Entre as frutas tropicais, os abacaxis ocupam o terceiro lugar em termos de volume crescente. Nos países do cinturão tropical, o cultivo de abacaxi torna-se um dos mais importantes artigos da agricultura. Então, literalmente, em todo o mundo você pode encontrar plantações onde crescem abacaxis, na natureza você pode ver frutas doces familiares nas prateleiras das lojas é improvável que funcione.
O fato é que todos os abacaxis destinados ao consumo humano pertencem ao Ananas comosus var. comosus, que hoje consiste em várias dezenas de variedades e híbridos cultivados. Na natureza, as plantas de abacaxi desta subespécie não são encontradas. Além da variedade de comosus, a espécie Ananas Comosus é representada em mais quatro variantes: Ananassoides, Erectifolius, Parguazensis e Bracteatus. Todos os representantes das espécies possuem características comuns e pertencem à família das bromélias nas regiões tropicais da América do Sul.
Mesmo na era pré-colombiana, a população local cresceu e usou abacaxis. E no caso não era apenas fruto comestível, mas também folhas duras e caules de plantas de abacaxi, dos quais receberam fibra forte para roupas, cordas, tapetes e redes de pesca.
Como é essa planta interessante e o que a conhecida fruta tropical do abacaxi representa bem?
Descrição botânica da planta de abacaxi
Quando você vê na natureza ou na plantação de uma planta de abacaxi, você pode pensar que toda a umidade extraída pelas raízes dá à fruta suculenta. Uma planta perene, cujo hábitat habitual é uma planície quente, mas bastante seca, parece extremamente dura e espinhosa. A altura do abacaxi, dependendo da variedade e das condições de crescimento, pode atingir de 0,6 a 1,5 metro. Stalk curto, densamente coberto com folhagem dura e alongada.
plantas de roseta mediana é formada de 30 ou mais de carne, que tem uma forma cónica côncava comprimento da folha de 20 a 100 cm. Curiosamente, em engrossa com o aumento da haste folhagem é em espiral. Algumas variedades e subespécies de abacaxi ao longo da borda das folhas podem ver espinhos curvos.
Há subespécies com folhas uniformemente coloridas, assim como variedades variadas. Mas em todos os representantes do gênero, a folhagem é coberta com uma espessa camada de cera, o que a torna quase cinza ou cinza.
Como o abacaxi floresce?
Poucas das pessoas que estão acostumadas a comer uma fruta tropical, representam como o abacaxi floresce. No entanto, é interessante não apenas como é a flor, mas como as plantas de abacaxi são preparadas para a floração em plantações industriais.
Normalmente a cultura da flor está pronta em 12-20 meses após o plantio. Como a formação do pedúnculo nessa espécie pode ser significativamente prolongada, alguns truques são usados para obter uma colheita amigável nas plantações onde crescem os abacaxis. Plantas, ou várias vezes fumigadas com fumaça, ou, que ocorre com muito mais frequência, são tratadas com acetileno. Tal medida estimula as plantas a formar botões florais, e depois de alguns meses você pode ver como a parte superior do caule se alonga e a inflorescência aparece nela.
O comprimento da inflorescência do abacaxi é de 7 a 15 centímetros. Neste caso, inclui de 100 a 200 pequenas flores dispostas em espiral, densamente assentadas no caule e rodeadas por uma bráctea.
Colorir a corola pode ser, dependendo da variedade, diferentes tons de carmesim, lilás ou roxo.
Desde a formação de sementes que ocorre quando a polinização cruzada, de acordo com os produtores de frutas tropicais do abacaxi e sua qualidade tem um impacto negativo, a plantação florescendo proteger fortemente. Para esta inflorescência coberta com tampas, e no Havaí, onde os polinizadores da cultura são beija-flores, a plantação deve ser estritamente protegida desses pequenos pássaros.
No caule, as flores e os frutos individuais das plantas de abacaxi são organizados de acordo com a seqüência dos números de Fibonacci, formando duas espirais interconectadas.
Assim que os ovários são formados, e seu crescimento começa, as bagas individuais se fundem, de modo que, como resultado, um fruto aparece nas prateleiras com um único núcleo suculento e uma densa pele espinhosa.
Devido ao fato de que praticamente não há sementes nas variedades cultivadas, a propagação é realizada exclusivamente de forma vegetativa. Após colheita das plantas de anans antigos retirados e plantadas em seu lugar novos obtidos a partir das ramificações laterais, produzida em abundância nas axilas das folhas e da raiz. Como resultado, a propriedade varietal das plantas é mantida e seu cultivo é acelerado.
