Uma planta pertencente ao gênero Ananas comosus var. comosusA história do conhecimento dos europeus com abacaxis começa em 1493, quando os espanhóis que desembarcaram na América Central descobriram nas ilhas frutas suculentas anteriormente desconhecidas. Um pouco mais tarde, polpa de abacaxi cristalizadas si mesmos foram enviados para o Velho Mundo, onde os doce e azedo sabor iguarias bizarras vieram a provar as cabeças coroadas e nobreza.

Em poucas décadas, abacaxis foram introduzidos nas colônias asiáticas e africanas, onde o clima local é muito adequado para uma planta tropical. Ao mesmo tempo, o cultivo de culturas foi estabelecido na América do Sul e Central, bem como em estufas e estufas europeias.

Obviamente, o desejo de obter frutas mais doces, grandes e suculentas existia naqueles dias. Portanto, os ancestrais das variedades modernas de abacaxis já apareciam no século XVIII e, no início do século XX, o trabalho de seleção de frutas tropicais estava em pleno andamento. Isso foi facilitado pela criação de grandes empresas envolvidas no cultivo e processamento de abacaxis. O centro de pesquisa era um instituto especializado em pesquisa de abacaxis localizado no Havaí. Plantio de plantas espalhadas pelos estados do sul dos EUA, incluindo a Flórida.

Plantação de abacaxi na FlóridaDesde então, os abacaxis culturais mudaram drasticamente, já que não apenas o peso dos frutos individuais cresceu, mas as pessoas também aprenderam a obter frutos que contêm menos ácidos e mais açúcares. Mas todas as variedades de abacaxi cultivadas nas plantações da Costa Rica, Filipinas, Gana, Estados Unidos, Vietnã ou Austrália são plantas pertencentes ao gênero Ananas comosus var. comosus.

Ananas comosus var. comosus

Abacaxis de diferentes variedadesComo outras espécies, abacaxi – uma planta herbácea perene da família das bromélias, e amado por muitos um fruto – é caule suculento, que, dependendo do tipo e grau pode ter uma forma diferente, tamanho e peso. Se “Kew gigante” variedades de plantas amadurecer frutos com peso até 10 kg, os mini abacaxi, criados no Sudeste Asiático, quase não têm núcleo duro, mas não pesam mais de 500 gramas.

A classificação do comércio internacional é baseada na existência de vários grandes grupos de variedades de abacaxi. Este é o Smooth Cayenne, Espanhol, Rainha, Abacaxi e Pernambuco. Como o trabalho de criação continua, além dessas classes, outras variedades e variedades aparecem.

Grupo de variedades de abacaxi “Smooth Cayenne”

Grupo de variedades de abacaxi O primeiro, o grupo mais extenso de “Smooth Cayenne” – é principalmente plantas cultivadas no Havaí e Honduras. Também abacaxi de frutas exóticas com sinais característicos de pertencer a este grupo varietal pode ser encontrado nas Filipinas e Cuba, nas plantações da África do Sul e no México. As plantas de Cayenne Smooth têm um pedúnculo curto, no qual, gradualmente, tornam-se amarelas do fundo para a roseta, frutos que pesam de 1,5 a 3 kg amadurecem. A polpa do abacaxi é densa, amarelo claro, com alto teor de ácidos e açúcar, o que dá ao sabor da fruta alguma nitidez.

Muitas vezes a colheita das plantas deste grupo varietal vai não só para a implementação na forma fresca, mas também para a produção de fruta enlatada. Não surpreendentemente, das variedades incluídas no grupo, até 90% do volume mundial de frutas enlatadas é produzido. Em comparação com outras variedades, os abacaxis do grupo varietal Smooth Cayenne se desenvolvem por mais tempo, e também podem ser atacados por pragas comuns e doenças culturais.

Related  Uma história interessante sobre a planta única dos trópicos úmidos de Alocasia

Grupo de Variedades CayenneO grupo de variedade caiena inclui muitas variedades independentes:

  • Barão de Rothschild;
  • G-25;
  • Dominguo;
  • Gaimpew;
  • Maipure;
  • Sarawak;
  • La Esmeralda;
  • Hilo;
  • Kew;
  • Champaca;
  • Amritha;
  • MD-2.

Neste caso, plantas e frutos de diferentes variedades, que fazem parte do mesmo grupo, podem diferir dramaticamente entre si. Por exemplo, abacaxi Champaka, que produz comestíveis, mas verdadeiramente anão, é cultivado como uma planta de casa. Uma variedade de abacaxis Kew são gigantes pesando de 4 a 10 kg, que crescem apenas nas plantações.

