Bergenia, como a planta é chamada na classificação oficial, vive na natureza no sopé do Cazaquistão e da Mongólia, no Altai e na China. No entanto, a cultura é mais conhecida pelos jardineiros como um boodle, fotos de variedades e espécies que são sempre atingidas pelos mais delicados tons de rosa, branco, flores lilás e a exuberância das folhas reunidas em exuberantes rosetas basais.
Planta eficaz e despretensiosa, que foi introduzida pela primeira vez na cultura no século XVIII, ainda não é muito estragada pelos criadores. Algumas das variedades existentes são derivadas com base em espécimes selvagens das espécies mais estudadas – balan de folhas grossas. E a maior parte das plantas cultivadas são híbridos com cores maiores do que flores de cores diferentes na natureza, assim como espécimes com folhas variegadas e roxas.
No total, os botânicos descobriram e estudaram 10 tipos de raiz-forte ou bergenia, e é improvável que muitas espécies sejam vistas no jardim. São endemias que ocorrem em áreas muito pequenas e plantas raras incluídas nos Livros Vermelhos regionais e nacionais.
Botão de flores silvestres (V. crassifolia)
Fama folhosa generalizada de folha espessa foi obtida devido às propriedades medicinais das raízes e folhas, que são preparadas um caldo picante perfumado. Tradicional entre os povos de Altai e Mongólia, a bebida tonifica bem, resiste a infecções e inflamações. Graças a ele, o feijão foi chamado de “chá da Mongólia” e está incluído na lista de plantas medicinais.
O javali, na foto, pode ser visto no sopé do Altai e Sayans, no norte da Mongólia e na Transbaikalia. As cortinas desta fábrica animam as extensões de terrenos baldios no Cazaquistão e na República Popular da China.
Badan é uma herbácea perene. O sistema subterrâneo da planta consiste em grosso, localizado na superfície dos rizomas do solo, dando origem a rebentos curtos e densamente folhosos e pedúnculos com densas inflorescências paniculares.
Como você pode ver na foto das cores do capô, a corola em forma de sino pode ser pintada em todos os tons de branco, rosa, roxo e roxo.
Rosetas foliares de grandes folhas obovadas não morrem nem no inverno, então os verdes aparecem literalmente debaixo da neve, com os primeiros raios do sol da primavera. Placas de folhas suaves da pele durante a estação de crescimento têm uma cor verde brilhante e, mais perto do outono, são pintadas em tons de vermelho e roxo.
Lareira de Badan (V. cordifolia)
Desde a segunda metade do século XVIII, o cerne foi cultivado em cultura. Anteriormente, esta espécie era considerada independente, mas agora os botânicos a reconhecem como uma variedade estabelecida de panadic medicamentoso.
Plantas densas, em forma de folhas semelhantes a coração e flores lilás-rosadas durante o amadurecimento das sementes, atingem 40 centímetros de altura.
Este tipo de capuz tem variedades, como na foto, com flores muito claras ou completamente brancas com um diâmetro de 1 a 1,5 cm.
Badan Schmidt (V. x schmidtii ou B. stracheyi var. Schmidtii)
Capuzes híbridos de polinização cruzada de plantas de diferentes espécies foram obtidos primeiramente no século XIX. Um exemplo de tal cultura é a bonança de Schmidt, que absorveu as características do Badan de folhas grossas e ciliado.
Esta planta é fácil de distinguir de outras variedades de folhas brilhantes com bordas irregulares. Placas de folha densa permanecem sob a neve. Na primavera, quando os brotos de flores aparecem acima deles, o crescimento da folhagem é suspenso, mas é retomado com o murchamento das inflorescências e a formação das caixas seminais.
Flores brancas, lilás ou rosa com um diâmetro de até 5 mm, abertas de maio a julho ou agosto. No outono, as sementes estão amadurecendo, que podem ser semeadas imediatamente para obter mudas de primavera.
Coentro Badan (V. ciliata)
Espécies à prova de gelo de badan são os habitantes indígenas do Himalaia e do Tibete, onde as plantas preferem se instalar em montes arborizados e em bordas pedregosas. Segundo a descrição, a banana prefere cantos sombreados e a proximidade da água.
Do outro de seus irmãos, com exceção do linho de cana, esta planta se distingue pela presença de cílios ou cochilos na base de placas de folhas. As flores desta espécie de bergenia são rosa claro ou branco, com uma xícara quase roxa brilhante.
Descrições e fotos de graus de uma capa de híbrido
Criando, como na foto, variedades e tipos de badana, os criadores dão aos donos da dacha a oportunidade:
- mais tempo para admirar o florescimento dessas plantas;
- regozije-se em flores maiores;
- Não tenha medo de que o plantio sofra de geada;
- pintar os canteiros de flores em todos os tons de rosa e roxo, branco e vermelho.
Muitas variedades de bergenia são o resultado do trabalho de entusiastas alemães. Variedades de jardim de bonecas Abendgloken, ao contrário de espécimes selvagens, têm flores meio-mogno de ricos tons de rosa. Inflorescências incomuns se desenrolam em hastes roxas de até 40 cm de altura As folhas da variedade Abendglocken são decoradas com uma fina borda avermelhada no verão, e no outono elas são quase completamente coloridas em tons roxos.
O híbrido de Badan da série Dragonfly se destaca com uma flor exuberante. As imagens de Angel Kiss na foto mostram folhas densa ovaladas e inflorescências racemosas de branco com delicadas flores cor-de-rosa.
Badan Abendglut tem flores roxas brilhantes que podem ser simples ou semi-duplas. As folhas da variedade Abendglut têm uma cor verde na estação quente e, no outono, adquirem tons de tijolo avermelhado. A planta é compacta e a uma altura de até 30 cm é excelente para o plantio em meio-fio e corrediças alpinas.
Embora as flores do jardim Badan da variedade Pink Dragonfly não tenham mais de 1,5 cm de diâmetro, elas são incrivelmente atraentes devido à forma semi-dupla e uma cor rosa suave.
A altura do pedúnculo do Bressingham White híbrido é de 30 cm Os primeiros brotos brancos abrem mais cedo quando o broto da flor ainda está em um nível de verde brilhante com bordas vermelhas da folhagem.
De acordo com a descrição do Baden Morgenrote, esta variedade tem flores rosa-choque com um núcleo avermelhado. A peculiaridade da planta é que a inflorescência racemosa pode aparecer não só na primavera, mas também mais perto do outono.
Altas notas e tipos de badana, como na foto com exuberantes inflorescências racemosas, são usadas com sucesso não apenas para decorar o jardim, mas também para cortar. Um exemplo de tal planta é a variedade Glockenturm, cuja flor resulta em uma dissolução total de 50 cm.
Outro tipo de jardim bassan para buquês de primavera é Silberlicht bergenia até 40 cm de altura com flores rosa e brancas macias em inflorescências racemosas.
O nome do grau de Bergenia ou Baden Scheekoenigin do alemão é traduzido como “Snow Queen”. A planta de até 50 cm de altura corresponde ao seu nome e encanta com flores brancas, tornando-se gradualmente rosa para completar a dissolução. Pedúnculos púrpuro-verdes poderosos toleram bem o corte e as inflorescências não perdem a decoração.