rega adicional é realizada.
- Para proteger a árvore contra pragas, é melhor escondê-la no inverno.
Ao escolher variedades de cerejeira Turgenevka para o cultivo nos subúrbios, vale a pena considerar que a cereja começa a dar frutos somente de 5 anos depois da plantação, e os botões de flor têm medo de geadas de primavera.
Variedade de cereja Molodyozhnaya
Cereja juvenil – um híbrido, derivado do cruzamento de duas variedades – Lubsky e Vladimir. A cereja desta variedade pode crescer tanto na forma de uma árvore como de um arbusto. A árvore cresce até um máximo de 2,5 m, a colheita é recolhida no final de julho.
As frutas são ricas em vermelho, têm uma polpa suculenta e gosto doce e azedo. Na maioria das vezes, as cerejas da marca Molodezhny são consumidas frescas e também são boas em conservação.
A cereja frutifica anualmente e abundantemente, tolera bem geadas do inverno. Mas, bem como em Turgenevka, os botões floridos não têm resistência à geada na primavera. Além disso, com um verão bastante úmido, que é acompanhado por uma alta temperatura, eles são freqüentemente afetados por doenças fúngicas.
Para crescer esta cereja, você precisa escolher um lugar bem iluminado, de preferência se for em uma colina. Cereja jovem gosta de solo arenoso neutro e rega moderada, e também precisa de poda para formar a coroa e remover galhos secos. Mudas jovens precisam de abrigo adicional para o inverno.
As variedades de cerejas listadas sobrevivem perfeitamente às condições climáticas da região de Moscou. Eles darão frutos abundantemente com o devido cuidado e criação de condições necessárias para o seu desenvolvimento.