Abacaxi ChampakaEntre as variedades deste vasto grupo podem ser identificados abacaxis Amritha com folhas pontiagudas espinhosas e cilíndricas, afinando para a fruta Donets pesando de 1,5 a 2 kg. A partir do momento do plantio até a floração da planta deste tipo de abacaxi leva de 13 a 15 meses. A variedade distingue-se pela formação de uma pequena roseta compacta no topo da fruta. Frutas exóticas se abacaxis em uma forma imatura têm uma cor verde uniforme, que muda para amarelo quando a fruta está pronta para o corte.

A espessura da casca atinge 6 mm, e a carne amarelo pálido abaixo dela é densa, crocante, sem fibras perceptíveis. Abacaxis da variedade Amritha distinguem-se pela baixa acidez e aroma rico.

Quase 50% do mercado mundial de abacaxi, chegando às prateleiras em sua forma fresca, pertence ao MD-2, que de acordo com especialistas é legitimamente considerado o padrão para o mercado internacional.

Grau de abacaxi MD-2O cultivo da variedade de abacaxi na América Central e do Sul começou em 1996, e durante esse período as plantas mostraram que podiam produzir frutos de maneira estável. Frutas de alta qualidade possuem:

  • alto teor de açúcar;
  • uma forma mesmo cilíndrica;
  • baixo teor de ácidos;
  • o peso médio é de 1,5 a 2 kg.

Os frutos MD-2 são alocados com uma vida útil muito longa de até 30 dias, o que possibilita transportar frutas exóticas de abacaxi sem perda de qualidade por longas distâncias.

Grau de abacaxiE ainda a planta não pode ser chamada ideal. MD-2 é mais do que um tipo de abacaxi Kew, sensível a podridão e phytophthora.

Grupo de variedades de abacaxi “espanhol”

Grupo de variedades de abacaxi O segundo grupo de variedades de abacaxi é chamado de “espanhol”. Os abacaxis vermelhos espanhóis são cultivados ativamente nos países da América Central. As principais culturas são obtidas em Porto Rico. Normalmente, essas frutas, exportadas principalmente, pesam de 1 a 2 kg. Sob pele avermelhada forte, e através do qual o grupo é chamado mentiras pálido polpa amarela ou quase branco e um aroma suave bastante fibroso em comparação com a estrutura variedades caiena. Em um corte, o abacaxi espanhol parece quase quadrado.

O grupo espanhol inclui variedades:

  • Pina blanca;
  • Espanhol vermelho;
  • Cabezona;
  • Canning;
  • Valera Amarilla Roja;

As plantas destas e de outras variedades, classificadas no grupo, estão satisfeitas com frutas que pesam de 1 a 10 kg, e estas são predominantemente abacaxis que têm sabor ligeiramente inferior às variedades de sobremesas. Isto é expresso em uma carne mais dura e um menor teor de açúcar.

Related  Nós decoramos nosso jardim com clematis, tendo estudado as regras de plantar e cuidar de plantas

O grupo Queen também inclui muitas variedades dignas de abacaxi, por exemplo:

  • Rainha Natal;
  • Macgregor;
  • Z-Queen.

Abacaxis dessas variedades podem ser reconhecidos pela cor esverdeada da casca. A roseta consiste em pequenas, decoradas com bordas de folhas. O peso de tal fruta, em média, não excede 1,5 kg, e a carne atinge uma cor amarela brilhante.

Os gourmets observam que, comparando abacaxis africanos e sul-americanos, é difícil dar preferência a uma ou outra fruta. Isto é devido à falta de gosto. Os abacaxis da África do Sul não são tão doces, mas sua acidez é menor do que a das variedades originárias do continente americano. As melhores variedades de anastasis de Natal Queen com uma carne de sobremesa quase laranja são cultivadas na África do Sul.

Grupo de abacaxi de grão grande «Abacaxi»

Grupo de abacaxi de grão grande «Abacaxi»Sob um único nome de grupo, Abacaxi, as variedades são combinadas, com uma polpa suculenta clara ou quase branca, que não tem sinais de lignificação. As variedades mais famosas são:

  • Pão de Açúcar Kona;
  • Jamaica Negra;

A maior parte das plantações de abacaxi do Pão de Açúcar é no México e na Venezuela. Os frutos são caracterizados por baixo teor de acidez, alta suculência e doçura. O peso desse abacaxi pode variar de 1 a 2,7 kg.

Além desses grupos e variedades, há muitos outros que são de importância regional. Por exemplo, na Austrália, por 150 anos, realizou seu próprio trabalho de criação, baseado em experimentos iniciados no século XIX, na Inglaterra. Hoje, um grupo varietal original é cultivado aqui, cujos frutos estão em demanda no território do país.