É óbvio que a moderna tecnologia de cultivo não era conhecida na era pré-colombiana, nem depois, quando os primeiros europeus apareceram na região sul-americana. Qual é a origem do abacaxi? Quando, por quem e onde o abacaxi foi descoberto pela primeira vez?
História da descoberta e origem do abacaxi
De acordo com a visão de hoje dos cientistas, o berço do abacaxi pode ser considerado um distrito que se estende do sul do Brasil ao Paraguai.
As plantas mais próximas da espécie moderna Ananas comosus no início do século passado foram encontradas no vale do rio Paraná.
É óbvio que nessas regiões as tribos locais, que aprenderam a comer caules suculentos, abacaxi espalhou para a maior parte da América do Sul até o Caribe e América Central. Sabe-se que as plantas de abacaxi foram cultivadas pelas tribos asteca e maia. Abertura de abacaxi europeus frutas tropicais ocorreu em 1493, quando Colombo viu interessantes plantas na ilha de Guadalupe. Com a mão leve de um marinheiro, o abacaxi era chamado de “Pina de Indes”.
Se os espanhóis encontraram abacaxis no Havaí, os portugueses não encontraram plantas menos afetadas no Brasil. E somente depois de várias décadas o primeiro plantio de abacaxis apareceu nas colônias indianas e africanas. A fruta tropical em rápido crescimento manteve o nome derivado dos nativos sul-americanos, porque “nanas” na língua dos índios tupis significa “uma fruta magnífica”. O prefixo comosus, isto é, com crista, apareceu em 1555.
Cultivo de abacaxi: frutas tropicais na Europa
Como frutas tropicais exóticas, os abacaxis rapidamente ganharam popularidade na Europa. Mas sua entrega de colônias ultramarinas para os estados da Europa não era apenas cara, mas também extremamente longa. Durante a viagem marítima, a maior parte da fruta estava irremediavelmente estragada. Portanto, em 1658 a primeira fruta européia foi cultivada, e em 1723 na Chelsea inglesa foi construída uma enorme estufa, destinada exclusivamente a essa cultura tropical.
Os abacaxis tornaram-se tão populares e elegantes que suas imagens apareceram em retratos da realeza, e os governantes desejaram que em seus pertences eles cultivassem seus próprios “solavancos” estranhos. Por exemplo, um retrato com um abacaxi do rei Henry II é conhecido, em 1733 na mesa de Louis XV apareceu abacaxi de sua própria estufa em Versalhes. E Catarina II, até sua morte, recebeu frutos de suas fazendas de Petersburgo.
Mas, apesar do fato de que o abacaxi não cresceu na natureza, mas já na Europa, eles não se tornaram mais baratos e acessíveis. Para obter uma fruta preciosa, era preciso esperar pelo menos dois anos, e a manutenção de estufas e o cultivo de culturas caprichosas era caro. Portanto, os abacaxis eram considerados um símbolo de luxo e, nos jantares, muitas vezes não eram comidos, mas usados como enfeites e provas de riqueza. O mesmo fruto foi usado para decorar a mesa muitas vezes, até apodrecer.
Imagens estilizadas de abacaxi, frutas tropicais para os ricos, são cada vez mais usadas para decorar interiores e roupas. Na segunda metade do século 18, no âmbito do quarto conde de Dunmore, John Murray, está envolvida no cultivo de abacaxi para a aristocracia Inglês, apareceu estufa, atração de que foi um enorme fantasia de pedra abacaxi altura de 14 metros em forma de cúpula.
Mas nem a construção de estufas nem o desenvolvimento da indústria poderiam fazer com que o cultivo de frutas tropicais na Europa fosse massivo. Fazer isso sempre que os abacaxis crescem na natureza se mostrou mais rápido e lucrativo.
Na virada do século 20, grandes fazendas industriais desse tipo apareceram no Havaí, depois as plantações foram desmanteladas em muitos países da América do Sul, África e na região asiática. Fabricantes empreendedores estabeleceram não apenas a entrega de frutas em navios a vapor, mas também dominaram a produção de frutas enlatadas. Do item de luxo, o abacaxi se tornou um produto acessível e barato.
Ao longo dos séculos desde a abertura do fruto do século, não só o seu valor mudou, mas também a aparência. Se os abacaxis silvestres na natureza formam uma pitada com um peso de 200 a 700 gramas, então as cultivares agradam aos consumidores com abacaxi a 2-3 kg de peso. Ao mesmo tempo, a carne nas frutas tornou-se incomparavelmente mais doce.