É muito difícil se livrar do besouro do Colorado sem o uso de ferramentas especiais. A invasão da praga começa na primavera, e os produtores de vegetais experientes são aconselhados a usar a droga do besouro do Colorado já neste estágio. Esses parasitas podem destruir toda a cultura da batata.
Praga das batatas – besouro de batata de Colorado
A praga adulta é um besouro com cerca de 1 cm de tamanho e possui tiras pretas características na concha. Uma grande ameaça à cultura não são apenas os adultos, mas também as larvas deste parasita. O parasita é capaz de suportar o período de inverno – uma praga adulta entra no solo e retorna à vida ativa apenas na primavera.
A larva do besouro do Colorado não pode sobreviver ao inverno e morre nas primeiras geadas. Saindo da hibernação, o besouro é capaz de superar mais de 1 km por dia em busca de alimento. Acredita-se geralmente que o besouro do Colorado só pode comer folhas de batata, mas essa opinião não é inteiramente verdadeira. A praga se alimenta de todas as plantas das espécies Solanaceae – pimenta, tomate, beringela, etc. Mas elas representam o maior perigo precisamente para brotos jovens de batata. Leia o mesmo sobre o besouro de maio em nosso site!
Durante seu ciclo de vida, um besouro fêmea coloca cerca de 500 ovos em pequenos pedaços de 20 pedaços cada. A maior ameaça é representada pelas larvas de pragas que eclodem desses ovos. O desenvolvimento das larvas dura cerca de 3 semanas, após o que elas se escondem sob o solo para nova pupação. Mas essas três semanas geralmente são suficientes para destruir toda a colheita.
Lidar com o besouro do Colorado com produtos químicos
O mais eficaz no controle da praga são preparações químicas do besouro do Colorado, das quais existem muitas no mercado. Muitas das drogas não representam uma ameaça para a saúde humana. Só é necessário seguir as precauções e seguir as instruções.
Preparação biológica “besouro de Colorado NÃO”
Antes de começarmos a descrever os meios químicos de controle de pragas, gostaria de notar uma novidade no mercado, chamada de biopreparação da nova geração. Este remédio consiste em substâncias orgânicas que são completamente seguras para o corpo humano. A droga é produzida na França e o mercado na Rússia não é tão fácil de encontrar.
O principal ingrediente ativo da preparação é o óleo do Neem Azadrachta. Detecta insetos, impede a reprodução de besouros adultos e afeta negativamente o desenvolvimento de larvas. Processamento de batatas do besouro do Colorado é realizado três vezes por temporada. É necessário diluir a substância na água. A proporção do medicamento para a água deve ser de 1:40.
Termos e quantidades de tratamentos:
- A primeira vez que a batata é processada antes do plantio do besouro da batata do Colorado. Um pulverizador manual manipula o buraco no qual as batatas são colocadas.
- O segundo tratamento é realizado no momento das primeiras brotações.
- O terceiro tratamento final ocorre duas semanas após a segunda pulverização.
Para um centésimo da terra, cerca de 10 ml dos fundos são usados. Ou seja, três tratamentos requerem 30 ml do “Colorado beetle NO”. Comentários de usuários reais até agora, mas a maioria diz que é uma proteção confiável do besouro do Colorado.
Em seguida, falaremos sobre produtos químicos que receberam o maior número de respostas reais na rede. Existem muitos medicamentos no mercado que diferem tanto no preço quanto na forma como funcionam. Em tal variedade, é fácil ficar confuso. A imagem está sendo estragada e produtores inescrupulosos, que muitas vezes escondem os efeitos colaterais dos medicamentos liberados.
Mistura de bordeaux
O mais popular entre os horticultores modernos foi a mistura Bordeaux, que é completamente inofensiva para os seres humanos e tem um excelente efeito. Quando o crescimento de rebentos de batatas é da ordem de 15-25 cm, é necessário processar a colheita com um líquido Bordeaux.
Termos e procedimentos para processamento:
- No primeiro tratamento é necessário diluir a seguinte solução: 150 gramas de cal a 150 g de sulfato de cobre e 10 litros de água.
- O segundo tratamento é realizado exatamente após 12 dias com uma solução de 200 g de cal, 200 g de sulfato de cobre e 10 litros de água.
- Pode haver necessidade de um terceiro tratamento. Para isso, 200 gramas de cal é usado novamente para 200 g de sulfato de cobre e 10 litros de água.
Esta ferramenta ajudará a livrar-se não só do besouro de batata de Colorado, mas também da doença comum da batata – phytophthora.
“Prestige CS” da Bayer
O remédio para o besouro do Colorado “Prestige CS” da fabricante alemã Bayer está ganhando mais popularidade entre os horticultores. Esta composição contém duas substâncias ativas:
- fungicide-pencicuron;
- inseticida imidaclopride.
A primeira substância é destinada a proteger as batatas de várias doenças e a segunda é a luta contra as pragas. “Prestige CS” tem um efeito anti-stress pronunciado, e também estimula as plantas a crescerem ativamente. Entre todas as drogas atualmente disponíveis no mercado, a Prestige COP é uma das mais caras.
Combate inseticida com wireworm, besouro do Colorado, urso, pulgões, vários vetores de vírus, bem como doenças como rizoctonia e sarna.
As instruções do fabricante indicam que os tubérculos de batata devem ser processados em uma grade ou caixas. Este processo deve ser feito para garantir que o produto seja distribuído uniformemente entre os tubérculos. No entanto, se os tubérculos de sementes já brotaram, então eles não devem ser tratados dessa maneira. É o suficiente para fazer um spray de batatas no buraco.
Não deixe o comprador confundir-se com a cor carmesim brilhante do produto, que fica menos saturada após a preparação da solução. Batatas após processamento também se transformarão na cor da matéria. O fabricante alega que o produto protege os tubérculos de batata contra pragas por 50 dias, e das doenças por 40 dias a partir do momento em que a solução é aplicada.
Somente após o vencimento de 50 dias, o produto se desfaz em conexões inofensivas. As instruções dizem que as batatas podem ser comidas apenas 50 dias após o plantio dos tubérculos. Muitos horticultores estão alarmados com este fato, no entanto, os produtores afirmam que a droga sobe para as folhas ao longo do caule durante o crescimento da planta. Dentro dos tubérculos jovens, o inseticida não pode entrar, pois não participa do processo de fotossíntese.
A ação do veneno do besouro do Colorado termina no 50º dia. A partir deste momento, as folhas voltam a ser comestíveis para pragas.
Naturalmente, os parasitas por este ponto não representam nenhum perigo para a batata, já que os tubérculos já começaram. No entanto, deve ser entendido que a segunda onda do besouro do Colorado irá para o inverno sob o solo, e na primavera reaparecerá. Este inseticida não vai ajudar contra as pragas na nova temporada, mas permitirá cultivar batatas saudáveis na atual temporada. Para proteger da segunda onda do besouro de Colorado, é necessário tratar os arbustos com outra preparação.
Bancol
Outra ferramenta eficaz do besouro do Colorado, que permite que você se livre de adultos e pragas jovens após a primeira pulverização – Bancol. Vendido em embalagens de 500 g Representa um pó molhável.
A principal vantagem desta droga é que as larvas de pragas morrem imediatamente após começarem a comer as folhas tratadas com a droga. Este veneno do besouro da batata do Colorado não requer re-tratamento.
A principal desvantagem desta droga é que ela extingue a função reprodutiva da batata. Os fabricantes declaram que a substância se decompõe em componentes inofensivos dentro de uma semana do tratamento. Esta droga é ideal para aqueles que não deixam batatas de semente.