Uma variedade de abacaxis pernambucanos de origem brasileira também é conhecida. Apesar do fato de que tais abacaxis não são bem conservados, eles são procurados devido ao alto teor de açúcar e à excelente qualidade dos frutos não grandes.

Na Ásia, as variedades comuns de selecção locais, que incluem abacaxi tailandês Tard Sri Thong e Sriracha, variedade Mauritius da Índia, bem como extremamente popular bebê abacaxi anão, caracterizados por uma carne suculenta e muito doce homogênea.

Variedade de ananás de PernambucoMini Abacaxi ou Bebê forma frutos com uma altura de apenas 10-15 cm O diâmetro de um tal migalha é de cerca de 10 cm, mas com um tamanho modesto, o sabor de uma fruta em miniatura não é inferior a um grande. Neste caso, o abacaxi tem uma carne macia, perfumada e doce que não tem inclusões duras, como todas as frutas de tamanhos padrão.

Ananas comosus var. comosus não é a única subespécie que traz frutos comestíveis. Embora outras variedades de abacaxi não pode ser comparado com abacaxi para doçura e tamanho do fruto, as plantas são cultivadas e a demanda por refrigerantes, fibras e plantas como ornamentais e de interior.

Related  Composição única de sementes de damasco, seus benefícios e danos ao corpo humano

Primeiro de tudo, nesta capacidade são as seguintes variedades de Ananas comosus:

  • Ananassoides;
  • Erectifolius;
  • Parguazensis;
  • Bracteatus

Ananas comosus var. bracteatus

Ananas comosus var. bracteatusA subespécie, também conhecida como abacaxi vermelho, é uma planta aborígene da América do Sul. Ainda hoje, espécimes silvestres dessa variedade podem ser encontrados no Brasil e na Bolívia, Argentina, Paraguai e Equador.

Plantas com uma altura de cerca de um metro distinguem-se por uma cor brilhante, combinando bandas de flores verdes quase brancas e densas. As folhas são adornadas com espinhos afiados ao longo da borda. Se o abacaxi dessa subespécie é cultivado em um lugar bem iluminado, então os tons rosa predominam na cor de suas rosetas e frutos. É graças a esse recurso que a usina recebeu esse nome.

Abacaxi vermelhoA floração do abacaxi vermelho praticamente não difere da de outras subespécies de Ananas comosus. E a fertilidade das plantas é muito maior que a do abacaxi.

Devido ao tipo incomum de folhagem e ao brilho de toda a planta, Ananas bracteatus é um abacaxi decorativo cultivado para pequenas frutas vermelhas. No jardim, as plantas podem ser usadas como sebe ou em canteiros de flores, e na casa um abacaxi vermelho vai decorar qualquer interior.

Ananas comosus var. ananassoides

Ananas comosus var. ananassoidesAbacaxis desta variedade também são nativos da América do Sul, nomeadamente Brasil, Paraguai e Venezuela. Nas regiões tropicais e no leste dos Andes, plantas de 90 a 100 cm de altura são freqüentemente encontradas em condições de savana onde há falta de umidade, e em florestas úmidas sombreadas ao longo dos leitos dos rios na Guiana e Costa Rica.

Esta subespécie de abacaxi silvestre é difundida, e seus frutos anões atraem a atenção de jardineiros e amantes de plantações para a planta. Uma característica distintiva do abacaxi decorativo é a ausência quase completa do caule, folhas duras e pontiagudas, de 90 a 240 cm de comprimento e inflorescências avermelhadas de 15 centímetros.

Os frutos deste abacaxi da América do Sul também podem ser globulares. Mas mais frequentemente em pedúnculos flexíveis finos alongados cópula cilíndrica é formada. A carne dentro é branca ou amarelada, fibrosa, doce com pequenas sementes marrons.

Abacaxis decorativos de variedades erectifolius e parguazensis

Abacaxis decorativos de variedades erectifolius e parguazensisUma grande variedade de abacaxis, como outros representantes do gênero, é nativa da América do Sul e é encontrada em vários países da região. Embora o valor comercial de mini abacaxis, amadurecendo em fábricas, não tenha, a cultura cultiva-se ativamente em jardins e em premissas.

Existem várias variedades de abacaxi desta subespécie, a mais popular das quais é representada na foto “Chocolate”.

Abacaxi Subespécie de abacaxi de parguazensis não ocorre com muita freqüência. A maior parte da população selvagem está na Colômbia, no norte do Brasil e na Venezuela, na Guiana, e a planta é encontrada na Guiana Francesa. Um traço característico da planta pode ser considerado folhas denteadas e sultões poderosos em minúsculos ornamentos de abacaxi decorativo.

Floração e crescimento de abacaxi em casa – video